Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 27 out 2021

PUCPR Londrina realiza mutirão contra o câncer no Outubro Rosa

A iniciativa dos estudantes de Medicina realizou exames preventivos e ações de rastreio para câncer de mama e de colo de útero

outubro-rosa-exames-preventivos-mutirao-cancer-de-mama

No último sábado, dia 16 de outubro, pelo menos 50 pacientes do SUS saíram da fila de espera para o preventivo anual de saúde da mulher. A iniciativa foi dos estudantes do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina por meio da Liga da Ginecologia e Obstetrícia e da Liga de Oncologia e o Ambulatório Acadêmico. Os exames foram realizados em um mutirão voluntário atendendo às pacientes encaminhadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).

“Nessa campanha foram 50 vagas, 25 para os municípios da região e outras 25 para as mulheres de Londrina. Elas passaram por uma avaliação médica e orientações sobre o câncer de mama: a importância do diagnóstico precoce, do autoexame e dos exames necessários conforme a idade. O mesmo com a prevenção de câncer de colo de útero que inclui a coleta do exame papanicolau e exame das mamas. Os exames serão analisados e custeados pela Prefeitura e o ambulatório garante o retorno dessas mulheres para orientações de acordo com os resultados. Teremos um novo mutirão para resultado dos exames de Preventivos e Mamas.

As Unidades Básicas de Saúde do município tiveram um atraso no cronograma dos exames preventivos em razão das urgências da pandemia de Covid-19, por isso o acesso das mulheres aos exames foi prejudicado. Com apoio dos professores e de todos os profissionais do ambulatório que trabalharam voluntariamente no sábado, os estudantes conseguiram acelerar a fila de espera. “Outubro é o mês de conscientização de câncer de mama, o tipo de câncer mais incidente nas mulheres, excetuando o de pele, previsão de 60 mil casos em 2021 e de 18 mil mulheres perdem a vida por causa do câncer de mama, com maior mortalidade seguido pelo câncer de colo de útero. Os dois tipos têm melhor prognóstico se detectados precocemente, então nós procuramos oferecer a coleta de preventivo e realizar essas ações de conscientização”, explica a estudante Kauane Bianca Belém Machado.

A professora de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina, Silvia Farges, destaca que o câncer de colo de útero pode nunca se desenvolver se for detectado na primeira etapa. “É uma doença 100% prevenível. Antes de evoluir para a doença, o organismo manifesta uma lesão pré-cancerígena que é detectada no exame. Essa lesão é tratada e essa mulher não terá câncer de colo de útero. O de mama, por sua vez, tem um alto índice de cura com diagnóstico precoce, daí a importância de fazer os exames periódicos”, reforça a médica.