Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 30 jun 2021

Estação meteorológica da PUCPR em Toledo auxilia produtores rurais do Oeste do estado

Equipamento ajuda agricultores na tomada de decisões quando o assunto é a lavoura

Ter o máximo possível de previsibilidade sobre o clima é tudo o que o produtor rural deseja para antecipar suas ações no campo, evitando perdas e garantindo a produtividade. Nesse contexto, a Estação Meteorológica instalada no Câmpus de Toledo da PUCPR é grande aliada dos agricultores da região.

Responsável pela estação, o professor Alexandre Luis Müller, do curso de Agronomia da PUCPR, explica que o equipamento, que faz a leitura das condições climáticas, está instalado a 1,5 metro do solo, livre de barreira.

“Esse equipamento fornece dados dos níveis de precipitações, temperaturas máxima e mínima – inclusive do solo –, velocidade mínima e máxima dos ventos e sua direção, além do índice de umidade relativa do ar. Essas informações são coletadas de hora em hora e diariamente é emitido um relatório que fica à disposição de toda a comunidade para consulta. Nosso objetivo é fazer com que as informações mais precisas e relevantes possam ajudar o agricultor na tomada de decisão quando o assunto é a lavoura”, comenta Müller.

Nesse processo, diz o professor, o acadêmico de Agronomia desempenha um papel fundamental, já que os futuros agrônomos da PUCPR são os responsáveis por interpretar os dados coletados no equipamento, sob a supervisão do docente, e traçar um planejamento ideal para o produtor rural. Para o estudante, ter acesso às informações de uma estação meteorológica é um acréscimo valioso à formação.

Planejamento

Müller também destaca que o equipamento, que registra os fenômenos naturais, contribui com informações importantes para a cadeia produtiva. Isso porque quando são avaliadas as condições de chuvas e de seca, umidade do ar e alerta de geada – emitido via Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) –, ou quando a realidade do solo é pontuada, os pesquisadores estão colaborando para que o produtor rural decida se há condições favoráveis de clima para fazer a semeadura.

“O planejamento deve ser a base de toda propriedade rural que deseja manter alta a produtividade. Dentro desse planejamento, os agricultores podem contar com as informações precisas da Estação Meteorológica da PUCPR, que trazem economia de tempo e de dinheiro. Com acesso aos dados, afinal, o produtor consegue antecipar ou reprogramar o manejo cultural”, diz o pesquisador.

Com as informações, o agricultor também pode verificar se há fatores agravantes para o surgimento de alguma doença, sendo que esse estudo detalhado vai gerar reflexos em toda a cadeia do agronegócio.

Quem deseja ter acesso aos relatórios da Estação Meteorológica da PUCPR em Toledo deve entrar em contato pelo telefone (45) 99966-2072 ou pelo e-mail [email protected].