Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 03 ago 2020

Universitários da PUCPR colam grau em cerimônia online

Cerimônia foi remodelada para garantir a formatura dos estudantes e manter a segurança da comunidade acadêmica

cerimônias online, formatura online, formatura 2020
Estudantes da Escola Politécnica durante a colação de grau.

Uso de máscara, distanciamento entre os colaboradores da Universidade, estudantes arrumados em suas casas e dividindo o espaço da tela de transmissão simultânea. Foi um cenário muito diferente do que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná estava acostumada em suas formaturas, sempre cheias de contato e abraços apertados. Porém, foi a adaptação necessária, por conta do momento histórico, para garantir que todos os estudantes pudessem se formar, mantendo a segurança da comunidade acadêmica.

Magnífico Reitor em seu discurso durante a formatura.

As cerimônias de colação grau ocorreram online, transmitidas ao vivo pelo canal da PUCPR no Youtube, do dia 24 ao dia 31 de julho, separadas por escola e câmpus. A distância, estiveram presentes o Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor Waldemiro Gremski, a Pró-Reitora e Graduação, professora Renata Iani Werneck e o Vice-Reitor Provincial do Grupo Marista e Pró-Reitor de Missão Identidade e Extensão da PUCPR, Rogério Mateucci. Nas suas falas, o Reitor fez questão de salientar e importância e alegria que o momento representa, inclusive para a Universidade: “apesar de todas as limitações que o momento nos exige e da distância física que nos separa, este dia não deixa de ser grande. Um dia de festa para a PUCPR e para todos vocês, formandos, familiares e amigos”.

No dia 24 de julho foi a vez dos estudantes do Câmpus Londrina colarem grau. A Oradora, Larisa Laura Fugimoto, fez questão de destacar que, ainda que tenham concluído o semestre de forma remota, os estudantes devem se orgulhar de sua formação. “Isso não nos desmerece. Muito pelo contrário, mostra que somos capazes de nos reinventarmos e adaptarmos adversidades impostas pela vida”, defendeu em seu discurso.

cerimônias online, formatura online, formatura 2020
Formandos da Escola de Belas Artes.

No dia 25 de julho, foi realizada a missa em celebração aos graduandos, em que foi reforçada a necessidade de que eles sejam luz e utilizem seus conhecimentos em prol da sociedade. No dia 27, colaram grau os estudantes da Escola de Belas Artes. No dia 28, formaram-se os universitários da Escola de Ciências da Vida.

Já no dia 29, foi a vez de outorgar grau aos bacharéis em Direito. Os estudantes das Escolas de Educação e Humanidades e da Escola de Negócios receberam os títulos de bacharel no dia 30. Na última cerimônia de formatura, no dia 31, foi a vez dos estudantes da Escola Politécnica da PUCPR colarem grau.

Durante as cerimônias, também foram anunciados os laureados com o Prêmio Marcelino Champagnat, por melhor desempenho acadêmico em seus cursos, o que permite a eles bolsas de estudo em cursos de especialização, mestrado e doutorado.