Biblioteca
 

 

 

Bibliotecas Hospitalares

As bibliotecas especializadas em saúde ou bibliotecas médicas não são recentes. Já no Egito antigo havia grandes coleções de livros médicos, assim como na Assíria e China. Dos 30000 fragmentos de tábuas de argila com escrita cuneiforme que pertenciam à biblioteca de Assurbanipal, rei da Assíria (668-626 a.C.), cerca de 800 eram relacionados à medicina.

Nos Estados Unidos, a National Library of Medicine – NLM (Biblioteca Nacional de Medicina), foi fundada em 1836 e tornou-se, na atualidade, a mais importante da área no mundo.

No Brasil, desde os anos 70, destaca-se no controle bibliográfico nacional a formação de redes, dentre as quais está, com posição privilegiada, a de informação em Ciências da Saúde, devido às ações das bibliotecas da USP e da Bireme.

Dos 31 hospitais existentes em Curitiba (dados do Ministério da Saúde), apenas oito possuem bibliotecas voltadas à área médica, com profissionais especializados responsáveis pelas mesmas, dentre as quais está a Biblioteca Professor José Loureiro Fernandes.



Coleção Especial