Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 01 jun 2021

Crescimento da tecnologia no agronegócio demanda profissionais cada vez mais multidisciplinares

Para atuar no ramo, conhecimento técnico precisa vir aliado a capacidades de gestão e visão sistêmica, diz professora

Enquanto a pandemia derrubou o faturamento de diversos setores da economia, o agronegócio foi um dos poucos a aumentar sua receita em 2020. Segundo relatório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio cresceu em 24% no ano passado, quebrando recordes. Essa expansão de mercado vem aliada ao emprego cada vez maior de tecnologia e inovação e, para lidar com mudanças tão rápidas, os profissionais da área precisam desenvolver mais do que apenas habilidades técnicas agroindustriais.

Fernanda Butarelli, coordenadora do bacharelado de Gestão Integrada de Agronegócios da PUCPR Toledo, explica que a visão sistêmica é uma das competências mais requisitadas pelas grandes empresas do ramo. “Agora, é necessário aliar a parte técnica com soft skills e conhecimento sobre tecnologia no agronegócio. Os profissionais precisam fazer essa ligação da empresa com ecossistemas de inovação e trazer soluções”, avalia.

Universidade aliada ao mercado

A coordenadora comenta que, especialmente na região oeste do Paraná, onde fica o Câmpus Toledo, o agronegócio está em um processo de expansão, tornando-se representativo mundialmente. Para suprir as demandas de mercado que surgem com o crescimento, a PUCPR criou o bacharelado em Gestão Integrada de Agronegócios. “Aproveitando o relacionamento próximo que temos com a agroindústria regional, fizemos uma escuta ativa com o mercado para descobrir que tipo de profissional é requisitado. Com base nisso, construímos nossa grade curricular, e a aceitação do produto final foi muito boa”, explica Fernanda.

O bacharelado em Gestão Integrada de Agronegócios mescla disciplinas dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Produção e Administração com foco em agronegócio. Além disso, a grade é complementada com o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança, inovação e ética, possibilitando a formação de um profissional com visão abrangente, que faz gestão para além do conhecimento técnico.

O curso de Gestão Integrada de Agronegócios

O curso tem duração de três anos e é único em sua proposta 360 graus nesse tempo de formação. A coordenadora explica que, para aqueles que já possuem formação em algum dos cursos formadores do bacharelado, é possível equivaler disciplinas e finalizar em menor tempo. Já para aqueles que completarem o curso de GIA e quiserem o diploma em um dos cursos formadores, bastará cursar as disciplinas faltantes e realizar a dupla titulação em Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Produção ou Administração.

Além da proposta inovadora e alinhada ao mercado, o bacharelado em Gestão Integrada de Agronegócios também conta com uma infraestrutura diferenciada para realização das aulas. Além das parcerias da Universidade com agroindústrias da região, que recebem os estudantes para visitas e práticas, a PUCPR Toledo conta com uma fazenda-escola onde é possível exercitar conhecimentos e aprender fazendo.

Conheça o bacharelado em Gestão Integrada de Agronegócios da PUCPR