Câmpus Maringá

Câmpus Maringá - 12 maio 2021

Câmpus Maringá alinha grades curriculares e oferece atendimento individualizado para estudantes

Esforços buscam garantir melhor transição para o Câmpus Londrina em 2022

Com a PUCPR Câmpus Maringá em processo para tornar-se um super polo de ensino EAD a partir de 2022, os estudantes atualmente matriculados em modalidades presenciais estão passando por um processo de transferência para continuarem seus cursos no Câmpus Londrina. Para auxiliar na transição, colaboradores de ambas as cidades têm realizado uma série de iniciativas envolvendo estudantes.

Adequação de grades curriculares

Reafirmando o compromisso da Universidade com a qualidade do ensino, as coordenações e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) de cada curso ofertado pelo Câmpus Maringá estão em constante diálogo com as respectivas coordenações e NDEs de Londrina, para que o desenvolvimento acadêmico não seja prejudicado. No início do ano, foram realizadas adequações considerando as matrizes de ambos os Câmpus, para todos os períodos.

Disciplinas análogas foram equivalidas, visando o aproveitamento das horas para aqueles que já as cursaram em Maringá. Já as disciplinas que compõe apenas a grade londrinense e pertencem a períodos anteriores serão ofertadas para cada período em formato de eletivas, durante os dois semestres de 2021, para evitar pendências após a realização da transferência no ano que vem.

No curso de Psicologia do Câmpus Maringá, por exemplo, a disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho foi ofertada, no primeiro semestre, para estudantes do 5º período. Já para os estudantes de Direito, a disciplina de Direitos Humanos foi uma eletiva possível. No segundo semestre, os estudantes do 8º período poderão adiantar a realização do estágio e prática jurídica, que antes pertencia ao 9º período.

Para poderem cursar as eletivas e facilitar a transição no próximo ano, os estudantes devem ficar atentos ao período de ajustes acadêmicos para incluírem as disciplinas em suas grades.

Atendimento individual e personalizado

Reafirmando a educação por meio da presença significativa, o Câmpus Maringá também está oferecendo auxílio individual e personalizado para aqueles que estão desenvolvendo seus planos acadêmicos e logísticos para a transferência, desde a última semana de fevereiro. Os atendimentos são focados e exclusivos para as necessidades de cada um, pois na PUCPR cada estudante possui uma trajetória acadêmica única.

Logo na primeira semana de aula, a equipe do Campus Maringá (incluindo coordenadores, equipe de atendimento, até Direção) juntos de colaboradores do SEAP de Curitiba, fizeram escuta ativa em todas as turmas, como forma de acolhida. Toda a equipe de atendimento ao estudante foi mobilizada do trabalho remoto para o trabalho presencial no Câmpus, na medida do possível e respeitando os decretos devido à pandemia, com o objetivo de atender estudantes e familiares, tirando dúvidas, apoiando e acompanhando suas necessidades. Diversos atendimentos individuais e personalizados já foram realizados, assim como conversas e escutas com grupos específicos.

Além dos encaminhamentos acadêmicos, que buscam adaptar as grades curriculares, o Campus Maringá também fornece apoio psicopedagógico por meio do encaminhamento dos estudantes ao SEAP, serviço de apoio da PUCPR que atualmente está sendo atendido pela equipe do SEAP de Londrina buscando realizar a integração desde já. Para esclarecimentos sobre os passos da transferência e demais orientações sobre o processo, basta entrar em contato com a equipe do Campus Maringá.

Estudantes e familiares que sentirem necessidade também podem agendar horários com o Câmpus e serão encaminhados para a equipe responsável pelo atendimento.

Além dos atendimentos individualizados, o Campus Maringá adota uma prática de agenda mensal com estudantes, prezando pelo diálogo e transparência, reafirmando o espírito de família e visando construir relações baseadas na confiança e respeito. Assim, as coordenações de curso se reúnem mensalmente com representantes de turmas, buscando sempre trazer respostas às suas dúvidas. Para questões sobre a transferência, foi criada uma agenda mensal com a Direção do Câmpus e representantes estudantis para levantar dúvidas e necessidades específicas dos estudantes.

Para agendar seu atendimento, entre em contato com:
Administração: Vitor Koki da Costa Nogami <[email protected]>;
Direito: Fernanda Correa Pavesi Lara <[email protected]>;
Filosofia: Jose Aparecido Pereira <[email protected]>;
Psicologia: Audrey Ventura de Azevedo <[email protected]>

Ainda tem dúvidas sobre a transferência para o Câmpus Londrina? Saiba mais aqui.