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Gestão Comercial

Introdução
Em ambientes cada vez mais competitivos, a conquista e manutenção de clientes por meio da criação, comunicação e entrega de valor, exige dos profissionais que atuam na área comercial um amplo conhecimento dos conceitos e ferramentas de marketing, buscando soluções criativas para aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças enfrentadas pelas organizações modernas.
O projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da PUCPR se fundamenta no princípio da difusão de conhecimentos específicos da área comercial visando à ampliação da base de profissionais qualificados para a prática das atividades mercadológicas.

Objetivos
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da PUCPR tem o objetivo de oferecer uma formação acadêmica rápida, aprofundada e aplicada visando formar profissionais capacitados para atuar em diferentes níveis hierárquicos das organizações nas atividades associadas à área comercial.
Para o alcance deste objetivo geral, o Curso de Gestão Comercial possui, ainda, o compromisso com diversos objetivos específicos:

    - Desenvolver competências conceituais que possibilitem ao profissional entender o ambiente de negócios da organização em que atua e contribuir com as estratégias de posicionamento e composto de marketing;
    - Desenvolver competências técnicas para a atuação na área comercial visando proporcionar maior prospecção, satisfação e retenção de clientes;
    - Desenvolver competências interpessoais que possibilitem uma correta gestão do elemento humano nas organizações, o desenvolvimento de atitude empreendedora, postura ética, valorização da responsabilidade social e da busca constante do conhecimento.

Público Alvo
Aqueles que, tendo concluído pelo menos o Ensino Médio ou equivalente, exerçam ou desejem exercer atividades ligadas à área Comercial em organizações produtoras de bens ou prestadoras de serviços.

Perfil do Egresso
O egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da PUCPR é um profissional capaz de entender o ambiente competitivo das organizações, a estratégia empresarial e o papel do profissional da área comercial para satisfação e retenção de clientes e para o alcance dos objetivos da organização em que estão atuando.  Deve também apresentar espírito empreendedor, criatividade, flexibilidade para se adaptar às mudanças, comportamento ético, direcionamento para o trabalho em equipe e aprendizado contínuo.

 Duração
2,5 anos

Turno
Noite

Investimento

Localização
Unidade Centro: Rua XV de Novembro, 950
Curitiba/PR

Estrutura Curricular

1.º PERÍODO 2.º PERÍODO
Matemática Financeira
Estatística Aplicada
Contabilidade Geral
Metodologia Científica
Fundamentos de Administração
Psicologia Aplicada
Processos do Conhecer

Pesquisa Operacional
Fundamentos de Marketing
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado
Comunicação Empresarial
Relacionamento com Clientes
Filosofia
3.º PERÍODO 4.º PERÍODO
Estratégia Empresarial
Código de Defesa do Consumidor e Ética nos Negócios
Qualidade em Serviços
Desenvolvimento de Produtos e Serviços
Franquia em Serviços
Canais de Marketing e Logística
Projeto Comunitário
Ética

Administração Financeira
Marketing de Varejo e Serviços
Gestão de Custos e Formação de Preços
Orçamento Empresarial
Administração de Vendas I
Cultura Religiosa
5.º PERÍODO
Administração de Vendas II
Gestão de Pessoas
Planejamento de Ambiente de Lojas e Vitrines
Tópicos Especiais em Varejo
Trabalho de Conclusão de Curso


TOTAL GERAL: 1.836 HORAS-AULA
101 CRÉDITOS

* Disciplina Optativa
Libras (Língua Brasileira de Sinais - 36 horas)

Notícia cadastrada em: 28/07/2011

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