Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 27 nov 2020

Como fazer pós-graduação na PUCPR com bolsa de estudos?

Conheça as modalidades de bolsa para pós-graduação stricto sensu e venha fazer parte da Universidade que questiona o conhecido

pós-graduação; bolsa de estudos; stricto sensu; mestrado; doutorado

A PUCPR oferece diversas oportunidades para quem quer fazer mestrado ou doutorado na Universidade, dentre bolsas de estudos, financiamento educacional e descontos. Encontre a alternativa que melhor se encaixa para você e venha fazer parte da Universidade que questiona o conhecido.

Bolsa Alumni
Alumni PUCPR é a comunidade de egressos da Universidade, que podem usufruir de descontos exclusivos em educação continuada e demais cursos. Para saber mais sobre as condições desse programa, acesse aqui.

Bolsa Marcelino Champagnat
O estudante que conclui seu curso de graduação na PUCPR ocupando a 1ª colocação de notas tem direito a uma bolsa de 100% em cursos de graduação, modalidade presencial e à distância ou pós-graduação lato sensu (ingressando no curso até dois anos após a colação de grau) ou stricto sensu (ingressando no curso até cinco anos após a colação de grau).

Bolsa de Passagem do Mestrado para o Doutorado
O mestrando que obtiver reconhecimento de desempenho acadêmico compatível com o alto padrão exigido no curso de doutorado, poderá realizar a mudança de nível antecipada. O estudante que tiver isenção de mensalidade, exceto quando bolsa que segue regras específicas de editais, poderá continuar usufruindo do benefício durante o doutorado. A bolsa será alterada para contemplar apenas o total de parcelas que faltarem para completar 48 – tempo de duração do curso do doutorado.

Bolsa para Colaboradores
Tanto professores quanto colaboradores administrativos do Grupo Marista recebem desconto de acordo com a Política de Incentivo para Educação da PUCPR para realização de pós-graduação stricto sensu, desde que atendam aos requisitos.

Bolsa de Iniciação Científica (IC)
Estudantes que foram voluntários ou bolsistas de Iniciação Científica da PUCPR durante no mínimo dois anos têm direito a 50% de desconto sob o valor da mensalidade ao realizar Mestrado ou Doutorado.

Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
CAPES é o órgão governamental que regulamenta e avalia programas de pós-graduação stricto sensu, além de oferecer diversas bolsas. Estudantes da PUCPR podem usufruir desses recursos conforme especificações publicadas no Diário Oficial da União.

Bolsa Fomento
Estudantes de mestrado ou doutorado podem ter isenção de mensalidade quando obtiverem bolsas da agência de fomento de instituições como CNPq, CAPES, Fundação Araucária, entre outras.

Bolsa Sanduíche Nacional e Internacional
Estudantes de mestrado e doutorado recebem isenção de mensalidade durante o período em que estiverem realizando estágio sanduíche em outra instituição, nacional ou internacional.

Bolsa Inovação
Projetos com conteúdo inovador que sejam aprovados pelo Colegiado do programa e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação podem receber isenção de mensalidade para promoção de inovação e criação de produtos e processos.

Bolsa PIBIC Master
É concedida a isenção de mensalidade para estudantes de graduação da PUCPR aprovados no processo de seleção do PIBIC Master, reservado a estudantes talentosos de grande aptidão para a área de pesquisa que desenvolvam trabalhos de alto valor à sociedade.

Bolsa Área Estratégica
Projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação alinhado à uma das Áreas Estratégicas da Universidade – Cidades, Direitos Humanos, Energia, Saúde e Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – podem receber isenção de mensalidade.

Para tirar dúvidas ou encontrar mais informações sobre as bolsas de estudos, acesse a página de pós-graduação da PUCPR.