11 de março de 2019

PUCPR inicia celebração de 60 anos com missa, inauguração de marco comemorativo e oferta de serviços à comunidade

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) completa 60 anos nesta quinta (14). Para celebrar a data, a Instituição preparou uma programação especial: pela manhã, será realizada uma missa solene, além da inauguração de um marco comemorativo e a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, presente da Prefeitura de Curitiba à Universidade. Ainda em conjunto com […]

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) completa 60 anos nesta quinta (14). Para celebrar a data, a Instituição preparou uma programação especial: pela manhã, será realizada uma missa solene, além da inauguração de um marco comemorativo e a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, presente da Prefeitura de Curitiba à Universidade. Ainda em conjunto com a Prefeitura, diversos serviços serão ofertados à comunidade das 10h às 16h30.

“Tenho a sensação bastante tranquila de que essas seis décadas representam uma caminhada profissional e dedicada em que cumprimos nossa missão. Hoje somos uma universidade que tem senso de história, uma visão crítica do passado, mas que sabe para onde ir”, diz Waldemiro Gremski, reitor da Instituição.

“Procurarmos cumprir nossa responsabilidade social, afinal, trabalhamos com o fator humano, então a sociedade espera que formemos pessoas preparadas para transformá-la dentro de um processo dinâmico, um processo que é ativo. Temos um compromisso com a sociedade de formar cidadãos independente da profissão que eles escolheram”, completa.

Serviço

No Câmpus Curitiba serão ofertados diversos serviços à comunidade: consultório móvel, com testagem rápidas para HIV, hepatite B, C e sífilis; Sine Móvel, que realizará o encaminhamento para oportunidades de emprego e emissão de carteira de trabalho; Kombi do Cadastro Único, que fará o cadastro para participação em programas sociais; Ônibus Lilás, com orientação às mulheres vítimas de violência; e recreação infantil, com camarim de pintura, jogos e brinquedos.

A Prefeitura de Curitiba oferecerá também orientações e informações sobre Direitos Humanos e Proteção Social Básica. A ação acontecerá no estacionamento da PUCPR em frente ao FTD Digital Arena. As Escolas da Universidade darão suporte aos serviços oferecidos ao longo do dia.

Programação do dia

08h30 – Missa Solene em comemoração ao 60º aniversário da PUCPR (Capela Universitária Jesus Mestre).

10h – Inauguração do marco comemorativo dos 60 anos (Praça Cívica).

10h – Abertura da Ação de Cidadania, com ofertas de serviços à comunidade (Em frente ao FTD Arena Digital).**

10h30 – Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba em celebração aos 60 anos da Universidade e ao 25° aniversário da Biblioteca Central da PUCPR.

** Confira as atrações da Ação de Cidadania:

SECRETARIA DE ABASTECIMENTO

Tema: Aproveitamento Integral do Alimento e Agricultura Urbana

  • Divulgação e orientações sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
  • Unidade Móvel de Segurança Alimentar.
  • Demonstração e orientações de práticas Agricultura Urbana e compostagem.
  • 11h – Oficina aproveitamento integral dos alimentos.
  • 15h30 –  Oficina aproveitamento integral dos alimentos.
  • 15h30 –  Palestra Segurança Alimentar e Sustentabilidade.

Local: FTD Digital Arena.

SECRETARIA DE SAÚDE

  • Orientações Educativas Sobre Leptospirose e Dengue
  • Orientações Sobre Saúde Bucal.
  • Trailer com testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite Ibrate.
  • Auriculoterapia e Massoterapia.
  • Uso do Aplicativo Saúde JáOrientações Sobre Saúde (Smelj/Abastecimento/Faz/Saúde)
  • Palestra: 14h às 14h20 e das 14h45 às 15h–   Práticas Integrativas e Complementares no SUS – Ciência Ou Crença? Local: FTD Digital Arena.

FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL – FAS

  • 11h– Apresentação do Coral Seresteiros da Ouvidor.
  • 11h15 – Apresentação do Grupo de Tai Chi Chuan “Os Indomáveis”.
  • Sine Móvel: Cadastro e encaminhamento para oportunidade de vagas de emprego e emissão de carteira de trabalho.
  • Kombi do Cadastro Único: realização de Cadastro Único para participação em Programas Sociais.
  • Palestras: orientações sobre Direitos Humanos, Política do Trabalho e programas sociais; informações sobre direitos das crianças e adolescentes, das mulheres, idosos e pessoas com deficiência; orientações e divulgação de serviços de Proteção Social Básica e Especial; orientações e informações sobre passe livre para Pessoas com Deficiência; orientações e informações sobre ID Jovem; informações e critérios de inserção referentes ao mundo do trabalho (Mobiliza).

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

  • Curso Projeto Florir Curitiba: abordará a importância da diversidade de espécies de flores no ecossistema urbano, benefícios das flores para as nossas abelhas nativas sem ferrão; ensinará o passo a passo para plantar mudas de orquídeas na comunidade e a identificar locais apropriados em árvores disponíveis nos espaços públicos para realizar a técnica do plantio das mudas de orquídeas.
  • Curso Jardins de Mel com Ninhos de Abelhas Sociais Nativas sem Ferrão como veículo de Conscientização Ambiental no Município de Curitiba: trará orientações para implantação de jardins do mel em áreas verdes de Curitiba, privilegiando núcleos que possuem representatividade em atividades de educação ambiental, com foco na conscientização sobre a importância e benefícios dos serviços ecossistêmicos prestados por nossas abelhas nativas.
  • Oficinas de customização de camisetas.
  • Camarim de pintura facial.

SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

  • Linha do Lazer (jogos gigantes, blocos lógicos, perna de pau, chinelão e cama elástica).
  • Orientações sobre Atividade Física e alguns exames antropométricos.

SECRETARIA DO GOVERNO MUNICIPAL – MULHER

ASSESSORIA DE DIREITOS HUMANOS

  • Ônibus Lilás: informação e acolhimento às mulheres vítimas de violência.

A Unidade Móvel de Atendimento à Violência contra as Mulheres, conhecida como “Ônibus Lilás”, fornece orientações, fazendo os encaminhamentos necessários e atendimentos psicossocial, de saúde e jurídico, às mulheres agredidas fisicamente e psicologicamente.

O Ônibus Lilás vem fornecer maior visibilidade à divulgação dos direitos da mulher e enfrentamento das situações de violência por elas vivenciadas. Profissionais capacitadas realizam atendimentos, sensibilização e orientação sobre os serviços prestados pelo município às Mulheres.