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A candidatura de propostas sócio-comunitárias de instituições externas interessadas na adesão ao Projeto Comunitário é vinculada à formalização de termo de cooperação técnica, científica e financeira, celebrado entre a instituição interessada e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Antecedendo à formalização do termo mencionado, as instituições interessadas deverão cumprir alguns quesitos e encaminhar alguns documentos solicitados pelo Núcleo de Projetos Comunitários.

1. O cumprimento dos quesitos para a formalização do termo de cooperação técnica dependente de:

  • Realização de visita técnica institucional por parte da equipe do Núcleo de Projetos Comunitários.
  • Demanda de vagas de universitários para cada semestre, em específico.
  • Análise de documentos da instituição, conforme item 1.1 (Documentação).
  • Validação das propostas de ação, encaminhadas ao Núcleo de Projetos Comunitários, em consonância com as prerrogativas da Resolução nº 106/2001 CONSUN-PUCPR que regulamenta o Projeto Comunitário. Tais prerrogativas devem constar no conteúdo da proposta apresentada, pela instituição candidata, no preenchimento do formulário que se encontra abaixo:

         Formulário para parceiros externos (arquivo em excel)

1.1  Documentação

Os seguintes documentos devem ser apresentados:

  • Fotocópia do CNPJ.
  • Certificados de utilidade pública (quando for o caso).
  • Estatuto da instituição.
  • Foto institucional (parte externa).  
  • Cópia do RG e CPF do Responsável Institucional
  • Termo de adesão de atuação voluntária, quando for o caso, para membros da equipe que não possuírem vínculo com a PUCPR e/ou instituição conveniada.

1.2 Outras informações necessárias que devem ser entregues por escrito:

Caracterização da identidade e estrutura institucional onde deverão estar descritos:

1. Nome da instituição;

2. Responsável geral;

3. Área de atuação;

4. Endereço;

5. Apresentação da Instituição (contendo breve histórico);

6. Sua missão;

7. O público que atende (tipo e quantidade de atendidos);

8. Suas principais atividades e finalidades;

9. Suas necessidades de colaboração do Projeto Comunitário;

10. Formas de retorno do projeto para o usuário e para o aluno;

11. Pessoa para esclarecimento e contato sobre a proposta na Instituição e endereço para encaminhamento do Parecer da Comissão de análise;

A comissão reúne-se uma vez a cada semestre e emite parecer sobre a proposta, encaminhando à instituição a resposta da apreciação.

2 Prioridades de ação na elaboração de proposta:

É importante que a instituição considere as seguintes prioridades de ação na elaboração das propostas:

  • Melhoria da qualidade de vida das comunidades.
  • Apoio a comunidades rurais e de pescadores.
  • Promoção e assistência à saúde.
  • Promoção dos marginalizados.
  • Apoio à cultura ecológica.
  • Assistência a pessoas com necessidades especiais.
  • Apoio a instituições beneficentes e de promoção comunitária.
  • Defesa e promoção dos direitos humanos.
  • Apoio ao autoemprego e geração de renda.
  • Fortalecimento da integração e autonomia dos municípios.

Para encaminhamento de parceria entre em contato conosco.

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