PUCPR

Sub Menu contents

Perguntas Frequentes

  • Onde localizo meu login para acesso à Intranet?
    • O login pode ser consultado na página www.pucpr.br clicar em “Portal do Aluno”, na opção "Consultar login". Basta fornecer seu CPF para visualizá-lo.
  • Como localizo minha senha para acesso à Intranet?
    • Sua senha de acesso foi automaticamente atribuída, de forma a facilitar o seu primeiro acesso. A senha é composta das duas primeiras letras do seu nome, em minúsculo, dos símbolos @@ e da soma das componentes da sua data de nascimento (dia+mês+ano). Por exemplo a pessoa Maria da Silva, nascida em 01/02/1980 teria como primeira senha ma@@1983. Após o seu primeiro acesso, você deve criar uma nova senha.
  • Como solicito o Atestado de Matrícula?
    • O Atestado de Matrícula deve ser solicitado no Portal do Aluno acessando o endereço www.pucpr.br, com seu login e senha, após deve seguir os seguintes passos:
      • Em Página Inicial “solicitações”, você deve escolher a opção “Atestado de Matrícula”;
      • Na nova tela, selecione “Atestado de Matrícula” e clique em “Solicitar”. Será apresentada uma mensagem de confirmação;
      • Para impressão do atestado de matrícula, volte à Página Inicial e clique em “Minhas Solicitações”;
      • Na nova tela disponibilizada, selecione “Baixar arquivo solicitado”, resultando o arquivo em PDF para impressão.
  • Como acessar as minhas notas?
    • As notas devem ser consultadas no Portal do Aluno acessando o endereço www.pucpr.br, com seu login e senha.
  • O que é o Eureka?
    • O Eureka é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da PUCPR, onde você terá a oportunidade de interagir com os demais participantes por meio da sala virtual, acompanhar o cronograma das atividades, entregar trabalhos e participar de discussões.
  • Como solicitar a Reopção de curso?
    • O aluno poderá solicitar a Reopção de curso por meio do Portal do Aluno ou comparecendo pessoalmente no SIGA; deverá ocorrer de acordo com o calendário acadêmico, e o parecer dependerá da disponibilidade de vagas.
  • Como solicitar o Trancamento de Matrícula?
    • O aluno poderá solicitar o Trancamento da matrícula comparecendo pessoalmente no SIGA; poderá ser concedido por até quatro semestres inunterruptos ou não consecutivos.
  • Como solicitar a Reabertura de matrícula?
    • O aluno que tiver trancado sua matrícula e quiser retornar aos estudos deverá comparecer ao SIGA e solicitar a reabertura de matrícula, de acordo com o prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico da Instituição. O aluno ficará sujeito às Regras existentes no Regimento Geral e adaptações decorrentes de possíveis mudanças no currículo do curso a que estiver vinculado.
  • Como solicitar o cancelamento do curso?
    • A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada pelo aluno ou responsável munido de procuração jurídica (caso menor de idade os pais ou pessoa com procuração assinada pelos pais) pessoalmente no SIGA. O cancelamento do curso por parte do aluno não dá direito à restituição integral de valores investidos.

Informação Importante

Antecipe-se! Verifique nos tutoriais como solicitar os protocolos abaixo, e no período estipulado em Calendário Acadêmico você saberá o passo a passo para realizar sua solicitação.

Perguntas frequentes - Matrícula

Regras

  • Possuo algumas disciplinas pendentes (dependências ou disciplinas trancadas), ficarei retido em meu período?
    • Não há mais a regra para retenção de período. O aluno que possuir pendências, não importando quantas sejam, poderá avançar de período de forma automática, não necessitando de autorização da Coordenação nem de Protocolo ao SIGA. De todo modo é recomendável que você não acumule pendências, ou seja, procure cursá-las à medida que avança no curso.
  • Se não participar da Colação de Grau do curso, o que acontece?
    • A solenidade de colação de grau é ato obrigatório para conclusão do curso de graduação. O aluno pode optar por participar da solenidade junto com a turma, organizada pela Comissão de Formatura, ou ainda participar da Colação de Grau Especial realizada pela Instituição. Para informações sobre a Colação de Grau especial o aluno deve entrar em contato com o SIGA.
  • Se o curso for avaliado pelo ENADE, e o aluno não participar, o que acontece?
    • O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para conclusão do curso e obtenção do respectivo diploma.

