Reitoria e Pró-Reitorias

A Reitoria, órgão executivo que superintende e coordena as atividades universitárias, é exercida pelo Reitor, auxiliado, em suas funções, pelo: Vice-Reitor, Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação e Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão.

Estão vinculados diretamente ao gabinete do Reitor: Chefia de gabinete, responsável pela assessoria do Reitor e Vice-Reitor e pela gestão das atividades do gabinete, conta com apoio secretarial. A Secretaria Geral, órgão integrado à Reitoria que presta assessoria na gestão de atividades institucionais, como: planejamento e gestão secretarial dos colegiados superiores, planejamento e organização do cerimonial da Reitoria, emissão e registro de diplomas, planejamento e organização do arquivo acadêmico da Instituição, dentre outras atividades demandadas pela Reitoria. A Assessoria de Planejamento, responsável por realizar estudos de mercado, contribuir com o planejamento estratégico, avaliar as iniciativas e propor mudanças, além de coordenar as atividades da Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

A Vice-Reitoria, órgão executivo responsável pela gestão de atividades administrativas,  é exercida pelo Vice-Reitor e conta com Assessorias de apoio. São cinco Assessorias: Assessoria Financeira, responsável por atividades voltadas para a otimização das operações de Faturamento e Contas a Receber da PUCPR, concessão e manutenção de Bolsas e Financiamentos e de ações de Controladoria. Assessoria de Marketing, responsável pelo marketing de relacionamento, considerando os estudantes e seus familiares, os professores e colaboradores da Universidade. Realiza  atendimento presencial, telefônico e online ao estudante, planeja e organiza os eventos da Universidade, realiza o relacionamento com prospects e egressos, coordena as ações de marketing e acompanha os estudantes em suas primeiras jornadas no mercado de trabalho. Assessoria de Tecnologia,  responsável pela gestão tecnológica do Ambiente Virtual de Aprendizagem e de novas tecnologias educacionais. Assessoria Administrativa, responsável pela gestão administrativas de projetos de infraestrutura, supervisão de serviços de manutenção e de tecnologia de atividades acadêmicas, pela gestão da Digital Arena pela gestão do Núcleo de Processos Seletivos.  Assessoria para EaD, responsável pela gestão acadêmica dos cursos EaD.

A PUCPR desenvolve suas atividades sob a égide do Grão-Chanceler, cuja função primordial é a de zelar para que a Universidade alcance suas finalidades como Instituição Católica de Educação Superior. O Grão Chanceler da PUCPR é o Arcebispo Metropolitano de Curitiba e, em caso de sede vacante, a função será exercida pelo Prelado que administrar a Arquidiocese.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação  é responsável pelas atividades, discussões, políticas institucionais, acompanhamento de metas e indicadores relacionados à pesquisa e programas de pós-graduação stricto sensu.É também de sua responsabilidade a criação e implementação de planos de desenvolvimento das áreas estratégicas institucionais que visam a aproximação da universidade com empresas e governo.

A Pró-Reitoria de Graduação é responsável por gerenciar e dar suporte a todos os cursos de graduação da PUCPR, atendendo às necessidades de informação para órgãos internos e externos.

Também, visa fomentar, desenvolver e implantar a inovação na graduação e promover discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão

A Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão tem como propósito promover, tanto na PUCPR quanto na sociedade, a valorização da pessoa como sujeito capaz de propor novos jeitos de pensar e agir no mundo, ressignificando permanentemente as formas de existência e as estruturas sociais. Desta forma busca garantir que a missão e valores da Universidade sejam parte integrante da comunidade universitária.

É de sua responsabilidade fortalecer ações de pertencimento, promover a inserção do esporte, cultura, empregabilidade e empreendedorismo na comunidade acadêmica, promover e qualificar a educação continuada e ampliar a inserção da Universidade no cenário Internacional.

Agência PUC de Inovação

A Agência PUC de inovação tem como missão contribuir para o desenvolvimento regional. É a instância da Universidade que, atuando com foco em Ciência, Tecnologia e Inovação, busca apoiar e alavancar a valorização do conhecimento produzido e fomentar a sua conversão em inovação, por meio de uma articulação intensa e coordenada com Empresas e Governo.

Escolas da PUCPR

A estrutura acadêmica da PUCPR no Câmpus Curitiba é formada por Escolas. No total são 8 escolas. A administração de cada Escola é exercida: pelo Conselho Acadêmico, pelo Decanato  da Escola, pelo Colegiado de Curso e pela Coordenação de Curso. As Escolas também contam com o apoio de gerentes administrativos.

Câmpus Fora de Sede

A PUCPR conta atualmente com 3 Câmpus Fora de Sede: Câmpus Londrina, Câmpus Toledo e Câmpus Maringá. A administração nesses Câmpus é exercida: pelo Conselho Acadêmico, pela Diretoria de Câmpus, pelo  Colegiado de Curso e pela Coordenação de Curso.