Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 24 out 2017

Câmpus Londrina realiza formatura do curso de Informática Básica para Idosos

O curso de Informática Básica para Idosos está na sua 8ª edição

No dia 24 de outubro, ocorreu a formatura do curso de Informática Básica para Idosos da PUCPR Câmpus Londrina. Ao todo, formaram-se 48 idosos, que participaram do curso no segundo semestre de 2017.

Aproximar os idosos do mundo digital é um dos intuitos da atividade, que conta como disciplina para os acadêmicos de todas as graduações da PUCPR. Os idosos aprenderam como ligar e desligar o computador, como acessar a internet, as redes sociais, navegar por sites de busca, como ver vídeos, notícias, bem como aprimorar o acesso, de modo geral, ao mundo digital.

As aulas foram ministradas por estudantes da PUCPR. Para a estudante Natalie Tlence Pedro, que cursa Psicologia, ensinar os idosos é gratificante. “Você ensina eles a ligarem o computador, eles ficam encantados como se fosse a primeira coisa que eles estivessem vendo de bonito na vida. Eles ensinam muito para a gente e o que mais eu aprendi foi dar valor às pequenas coisas”, comenta.

Os idosos retribuem com carinho o aprendizado repassado pelos estudantes e valorizam o conhecimento recebido. Neuza dos Santos Machado, de 62 anos, diz que gostaria de fazer mais vezes o curso. “Achei ótimo, precisa ter sempre”, afirma. Já Edinéia de Fátima Lima Tacla, de 63 anos, comenta que “não sabia nada de informática e eu aprendi aqui. A instituição está de parabéns e os professores são excelentes”.

O curso de Informática Básica para Idosos está na sua 8ª edição. O coordenador do Projeto Comunitário do Câmpus Londrina, Marcos Roger Ribeiro, lembra que “a importância do curso é de trazer o idoso para esse universo da tecnologia e no Brasil essa é uma população que tem crescido muito e, às vezes, o idoso fica esquecido. O mundo digital não faz parte da época deles, então cada cabe à Universidade, que tem esse papel na sociedade de proporcionar o conhecimento, levar o saber para essa faixa etária. E para a PUCPR Câmpus Londrina é muito importante também, porque acaba tendo uma relação entre gerações”.