Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 11 nov 2021

PUCPR Londrina promove mutirão para coleta de lixo eletrônico

Universidade é Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de e-lixo desde o ano passado

e-lixo-londrina-pucpr

Na sexta-feira, dia 12 de novembro, a PUCPR Câmpus Londrina promove o segundo mutirão para recebimento de lixo eletrônico, o e-lixo. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de e-lixo – destes, menos de 3% foram reciclados e uma das razões é que as pessoas desconhecem os pontos de coleta.

A Universidade é um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Zona Oeste de Londrina desde 2020 e promove um mutirão a cada dois meses para incentivar a comunidade a fazer o descarte correto do material. Nesta sexta (12), os voluntários da PUCPR Londrina recebem o lixo eletrônico no sistema drive-thru, das 9h às 17h, no estacionamento da Universidade. Quem não puder ir nesse dia, também pode levar o resíduo em outras datas, em horário comercial.

Para grandes volumes ou quantidades, é necessário realizar agendamento no Departamento de Identidade da PUCPR. Todo o material coletado será encaminhado para uma ONG de Londrina habilitada a realizar de forma correta a reciclagem do e-lixo.

Lixo eletrônico

Uma pesquisa divulgada em setembro (Radar/Green Eletron) mostrou que pelo menos 33% dos mais de 2 mil entrevistados acreditam que lixo eletrônico se refere a lixo digital (spam, e-mails, fotos ou arquivos). E entre os que responderam saber do que se trata, 51%, não sabiam que as lâmpadas também são consideradas e-lixo. Então, o que é considerado Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE)?

Lixo eletrônico, e-lixo ou REEE é qualquer aparelho ou equipamento com plugue de tomada (eletrônicos) ou que utilize baterias – além das próprias baterias e pilhas – como celulares, computadores de mesa ou portáteis (laptops) e eletrodomésticos, inclusive todos dos tipos de lâmpadas, lanternas e balanças elétricas ou eletrônicas.

Drive-thru Sustentável PUCPR Londrina – Leve seu e-lixo para destinação correta

Data: 12 de novembro de 2021