Gente da PUC

Gente da PUC - 02 mar 2020

#PÓSPUCPR: Análise comportamental transformando a educação

Stefanny descobriu novas possibilidades de atuação e como usar seu trabalho para ajudar os colegas professores

Trabalhar na Assistência Social da Prefeitura de Entre Rios do Oeste (PR) foi só o começo para a psicóloga Stefanny Louise. Hoje com 26 anos, a profissional graduada pela PUCPR Toledo trilha seus caminhos dentro da análise de comportamento e pensa até em montar um instituto de pesquisa e tornar-se professora.

Stefanny cursou a Pós-Graduação em Análise Comportamental Clínica na PUCPR e descobriu novas formas de atuar e de colaborar com o trabalho dos colegas.

As coisas aconteceram rápido para Stefanny após a formatura: cinco meses depois de começar a atuar na Rede de Proteção da Criança e do Adolescente na Prefeitura, a jovem ingressou no mestrado na área de desenvolvimento infantil. Logo após, realizou a Pós-Graduação em Análise Comportamental Clínica na PUCPR de Toledo, o que iluminou novos caminhos para a atuação profissional da jovem psicóloga.

“Quando fazemos graduação temos um estágio clínico, mas nem sempre conseguimos aprofundar muito. A Pós contribuiu para que eu pudesse entender mais profundamente a clínica aplicada e pensar em estratégias melhores para casos mais graves”, conta a estudante. Hoje, Stefanny atua com psicologia escolar no departamento de educação especial em Guaíra, além de fazer atendimento clínico.

“Aprendi uma possibilidade de atuação mais ampla do que só fazer atendimentos fechados em uma salinha”, constata.

Porém, para isso, Stefanny precisou analisar as diferentes possibilidades de curso e universidade. O quadro de professores da Pós-Graduação em Análise Comportamental Clínica na PUCPR fez diferença na hora de decidir onde estudar. “Pesquisei antes e vi que são profissionais muito qualificados”, conta ela. Outro fator decisivo para a psicóloga foi o incentivo em forma de desconto que obteve por ter feito sua graduação na PUCPR.

Os ensinamentos da Pós-Graduação permitiram à Stefanny compartilhar os conhecimentos com os colegas professores, instruindo-os a fazer a análise comportamental dos estudantes, já que questões como o desenvolvimento emocional afetam diretamente a aprendizagem. “Essa nova perspectiva  pode levar a mudanças nos métodos educacionais em sala de aula, pois reduz as dificuldades dos alunos para aprender”, explica a psicóloga.

Conforme se aprofunda na área de análise comportamental, Stefanny começa a pensar em novas possibilidades de trabalho. Hoje, ela considera estudar temas da área educacional para aplicar tecnologia à prevenção e gestão de problemas de comportamento, trazendo novos métodos para a região onde vive. Além disso, planeja ampliar a clínica em que trabalha e transformá-la em um instituto, aliando pesquisa e atuação com pais e professores. “A ideia é divulgar a ciência como uma forma de melhorara vida das pessoas”, explica. “A análise do comportamento é pensada pra resolver problemas humanos, pode influenciar até mesmo em políticas públicas. São evidências científicas aplicadas para melhorar desde o aprendizado da criança até realizar mudanças culturais”, explica Stefanny.

A PUCPR oferece múltiplos caminhos para seu desenvolvimento profissional. São mais de 200 cursos de Especialização em diversas áreas do conhecimento com o corpo docente, estrutura e métodos de ensino de uma Universidade que é expoente em inovação no Paraná.