Disciplinas

Regime por Disciplina
(Alunos ingressantes a partir de 2013)

  • Qual a diferença do correquisito para o pré-requisito e para o requisito especial? E o que é Requisito de Posição?
    • Pré-Requisito (PR): uma disciplina é pré-requisito de outra sempre que o conteúdo e as competências desenvolvidas por uma disciplina representem condição fundamental para acompanhar o conteúdo de outra disciplina, exigindo-se a aprovação na primeira para poder cursar a segunda.

      Exemplo: Disciplinas I e II: Cálculo I e Cálculo II; Composição Formal I e Composição Formal II; Estágio Curricular Obrigatório I e Estágio Curricular Obrigatório II; Química do Solo I e Química do Solo II; Concreto Armado I e Concreto Armado II
      Disciplinas de mesma área de conhecimento: Matemática Financeira e Administração Financeira; Morfologia de Plantas Inferiores e Melhoramento Genético Animal e Vegetal.
      Disciplinas que necessitam das competências anteriores: Estatística e Pesquisa Operacional; Teoria Geral de Sistemas e Projeto Organizacional e Sistemas Corporativos I; Recursos Tecnológicos para Educação II e Gestão das Mídias Educacionais I (Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular dos cursos).

      Requisito Especial (RE): utilizado para disciplinas que teriam pré-requisito entre semestres subsequentes. Neste caso, o aluno reprovado (somente por nota ou somente por falta) em dada disciplina, deverá estar matriculado na mesma para poder se matricular na subsequente.
      i. Quando a disciplina for considerada requisito especial, a matrícula será permitida aos alunos apenas nos seguintes casos: a) se o aluno obteve média final entre 4 e 4,9 e frequência superior a 75%; ou b) se o aluno obteve média igual ou superior a 7,0 e frequência inferior a 75%.
      ii. O aluno que estiver cursando um requisito especial, não pode trancar a disciplina antecedente sem trancar a subsequente. É permitido apenas trancar a subsequente ou as duas juntas (respeitados os prazos para trancamento de disciplinas).
      iii. O requisito especial não libera o aluno nem das presenças e nem do alcance da média, mesmo que já tenha obtido qualquer uma das duas anteriormente.

      Exemplo: todas as disciplinas apresentadas como pré-requisitos, desde que estejam em semestres subsequentes (1º e 2º períodos, 2º e 3º, 3º e 4º e assim por diante) e sejam indicadas como requisitos especiais na matriz curricular do curso. (Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular dos cursos).

      Co-Requisito (CR): duas ou mais disciplinas que devem ser cursadas simultaneamente são classificadas como co-requisitos.
      Qual a diferença do co-requisito para o pré-requisito e para o requisito especial? Enquanto no pré-requisito não há possibilidade de matrícula simultânea (é necessário concluir o pré-requisito para avançar) e o requisito especial permite a matrícula ao aluno não aprovado (por algum critério) numa das disciplinas, o co-requisito permite apenas matrícula simultânea no grupo ou requer aprovação em uma delas para matrícula na outra.

      Exemplo: Fisiologia I é co-requisito de Histologia I, ou seja, pode-se cursar apenas Fisiologia I ou Fisiologia I e Histologia I juntas. Mas para cursar Histologia I, é obrigatório a) já ter sido aprovado em Fisiologia I; ou b) cursar simultaneamente as duas (Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular dos cursos.)

      Requisito de Posição (RP):exigência do cumprimento prévio de determinado número de créditos (percentual do número de créditos do curso) ou de determinada carga horária para que seja permitida a matrícula em uma disciplina.

      Exemplo: Para poder cursar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) o estudante deve ter cumprido 80% da carga horária ou dos créditos do curso. Idem para Estágio Supervisionado e para Internato em Especialidades Médicas (Exemplo hipotético apenas para fins ilustrativos. Sempre consulte a matriz curricular dos cursos).

