PUCPR

Sub Menu contents

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento de Estudantes do Ensino Superior) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

OBS: Os alunos poderão se inscrever optando pelas modalidades de Fianças Convencional, Fiança Solidária e pelo FGEDUC.
 

Os estudantes foram classificados com base no número de vagas do curso e foram pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, estão automaticamente incluídos em lista de espera.

A classificação é realizada pelo MEC de acordo com a nota obtida no Enem.

O estudante pode consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no Fies Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br

É de inteira responsabilidade dos estudantes a consulta aos resultados e o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações. A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no SisFies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br , para contratação do financiamento.

Para garantir sua vaga e prestar as informações completas quanto ao FIES, o candidato pré-selecionado deve realizar imediatamente sua inscrição, imprimir, preencher o formulário do FIES e anexar a documentação necessária o mais breve possível. É importante comparecer o quanto antes a PUCPR para verificar o que deve ser complementado. Não deixe para a última hora. Garanta já sua vaga FIES na PUCPR. Após análise documental será emitido a DRI (Documento de Regularidade de Inscrição), com este documento o estudante deverá comparecer a agência bancária nos prazos para finalizar o processo de contratação do financiamento, em seguida deve entregar uma cópia do contrato no SIGA para que seja realizado os lançamentos em sua mensalidade. 

 

As vagas não ocupadas pelos pré-selecionados serão liberadas aos participantes da lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br .

 

Para maiores informações acesse aqui
a
 

FIES - Inscrições para o 2º Semestre de 2017 - De 25/07/2017 a 04/09/2017

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, as inscrições para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, para o 2º Semestre de 2017, será no período de 25 a 28 de julho de 2017.

Consulte aqui o Edital N.º 69 de 12 de Julho de 2017 que trata deste processo seletivo. 

Para participar do processo seletivo do Fies é necessário que o estudante atenda os seguintes requisitos:

  • Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtida nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Passo a passo das inscrições para o FIES do 2º semestre de 2017:

1ª etapa (De 25  até o dia 28 de Julho de 2017) da inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet na página do Fies Seleção.

No dia 31 de julho de 2017 fique atento ao resultado de sua pré-seleção ou lista de espera no site e observe as datas e demais procedimentos a serem realizados. 

2ª etapa da inscrição caso o estudante tenha sido pré-selecionado na 1ª etapa deve ser realizada a partir do dia 01 de agosto de 2017.

Os estudantes pré-selecionados na chamada única ou na lista de espera, terão o prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção, para concluir sua inscrição no Sisfies http://sisfiesportal.mec.gov.br

Após a conclusão da 2ª etapa, o estudante deve comparecer ao SIGA dentro de 48 horas munido do comprovante de inscrição do FIES, formulário do FIES e dos documentos disponibilizados no site da PUCPR.

As vagas não ocupadas pelos pré-selecionados serão liberadas aos participantes da lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies Seleção.

Confira as propostas do número de vagas a serem ofertadas pela PUCPR no Termo de Oferta assinado pela PUCPR.

Conforme Portaria Normativa no. 12, de 06 de julho de 2017 - Art. 7º As propostas do número de vagas a serem ofertadas no âmbito do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2017, nos termos do inciso III do caput art. 5º desta Portaria, serão submetidas à aprovação da SESu-MEC.

Consulte aqui as vagas que o MEC disponibilizou para a PUCPR.

Consulte os documentos, procedimentos e as legislações pertinentes a este financiamento no site: http://www.pucpr.br/siga/bolsas_financiamentos_financiamentos.php

Renovação FIES - 1º Semestre de 2017

O processo de renovação do FIES terá início em 16 de Janeiro, conforme a Circular Eletrônica nº 1/2017 – FIES/FNDE/MEC que define os prazos do aditamento.

FIES

Acesse AQUI o manual de renovação do FIES.

Os aditamentos serão solicitados de acordo com o curso e aproveitamento acadêmico dos estudantes, realizando inicialmente daqueles que obtiveram aproveitamento acadêmico de 100% das disciplinas cursadas (nota e frequência) e após a finalização destes, será iniciado para os demais.

Após a solicitação do aditamento por parte da IES, o estudante receberá um e-mail e um SMS do FNDE informando que o aditamento está disponível.  Em seguida deverá acessar a página http://sisfiesportal.mec.gov.br entrar com o login e senha, conferir todos os dados e semestralidade.

No momento da conferência da semestralidade, é importante que o estudante fique atento apenas no valor da Semestralidade ATUAL COM desconto, pois este é o valor efetivamente cursado dentro do semestre de referência.

Por fim, se as informações estiverem corretas, o estudante deverá confirmar o aditamento, imprimir o comprovante de renovação gerado pelo SisFies e protocolar no SIGA.

  • Em caso de aditamento Simplificado, o protocolo do comprovante de confirmação poderá ser encaminhado através do SIGA ONLINE, através do link https://sigaonline.pucpr.br/
  • Em caso de aditamento Não Simplificado, o protocolo do comprovante de confirmação deverá ser retirado via atendimento PRESENCIAL do SIGA para que o estudante receba uma via do DRM Não Simplificado assinado para comparecimento ao banco.

Pedimos a colaboração e compreensão de todos os estudantes no sentido de aguardar o recebimento do e-mail de confirmação até a data estipulada pela instituição de ensino superior (31/03/2017), pois não serão realizados aditamentos por contato telefônico. Caso seja excedido a data e sua renovação não tenha sido iniciada, o estudante poderá entrar em contato, pois estaremos a disposição para melhor atendê-los. 

FIES

Estudantes com aproveitamento acadêmico inferior a 75% 

Para estudantes com aproveitamento acadêmico inferior a 75% será enviado e-mail orientando a realizar via IGER a justificativa pela não obtenção do rendimento acadêmico, para que seja analisado pela CPSA. Lembrando que os estudantes que não tiveram rendimento acadêmico por mais de 2 vezes poderão ter o seu financiamento rejeitado pela instituição de ensino conforme previsto em PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011.

A CPSA iniciará os aditamentos na seguinte ordem:

Escola de Medicina

Escola de Educação e Humanidades

Escola de Negócios

Escola de Ciências da Vida

Escola de Comunicação e Artes

Escola de Direito

Escola de Arquitetura e Design

Escola Politécnica

Câmpus Londrina, Câmpus Toledo e Câmpus Maringá

 

Período de inscrições começa no dia 07 de Fevereiro e encerra no dia 10 de Fevereiro de 2017.

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, as inscrições para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, para o 1º Semestre de 2017, começa no dia 07 e vai até o dia 10 de Fevereiro de 2017.

Consulte Aqui o Edital N.º 08, de 27 de Janeiro de 2017 que trata deste processo seletivo. 

Para participar do processo seletivo do Fies é necessário que o estudante atenda os seguintes requisitos:

  • Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtida nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Passo a passo das inscrições para o FIES do 1º semestre de 2017:

1ª etapa (De 07 até o dia 10 de Fevereiro de 2017) da inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet na página do Fies Seleção.

No dia 13 de Fevereiro de 2017 fique atento ao resultado de sua pré-seleção ou lista de espera no site e observe as datas e demais procedimentos a serem realizados. 

2ª etapa da inscrição caso o estudante tenha sido pré-selecionado na 1ª etapa deve ser realizada através do site a partir do dia 14 de Fevereiro de 2017.

Os estudantes pré-selecionados na chamada única ou na lista de espera, terão o prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção, para concluir sua inscrição no Sisfies.

Após a conclusão da 2ª etapa, o estudante deve comparecer ao SIGA dentro de 48 horas munido do comprovante de inscrição do FIES, formulário do FIES e dos documentos disponibilizados no site da PUCPR.

As vagas não ocupadas pelos pré-selecionados serão liberadas aos participantes da lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies Seleção.

Consulte aqui as vagas que o MEC disponibilizou para a PUCPR.

Consulte os documentos, procedimentos e as legislações pertinentes a este financiamento no site: http://www.pucpr.br/siga/bolsas_financiamentos_financiamentos.php

FIES - Manual

Para dúvidas relacionadas a Inscrição, Aditamento ou Abertura de Demanda, consulte os manuais abaixo:

Manual de Inscrição

Manual de Aditamento

Manual de Abertura de Demanda

Manual de Aditamento Simplificado pelo SIGA Online

Crédito Universitário Bradesco

A PUCPR, atenta às mudanças no sistema de concessão de financiamento estudantil por parte do governo, realizou parceria com o Banco Bradesco, com o intuito de viabilizar aos seus estudantes uma outra opção de financiamento à Educação Superior.

Trata-se de uma Linha de Crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação. O estudante pode parcelar as mensalidades do semestre em até 12 meses e, caso necessite financiar o semestre subsequente também, o pagamento destas parcelas inicia-se após o pagamento do semestre anterior.

Para contratar o financiamento, o estudante deve comparecer ao SIGA e solicitar a Declaração de Aptidão com valor do semestre.  Com este documento deve comparecer ao Banco e realizar a contratação do financiamento.

Após a contratação, o contrato firmado deve ser protocolado no SIGA para que o estudante possa obter o benefício em suas mensalidades.

Simule seu financiamento aqui.

PRAVALER - Crédito Universitário

Crédito Universitário | Pravaler

Diante das incertezas em relação às mudanças anunciadas pelo governo para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a PUCPR através de uma parceria com o PRAVALER passou a ofertar crédito universitário privado.  

O PRAVALER é o maior programa de crédito universitário privado do país, que possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada. Você tem doze meses para pagar um semestre e as parcelas não se acumulam.

Inicialmente o PRAVALER poderá ser contratado para os cursos de Graduação da PUCPR.

As vantagens do PRAVALER são:

- Você começa a pagar enquanto estuda e termina mais rápido depois de formado;
- Você contrata por semestre e financia 100% da mensalidade;
- Não precisa de Enem;
- Contratação a qualquer momento do ano;
- Válido para estudantes calouros e veteranos.

Os Pré-requisitos para a contratação são:

- Ter um garantidor com renda a partir de um salário mínimo;
- Comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade: composição com base na soma das rendas do garantidor do aluno, sendo que o aluno pode não possuir renda;
- Estudante e garantidor não podem ter restrições de crédito no SPC e SERASA.

 

Faça uma simulação no site PRAVALER e estude em uma das melhores universidades do Brasil.

 

Os procedimentos  para a Contratação do PraValer são: 

a) Para novos ingressantes, aprovados por meio do Processo Seletivo ENEM e Vestibular Complementar, o estudante deve realizar o pagamento de sua matrícula na PUCPR para confirmar seu ingresso na universidade.

Uma vez realizado o pagamento da matrícula, o estudante deve acessar o site do PRAVALER e realizar sua inscrição.

O estudante será notificado (via e-mail) quanto à sua pré-aprovação ou não no crédito PRAVALER.

O estudante que receber a confirmação de aprovação deverá seguir as instruções para apresentar suas documentações e realizar a impressão de seu contrato no site do programa.

O contrato assinado pelo estudante e pelo fiador deve ser entregue preferencialmente no SIGA.

b) Para calouros aprovados no Vestibular de Verão e veteranos, desde que regularmente matriculados, deverão atender aos critérios do EDITAL específico para o Financiamento Privado PRAVALER.

Para todos os estudantes, está disponível no site do PRAVALER a simulação do financiamento.

FUNDO SOLIDÁRIO

O Crédito Educacional (Fundo Solidário) da PUCPR é destinado a custear as mensalidades de estudantes que demonstrem não ter como arcar integralmente com os custos de sua formação. O percentual financiado é de 25% ou 50% do valor da mensalidade do curso, sendo que, por se tratar de um financiamento de longo prazo, o fornecimento do Fundo Solidário é condicionado à apresentação de fiador, o qual deve atender os seguintes requisitos:

  • Ter rendimento mínimo de duas vezes o valor da mensalidade;
  • Ter pelo menos um imóvel quitado e idoneidade cadastral;
  • Qualquer pessoa física poderá ser indicada para fiador, inclusive os pais do estudante, exceto o cônjuge do estudante;
  • Não será aceita a indicação de pessoa jurídica como fiadora.

