Acadêmicos encerram participação em curso do Projeto Comunitário

A formação englobou diagnóstico, planejamento e ações na instituição social Vovô Vitorino

O curso “Formação em diagnóstico e planejamento participativo em instituições de cunho social”, ofertado pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com a instituição Vovô Vitorino, encerrou-se no último dia 24 de junho. Sete acadêmicos, dos cursos de Relações Públicas, Direito e Arquitetura e Urbanismo, participaram da formação, que compreendeu duas etapas, a teórica e a prática.

No início do segundo semestre de 2016, os acadêmicos participaram do processo seletivo para participarem do projeto. A atividade iniciou com uma formação de 40 horas, que foi ministrada pela responsável do Projeto Comunitário, Juliana de Oliveira Souza, com a metodologia de pesquisa-ação. Também neste período, os acadêmicos desenvolveram o diagnóstico e um plano de ação com a instituição.

Esse plano foi colocado em prática no primeiro semestre de 2017, como ação social do Projeto Comunitário. Assim, cinco frentes de ações foram construídas e realizadas com a instituição: comunicação, com oficina de cartazes e desenhos para as crianças; empoderamento feminino, com a participação de 15 mulheres em oficina de automaquiagem, com sessão de fotos; segurança e primeiros socorros, com a participação do Comando do Corpo de Bombeiros na oficina de primeiros socorros e afogamento; garantia de direitos, com oficina sobre direitos trabalhistas e direitos da família, com a participação de uma advogada voluntária e que atua como juíza leiga; e geração de renda, com oficina de decoração de festas com recicláveis e produção de convites.

Além das ações realizadas, foi promovida pelos estudantes, durante os meses de maio e junho, uma campanha de arrecadação de alimentos para colaborar na atividade “Reciclar é viver”, na qual a comunidade do entorno pode trocar materiais recicláveis por alimentos. Com as oficinas, durante os últimos meses, um total de 100 pessoas foram impactadas diretamente com todas as ações propostas.

Publicado em: 04/07/2017Página Anterior