Histórico

Em 1977 iniciou-se na PUC o atendimento médico-hospitalar, com a incorporação do Hospital Cajuru pela SPC - Sociedade Paranaense de Cultura - hoje, Associação Paranaense de Cultura. A partir daí, foram implementadas mudanças na estrutura e no atendimento, a fim de transformá-lo em Hospital Universitário e em Pronto-Socorro Municipal.

Em 1999, a provedoria da Santa Casa de Misericórdia iniciou diálogo com a reitoria da PUCPR, a fim de estabelecer uma aliança entre as duas instituições. Em 23 de agosto de 1999 foi aprovada, em Assembleia Geral da Irmandade, a Aliança PUCPR -Santa Casa, sendo homologada pela SPC em 27 de agosto do mesmo ano.

 
   

Em 11 de abril de 2000, tomou posse a nova mesa administrativa e Provedoria, tendo o Reitor Clemente Ivo Juliatto como Provedor.

A Aliança disponibiliza para a Santa Casa todo o apoio estrutural e econômico que ela necessita para o desenvolvimento do seu trabalho assistencial e institucional; em contrapartida, possibilita a PUCPR a ampliação de sua capacidade de prestação de serviços educacionais na área da saúde. Ambas as organizações, utilizando os benefícios, ampliam suas respectivas capacidades de ação na realização de suas missões institucionais de servir à comunidade.

Em julho de 2011 foi inaugurada a UNIICA, uma instituição voltada à assistência privada e que surge com o propósito de atender pacientes em situação de crise. No mesmo ano, em novembro, é inaugurado o Hospital Marcelino Champagnat, referência em Curitiba e um dos mais modernos complexos hospitalares do sul do Brasil com atuação nas áreas clínicas e cirúrgicas de média e alta complexidade.

Todo este complexo hospitalar garante o atendimento de mais de 395 mil pessoas anualmente, ofertando maior campo de aplicação prática aos alunos e garantindo um ensino de excelência, ao mesmo tempo em que promove a melhoria da qualidade de vida dos membros de sua comunidade.

A partir de maio de 2012, orientada por princípios éticos, cristãos e maristas, que tem por missão a excelência na prestação de serviços à comunidade e contínuo desenvolvimento do ensino e da pesquisa, a Aliança Saúde PUCPR - Santa Casa passa a ser identificado como Área de Saúde o Grupo Marista.