 

IMPORTANTE:

1) Após preenchimento dos formulários, imprimir, anexar a documentação solicitada e entregar no SIGA.

2) A inscrição do crédito educacional não exime o estudante do pagamento da mensalidade.

3) Processo com documentação incompleta será indeferido.

4) Leia o MANUAL DE INSCRIÇÃO do Crédito Educacional antes de começar a sua inscrição.

5) O benefício não é retroativo a mensalidades já vencidas.

6) Documentação para o crédito educacional conforme edital.

7) As concessões obedecerão aos seguintes critérios:

- Considerando os critérios de renda do grupo familiar será calculado o índice de corte:

fórmula crédito educacional

Onde:

IC - representa o índice de corte;

N - representa o número de pessoas que compõem o grupo familiar;

SM - representa o valor do salário mínimo;

RF - representa a soma da renda de todos os componentes do grupo familiar;

CM - representa o valor da mensalidade do estudante;

D - representa os gastos médicos com membro familiar. Caso comprovado gastos médicos com membro do grupo familiar será incluído peso 1,5 no cálculo do índice (estes deverão ser comprovados documentalmente através de nota fiscal, recibo e lado médico com respectiva identificação do CID).

Para IC inferior a 25% não será autorizado financiamento.

IC de 25% a 45% será autorizado financiamento de 25%.

IC acima de 45% será autorizado financiamento de 50%.

8) A divulgação dos resultados ocorrerá pelo Portal do Aluno em até 30 (trinta) dias da data de entrega da documentação.

9) O benefício do Crédito Educacional não é cumulativo ao benefício do FIES.

  

                                             Botão Inscrição e boleto reembolso

 

Edital de vagas para adesão ao Crédito Educacional - 2° Semestre de 2017

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio deste Edital, torna público os procedimentos, critérios e normas para fins de adesão ao financiamento estudantil desta instituição, para os cursos de Graduação (exceto Medicina), a fim de atender alunos que necessitam custear as mensalidades do curso e demonstrem não ter como arcar integralmente com os custos de sua formação.

  •  Inscrições ocorrerão entre o período de  12 de Junho de 2017  a 06 de Setembro de 2017 (respeitando o número de vagas por Escola).

ENCERRADO - Crédito Educacional - Específico para o curso de Medicina - 2° Semestre de 2017

CONFORME CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NO EDITAL, INFORMAMOS QUE AS VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA O CAMPUS CURITIBA JÁ FORAM PREENCHIDAS. OS INTERESSADOS PODEM AINDA REALIZAR A INSCRIÇÃO E APRESENTAR OS DOCUMENTOS, ONDE ESTES SERÃO INCLUIDOS EM UMA LISTA DE ESPERA EM CASO DE OCORREREM DESISTÊNCIAS.  

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio deste Edital, torna público os procedimentos, critérios e normas para fins de adesão ao financiamento estudantil desta instituição, para o curso de Graduação de Medicina, a fim de atender alunos que necessitam custear as mensalidades do curso e demonstrem não ter como arcar integralmente com os custos de sua formação.

  •  Inscrições ocorrerão entre o período de  12 de Junho de 2017  a 06 de Setembro de 2017 (respeitando o número de vagas).

Crédito Educacional - Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado

Para inscrever-se, o aluno deve estar regularmente matriculado no Programa e realizar a abertura de protocolo presencial no SIGA. Deve entregar os documentos solicitados, formulário do grupo familiar e do fiador disponíveis logo abaixo devidamente preenchidos.

As inscrições serão analisadas e avaliadas por uma comissão, que poderá a qualquer tempo, solicitar a apresentação de outros documentos considerados pertinentes. O resultado será divulgado através de protocolo em até 30 dias a partir da entrega da documentação.

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba