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FIES

O FIES (Fundo de Financiamento de Estudantes do Ensino Superior) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

OBS: Os alunos poderão se inscrever optando pelas modalidades de Fianças Convencional, Fiança Solidária e pelo FGEDUC.
 
Para maiores informações acesse aqui
a
 

Renovação FIES - 1º Semestre de 2017

O processo de renovação do FIES terá início em 16 de Janeiro, conforme a Circular Eletrônica nº 1/2017 – FIES/FNDE/MEC que define os prazos do aditamento.

FIES

Acesse AQUI o manual de renovação do FIES.

Os aditamentos serão solicitados de acordo com o curso e aproveitamento acadêmico dos estudantes, realizando inicialmente daqueles que obtiveram aproveitamento acadêmico de 100% das disciplinas cursadas (nota e frequência) e após a finalização destes, será iniciado para os demais.

Após a solicitação do aditamento por parte da IES, o estudante receberá um e-mail e um SMS do FNDE informando que o aditamento está disponível.  Em seguida deverá acessar a página http://sisfiesportal.mec.gov.br entrar com o login e senha, conferir todos os dados e semestralidade.

No momento da conferência da semestralidade, é importante que o estudante fique atento apenas no valor da Semestralidade ATUAL COM desconto, pois este é o valor efetivamente cursado dentro do semestre de referência.

Por fim, se as informações estiverem corretas, o estudante deverá confirmar o aditamento, imprimir o comprovante de renovação gerado pelo SisFies e protocolar no SIGA.

  • Em caso de aditamento Simplificado, o protocolo do comprovante de confirmação poderá ser encaminhado através do SIGA ONLINE, através do link https://sigaonline.pucpr.br/
  • Em caso de aditamento Não Simplificado, o protocolo do comprovante de confirmação deverá ser retirado via atendimento PRESENCIAL do SIGA para que o estudante receba uma via do DRM Não Simplificado assinado para comparecimento ao banco.

Pedimos a colaboração e compreensão de todos os estudantes no sentido de aguardar o recebimento do e-mail de confirmação até a data estipulada pela instituição de ensino superior (31/03/2017), pois não serão realizados aditamentos por contato telefônico. Caso seja excedido a data e sua renovação não tenha sido iniciada, o estudante poderá entrar em contato, pois estaremos a disposição para melhor atendê-los. 

FIES

Estudantes com aproveitamento acadêmico inferior a 75% 

Para estudantes com aproveitamento acadêmico inferior a 75% será enviado e-mail orientando a realizar via IGER a justificativa pela não obtenção do rendimento acadêmico, para que seja analisado pela CPSA. Lembrando que os estudantes que não tiveram rendimento acadêmico por mais de 2 vezes poderão ter o seu financiamento rejeitado pela instituição de ensino conforme previsto em PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011.

A CPSA iniciará os aditamentos na seguinte ordem:

Escola de Medicina

Escola de Educação e Humanidades

Escola de Negócios

Escola de Ciências da Vida

Escola de Comunicação e Artes

Escola de Direito

Escola de Arquitetura e Design

Escola Politécnica

Câmpus Londrina, Câmpus Toledo e Câmpus Maringá

 

Novas Informações - Aditamento FIES 2º Semestre de 2016

Foi liberado para as instituições de ensino superior a emissão do Documento de Regularidade de Matrícula do FIES (DRM). Desta forma os estudantes deverão realizar as demais etapas de renovação de imediato.

Primeiramente o processo de renovação dos contratos de financiamento ocorre semestralmente sendo declarado os valores da semestralidade pela CPSA (PUCPR)  e em seguida estas informações devem ser confirmadas no SISFIES pelo estudante. Neste momento é emitido pelo sistema do Governo Federal o comprovante de aditamento o qual poderá ser SIMPLIFICADO ou NÃO SIMPLIFICADO.

Para finalização do processo de aditamento há diferentes tipos de procedimentos, os quais devem ser realizados pelo estudante.  São eles:

a) Para Aditamento Simplificado: O estudante deverá entregar via chat SIGAOnline o Comprovante de Conclusão de Aditamento FIES. E no prazo máximo de 7 dias será enviado ao e-mail cadastrado o Documento de Regularidade de Renovação (DRM Simplificado). Seu aditamento já estará finalizado.

b) Para Aditamento NÃO Simplificado: O estudante deverá comparecer ao SIGA do respectivo campus presencialmente para entrega do Comprovante de Conclusão de Aditamento FIES. Conforme Ofício Circular nº 18/2016 – FIES/FNDE/MEC este documento estará liberado para emissão por parte da instituição de ensino a partir do dia 28/11/2016. Fique atento ao seu e-mail para comparecimento ao SIGA e retirada do documento a partir desta data. Não se esqueça após este procedimento e a ida ao banco  nos prazos estabelecidos será emitido o Termo Aditivo do FIES, o qual deve ser entregue no SIGA de seu respectivo campus, somente após a entrega da cópia deste documento é que seu aditamento estará finalizado.

Em caso de dúvidas, compareça pessoalmente ao SIGA de seu câmpus.

INSCRIÇÕES PARA AS VAGAS REMANESCENTES DO FIES DO 2º/2016 PARA INÍCIO NO 1º/2017.

Pode se inscrever às vagas remanescentes do Fies 2º/2016 o estudante que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:

  • tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
  • possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA A VAGA REMANESCENTE DO FIES?

  • A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.
  • Antes de iniciar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no sistema de vagas remanescentes do FiesSeleção.
  • Para efetuar o cadastro, o estudante deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem, a partir da edição de 2010, e se obteve, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.
  • Havendo registro de participação no Enem e da nota mínima, o sistema pedirá ao candidato que cadastre uma senha, com a qual terá acesso ao sistema para se inscrever às vagas remanescentes do Fies, e que informe um e-mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro. Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e-mail registrado pelo estudante um link para ativação. Após a ativação, o estudante deve acessar o sistema de inscrição informando o seu CPF e a senha cadastrada.
  • Atenção: Após a realização da inscrição, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies - SisFies e concluir sua inscrição nos 2 (dois) dias úteis subsequentes.

 

CRONOGRAMA

As inscrições para estudantes não graduados poderão ser realizadas nos seguintes períodos:

  • de 22 de agosto de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de agosto de 2016: para o estudante não graduado que tenha sido pré–selecionado no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre de 2016 e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo Fies;
  • de 29 de agosto de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 5 de setembro de 2016: para o estudante não graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado; e
  • de 29 de agosto de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 2 de dezembro de 2016: para o estudante não graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que está matriculado.

As inscrições para estudantes graduados poderão ser realizadas nos seguintes períodos:

  • de 26 de agosto de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de agosto de 2016: para o estudante graduado que tenha sido pré–selecionado no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre de 2016 e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo Fies;
  • de 2 de setembro de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 5 de setembro de 2016: para o estudante graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado; e
  • de 2 de setembro de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 2 de dezembro de 2016: para o estudante graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que está matriculado.

PREVISÃO DAS VAGAS OFERTADAS

As vagas remanescentes disponíveis para inscrição podem variar de um dia para o outro, acesse http://fiesselecao.mec.gov.br/?pagina=faq#inscricoes para maiores informações:

Código – Nome do Curso

Turno

Grau

Semestralidade para o FIES

Nº de vagas ENEM

21596 - ADMINISTRAÇÃO

MATUTINO

Bacharelado

7.600,76

2

864 - ARQUITETURA E URBANISMO

MATUTINO

Bacharelado

12.909,05

1

857 - DIREITO

MATUTINO

Bacharelado

8.189,47

3

857 - DIREITO

NOTURNO

Bacharelado

8.189,47

1

863 - ENGENHARIA CIVIL

NOTURNO

Bacharelado

13.035,03

1

863 - ENGENHARIA CIVIL

MATUTINO

Bacharelado

13.035,03

1

868 - MEDICINA

INTEGRAL

Bacharelado

29.294,33

2

869 - ODONTOLOGIA

INTEGRAL

Bacharelado

18.260,08

2

31407 - PSICOLOGIA

MATUTINO

Bacharelado

10.540,20

2

FIES - Resultado dos Pré-selecionados do FIES 2º Semestre 2016

Foi divulgado a lista dos candidatos pré-selecionados do FIES. Os estudantes classificados na chamada única devem concluir a inscrição no sistema SisFies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Ao término da inscrição os candidatos deverão apresentar a documentação no SIGA dentro de 48 horas.

Atenção aos prazos:

Para os Candidatos Pré-Selecionados:

- Inscrição no Sisfies a partir do dia 15 de Julho de 2016, os estudantes terão o prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.

Diariamente pode ocorrer a atualização das informações dos candidatos classificados e novas inscrições poderão ser liberadas, desta forma é de responsabilidade do candidato o acompanhamento diário dos resultados.

Para os Candidatos em Lista de Espera:

- Inscrição no Sisfies para os candidatos pré-selecionados na lista de espera que venham a ser convocados, deverá ocorrer em até 5 (cinco) dias úteis a contar da publicação do resultado disponível para consulta no site do FIES.

 

Os documentos a serem apresentados após a inscrição no SisFIES são:

- Ficha de pré-seleção (fies oferta);

- Comprovante de inscrição (fies portal);


- Formulário de inscrição manual (PUCPR);

- Documentações conforme portaria normativa.

 

Importante os alunos que no ato da apresentação da documentação do FIES que não estão matriculados na instituição de ensino além das documentações previstas em portaria normativa deverão apresentar o histórico escolar do ensino médio, considerando a necessidade de matrícula acadêmica.

FIES - Inscrições para o 2º Semestre de 2016

Período de inscrições começa no dia 24 de junho e encerra no dia 29.

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, as inscrições para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, para o 2º Semestre de 2016, começa no dia 24 e vai até o dia 29 de junho de 2016.

Consulte o Edital N.º 64, de 16 de junho de 2016 que trata deste processo seletivo. 

Para participar do processo seletivo do Fies é necessário que o estudante atenda os seguintes requisitos:

  • Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Passo a passo das inscrições para o FIES do 2º semestre de 2016:

A 1ª etapa (De 24 de Junho a 29 de Junho de 2016) da inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet na página do Fies Seleção no site http://fiesselecao.mec.gov.br/.

 

No dia 30 de Junho de 2016 fique atento ao resultado de sua pré-seleção ou lista de espera no site http://fiesselecao.mec.gov.br/ e observe as datas e demais procedimentos a serem realizados. 

 

A 2ª etapa da inscrição caso o estudante tenha sido pré-selecionado na 1ª etapa deve ser realizada através do site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ a partir do dia 1º de Julho de 2016.

Os estudantes pré-selecionados na chamada única ou na lista de espera, terão o prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção, para concluir sua inscrição no Sisfies.

Após a conclusão da 2ª etapa, o estudante deve comparecer ao SIGA dentro de 48 horas munido do comprovante de inscrição do FIES, formulário do FIES e dos documentos disponibilizados no site http://www.pucpr.br/siga/bolsas_financiamentos_financiamentos.php.

As vagas não ocupadas pelos pré-selecionados serão liberadas aos participantes da lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.

A PUCPR já assinou o Termo de Participação do FIES com a proposta das vagas para o 2º Semestre de 2016.

 

O SESU/MEC aprovou as vagas do FIES em 21/06/2016. Consulte aqui as vagas que o MEC disponibilizou para a PUCPR.

 

Consulte os documentos, procedimentos e as legislações pertinentes a este financiamento no site: http://www.pucpr.br/siga/bolsas_financiamentos_financiamentos.php

Renovação FIES - 2º Semestre de 2016

O início ocorrerá após a divulgação pelo MEC da Portaria Normativa que define os prazos do aditamento.

 

Os aditamentos serão solicitados de acordo com o curso e aproveitamento acadêmico dos alunos, realizando daqueles que obtiveram aproveitamento acadêmico de 100% das disciplinas cursadas e após a finalização destes, serão iniciados dos demais.

Pedimos a colaboração e compreensão de todos os alunos no sentido de aguardar o recebimento do e-mail até a data que será estipulada pelo MEC, pois não serão realizados aditamentos por contato telefônico. Caso seja excedido a data e sua renovação não tenha sido iniciada, poderá entrar em contato que estaremos a disposição para melhor atendê-los, reforçando que o prazo final para todos aditamentos serem iniciados ainda será divulgado pelo MEC.

Após a solicitação do aditamento por parte da IES, o aluno receberá um e-mail e um SMS do FNDE informando que o aditamento está disponível.  Em seguida deverá acessar a página http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html entrar com o login e senha, conferir todos os dados e semestralidade.

No momento da conferência da semestralidade, é importante que o aluno se atente apenas no valor da Semestralidade ATUAL COM desconto, sendo este o valor efetivamente cursado pelo aluno dentro do semestre de referência.

Por fim, estando correta as informações, o aluno deverá confirmar o aditamento, imprimir o comprovante de aditamento de renovação gerado pelo SisFies e protocolar no SIGA.

Em caso de aditamento Simplificado, o protocolo do comprovante de confirmação poderá ser feito através do SIGA ONLINE, através do link https://sigaonline.pucpr.br/.

 

Em caso de aditamento Não Simplificado, o protocolo do comprovante de confirmação deverá ser feito no atendimento PRESENCIAL do SIGA, visto que o aluno receberá uma via do DRM Não Simplificado assinado para comparecimento ao banco.

É de extrema importância manter seu número de telefone celular atualizado, pois o FNDE enviará um código via SMS para a confirmação de seu aditamento.

Os comprovantes de aditamentos SIMPLIFICADOS poderão ser encaminhados através do SIGA Online, para mais informações consulte nosso Manual de Aditamento Simplificado Online.

 

Atenção!

Caso tenha algum ajuste acadêmico pendente, o aluno deverá rejeitar o aditamento e entrar em contato para correção dos valores nos prazos estabelecidos. É de inteira responsabilidade do aluno a conferência dos valores aditados, pois uma vez confirmado, não será possível realizar quaisquer alterações no aditamento.

Em caso de dúvidas de como realizar sua renovação acesse o manual de renovação do FIES. O não comparecimento nos prazos de acordo com o cronograma acima poderá ocasionar o cancelamento do aditamento e posterior estorno dos valores utilizados.

 

Alunos com Aproveitamento acadêmico inferior a 75%

Alunos com aproveitamento acadêmico inferior a 75% receberam e-mail informando-os que realize via IGER a justificativa pela não obtenção do rendimento acadêmico para que seja analisado pela CPSA. Lembrando que os alunos que não tiveram rendimento acadêmico por mais de 2 vezes poderão ter o seu financiamento rejeitado pela instituição de ensino conforme previsto em PORTARIA NORMATIVA Nº. 15, 08 DE JULHO DE 2011.

 

Alunos com Pendências de Renovação

Os alunos que não estiverem conseguindo validar os dados no SisFies por algum erro do sistema, deverão abrir chamado no fale conosco do FNDE (www.fnde.gov.br) e trazer impressa a tela do erro e o comprovante de abertura do chamado com o respectivo número no SIGA do respectivo campus nos prazos estabelecidos; devendo acompanhar assim que regularizado sua situação e informar a CPSA para que realize novamente seu aditamento.

Em caso de dúvidas de como abrir um chamado clique aqui.

 

Os processos de renovação dos alunos dos campus fora de sede terão alterações de procedimento. Estes serão comunicados após a divulgação pelo MEC da Portaria Normativa que define os prazos do aditamento.

FIES - TERMO DE PARTICIPAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2016

O Ministério da Educação publicou a Portaria Normativa n.º 13 de 11 de dezembro de 2015 com as regras para o processo seletivo do FIES para as novas contratações a partir do 1º Semestre de 2016.

 

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o ESTUDANTE que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:

a)           Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na redação superior a zero;

 

b)           Possua renda familiar mensal bruta per capita de até dois e meio salários mínimos.

 

Parágrafo único. Compete exclusivamente ao estudante certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer no referido processo seletivo, observadas as vedações previstas na Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.

 

O MEC ainda não definiu as datas das inscrições para o FIES de 2016. As Inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet na página do Fies Seleção na internet, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br 

 

Segundo o Art. 7º da referida Portaria, as vagas que serão disponibilizadas para o 1º Semestre de 2016 para novos contratos em todo o território nacional deverá atender e obedecer aos seguintes critérios de distribuição:

As propostas do número de vagas a serem ofertadas no âmbito do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016, nos termos do inciso III do caput do art. 5º, serão submetidas à aprovação da SESu-MEC, que adotará os seguintes critérios de seleção:

I - disponibilidade orçamentária e financeira do Fies;

II - conceito do curso obtido no âmbito do Sinaes, nos termos do art. 1º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2010;

III - cursos prioritários;

IV - relevância social apurada por microrregião; e

V - medidas adotadas pela SERES-MEC, pela SESu-MEC ou pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que impactem no número de vagas autorizadas no Cadastro e-MEC ou no número de vagas ofertadas pela IES em cada curso e turno.

 

Conforme o mesmo artigo § 6º Somente serão ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 as vagas selecionadas pela SESu-MEC.

 

A PUCPR assinou o Termo de Participação do FIES com a proposta das vagas para o 1º Semestre de 2016. Salientamos que estas vagas, bem como sua distribuição estão sendo submetidas à aprovação da SESu-MEC e ainda não foram confirmadas por parte do respectivo órgão.

 

Conforme previsto no art. 6º item V, da Portaria Normativa n.º 13 de 11 de dezembro de 2015, confira abaixo:

Portaria Normativa n.º 13 de 11 de dezembro de 2015

Termo de Participação do FIES - 1º 2016 – PUCPR 

FIES - Manual

Para dúvidas relacionadas a Inscrição, Aditamento ou Abertura de Demanda, consulte os manuais abaixo:

Manual de Inscrição

Manual de Aditamento

Manual de Abertura de Demanda

Manual de Aditamento Simplificado pelo SIGA Online

Crédito Universitário Bradesco

A PUCPR, atenta às mudanças no sistema de concessão de financiamento estudantil por parte do governo, realizou parceria com o Banco Bradesco, com o intuito de viabilizar aos seus estudantes uma outra opção de financiamento à Educação Superior.

Trata-se de uma Linha de Crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação. O estudante pode parcelar as mensalidades do semestre em até 12 meses e, caso necessite financiar o semestre subsequente também, o pagamento destas parcelas inicia-se após o pagamento do semestre anterior.

Para contratar o financiamento, o estudante deve comparecer ao SIGA e solicitar a Declaração de Aptidão com valor do semestre.  Com este documento deve comparecer ao Banco e realizar a contratação do financiamento.

Após a contratação, o contrato firmado deve ser protocolado no SIGA para que o estudante possa obter o benefício em suas mensalidades.

Simule seu financiamento aqui.

FUNDO SOLIDÁRIO

O Crédito Educacional (Fundo Solidário) da PUCPR é destinado a custear as mensalidades de estudantes que demonstrem não ter como arcar integralmente com os custos de sua formação. O percentual financiado é de 25% ou 50% do valor da mensalidade do curso, sendo que, por se tratar de um financiamento de longo prazo, o fornecimento do Fundo Solidário é condicionado à apresentação de fiador, o qual deve atender os seguintes requisitos:

  • Ter rendimento mínimo de duas vezes o valor da mensalidade;
  • Ter pelo menos um imóvel quitado e idoneidade cadastral;
  • Qualquer pessoa física poderá ser indicada para fiador, inclusive os pais do estudante, exceto o cônjuge do estudante;
  • Não será aceita a indicação de pessoa jurídica como fiadora.

 

IMPORTANTE:

1) Após preenchimento dos formulários, imprimir, anexar a documentação solicitada e entregar no SIGA.

2) A inscrição do crédito educacional não exime o estudante do pagamento da mensalidade.

3) Processo com documentação incompleta será indeferido.

4) Leia o MANUAL DE INSCRIÇÃO do Crédito Educacional antes de começar a sua inscrição.

5) O benefício não é retroativo a mensalidades já vencidas.

6) Documentação para o crédito educacional conforme edital.

7) As concessões obedecerão aos seguintes critérios:

- Considerando os critérios de renda do grupo familiar será calculado o índice de corte:

fórmula crédito educacional

Onde:

IC - representa o índice de corte;

N - representa o número de pessoas que compõem o grupo familiar;

SM - representa o valor do salário mínimo;

RF - representa a soma da renda de todos os componentes do grupo familiar;

CM - representa o valor da mensalidade do estudante;

D - representa os gastos médicos com membro familiar. Caso comprovado gastos médicos com membro do grupo familiar será incluído peso 1,5 no cálculo do índice (estes deverão ser comprovados documentalmente através de nota fiscal, recibo e lado médico com respectiva identificação do CID).

Para IC inferior a 25% não será autorizado financiamento.

IC de 25% a 45% será autorizado financiamento de 25%.

IC acima de 45% será autorizado financiamento de 50%.

8) A divulgação dos resultados ocorrerá pelo Portal do Aluno em até 30 (trinta) dias da data de entrega da documentação.

9) O benefício do Crédito Educacional não é cumulativo ao benefício do FIES.

  

                                             Botão Inscrição e boleto reembolso

 

 

ATENÇÃO: TEMPORARIAMENTE ESTÁ DISPONÍVEL APENAS A INSCRIÇÃO PARA O CRÉDITO EDUCACIONAL, OS BOLETOS DE REEMBOLSO DEVEM SER SOLICITADOS PRESENCIALMENTE NO SIGA OU ATRAVÉS DO SIGA ONLINE. 

Os estudantes da PUCPR terão acesso ao resultado de seu financiamento no Portal do Aluno e no SIGA de cada campus

Edital de vagas para adesão ao Crédito Educacional - 1° Semestre de 2017

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio deste Edital, torna público os procedimentos, critérios e normas para fins de adesão ao financiamento estudantil desta instituição, para os cursos de Graduação (exceto Medicina), a fim de atender alunos que necessitam custear as mensalidades do curso e demonstrem não ter como arcar integralmente com os custos de sua formação.

  •  Inscrições e entrega de documentos, ocorrerão entre o período de  08 de Novembro de 2016  a 17 de Março de 2017.

Edital de vagas Crédito Educacional - Específico para o curso de Medicina - 1° Semestre de 2017

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio deste Edital , torna público os procedimentos, critérios e normas para fins de adesão ao financiamento estudantil desta instituição, para o curso de Graduação de Medicina, a fim de atender alunos que necessitam custear as mensalidades do curso e demonstrem não ter como arcar integralmente com os custos de sua formação.

  •  Inscrições e entrega de documentos, ocorrerão entre o período de  08 de Novembro de 2016  a 17 de Março de 2017 (respeitando o número de vagas).

Crédito Educacional - Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado

Para inscrever-se, o aluno deve estar regularmente matriculado no Programa e realizar a abertura de protocolo presencial no SIGA. Deve entregar os documentos solicitados, formulário do grupo familiar e do fiador disponíveis logo abaixo devidamente preenchidos.

As inscrições serão analisadas e avaliadas por uma comissão, que poderá a qualquer tempo, solicitar a apresentação de outros documentos considerados pertinentes. O resultado será divulgado através de protocolo em até 30 dias a partir da entrega da documentação.

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

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