  • O que é PLP (Exame de Proficiência em Língua Portuguesa)?
    • É um exame de proficiência em língua portuguesa, e todos os alunos ingressantes a partir de 2013 deverão se submeter a ele ao longo do curso. É recomendável que o aluno o faça já no primeiro ano na PUCPR. A aprovação no PLP é pré-requisito para uma determinada disciplina em cada curso. Seu propósito é atestar a proficiência em língua portuguesa e proporcionar excelência acadêmica para os alunos da PUCPR. (Exame para alunos ingressantes a partir de 2013).
  • Posso cursar várias disciplinas Optativas de outro curso?
    • As disciplinas Optativas não fazem parte da matriz curricular do curso, e não integralizam a carga horária. Você poderá cursar quantas disciplinas Optativas desejar, conforme sua escolha (atendendo às exigências de vagas e requisitos). Esse tipo de disciplina serve para enriquecimento curricular, ou seja, para que você adquira competências e conhecimentos que não estejam necessariamente previstos em seu curso. Ao incluir disciplinas você deverá ficar atento ao impacto financeiro em sua mensalidade.
  • Ao solicitar ajustes acadêmicos (transferência de turma/turno, reopção de curso) posso desde já cursar na nova turma/turno, ou em outro curso?
    • Não. É necessário que você aguarde resultado da solicitação, pois enquanto o pedido não é formalmente deferido e lançado no sistema, você pertence à turma atual e não se encontra nos registros da nova turma. Isso fará com que você receba faltas que não serão abonadas ou justificadas. O correto é manter frequência na sua turma atual até o resultado e então mudar para a turma nova somente quando deferido o processo.
  • Ao solicitar ajustes acadêmicos (trancamentos, dispensas de disciplinas) posso deixar de participar das aulas desde já?
    • Não, você deverá aguardar o resultado, pois este resultado está condicionado à análise da coordenação de curso.
  • Consegui um novo emprego ou minha empresa mudou meu horário de trabalho. Posso mudar de turno?
    • A PUCPR só prevê a mudança de turno em casos excepcionais, devidamente comprovados documentalmente, e com a anuência da coordenação de curso, desde que haja vagas disponíveis no turno desejado. O processo de lançamento de notas e frequências no turno pretendido será de responsabilidade da coordenação de curso. Salvo, alunos bolsistas, que deverão verificar Edital próprio de acordo com seu benefício.
  • Como fico sabendo dos prazos e informações importantes relativas ao meu curso?
    • Na página do SIGA você tem acesso ao calendário acadêmico vigente, informativos e vídeos que são importantes para o semestre e para a vida acadêmica. A coordenação envia, regularmente, mensagens via eureka. O SIGA envia também envia e-mails informativos, sobre questões acadêmicas, financeiras, de Bolsas e eventos. No entanto, se ainda tiver dúvida, procure sempre a secretaria do curso ou o atendimento SIGA.
  • Se eu não cumprir as Atividades Complementares, o que acontecerá?
    • As atividades complementares compõem a carga horária total do Curso, o não cumprimento das horas previstas no Projeto Pedagógico, impedirá o aluno de concluir o curso.

Financeiro

Assuntos Acadêmicos

CARO ALUNO,


     Para adiantar seu atendimento faça suas solicitações pela sua INTRANET.

     Caso não possua computador disponibilizamos no SIGA terminais para facilitar suas solicitações.

 

* Usando sua INTRANET siga os seguintes passos:

  •   Acessar o Portal do Aluno com login e senha;

  •   No campo IGER (lado superior esquerdo) acessar INICIAR > PAPIRUS > DOCUMENTO > NOVO >  SELECIONAR O PROTOCOLO SIGA - Outras solicitações;

  •   Anote o número do protocolo, que você irá utilizar para acompanhar o status e a devolutiva final do seu pedido.

 * Você também poderá procurar a SECRETARIA DO SEU BLOCO.

 * Para acessar o RESULTADO  de sua solicitação você deverá:

  •   No campo IGER (lado superior esquerdo) acessar INICIAR > PAPIRUS > DOCUMENTO > PESQUISA >     DOCUMENTOS QUE SOU SOLICITANTE;

  •   Informar o número do documento no campo correto e clicar em pesquisar.

 

Solicitações e Entregas de Documentos

Histórico Escolar

  •  Solicitação somente via IGER.
  •  Após o pagamento da  taxa acompanhe pelo IGER a finalização do protocolo.
  •  A retirada do documento será na Secretaria do seu bloco.

 

Atestado de Matrícula

  •  Agora você poderá obter seu atestado de matrícula diretamente no Portal do Aluno. Basta cumprir os seguintes passos:
  •  Após acessar o sistema, na Página Inicial em “solicitações”, você deve escolher a opção “Atestado de Matrícula”;
  •  Na nova tela, selecione “Atestado de Matrícula” e clique em “Solicitar”. Será apresentada uma mensagem de confirmação;Para impressão do atestado de matrícula, volte à Página Inicial e clique em “Minhas Solicitações”;
  •  Na nova tela disponibilizada, selecione “Baixar arquivo solicitado”, resultando o arquivo em PDF para impressão.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba