Aldeia Tupã Nhe’e Kretã recebe acadêmicos da PUCPR

A ação “Vivências junto às comunidades tradicionais” foi promovida pelo Núcleo de Projetos Comunitários

Nos dias 3 e 4 de dezembro, acadêmicos realizaram imersão na Aldeia Tupã Nhe’e Kretã, localizada em São José dos Pinhais. O objetivo da ação foi propiciar aos estudantes contato com comunidades tradicionais de forma mais profunda. Os estudantes vivenciaram a rotina da comunidade e puderam se envolver nas atividades diárias.

Os estudantes, acompanhados de uma representante do Núcleo de Projetos Comunitários, começaram os trabalhos no sábado de manhã. Com a ajuda de outros voluntários do mutirão e dos homens da comunidade, se dividiram em dois grupos e realizaram a construção da casa de reza e a construção de uma casa de apoio junto ao rio. À noite, realizaram uma roda de conversa em volta da fogueira e tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a origem da etnia Kaigang, a luta dos seus ancestrais pelos direitos indígenas e a trajetória da comunidade para conseguir sua terra.

No domingo, o trabalho na casa de reza foi retomado pelos estudantes e homens da Aldeia. No meio da tarde, os acadêmicos refletiram sobre sua vivência e o significado das atividades realizadas, finalizando a primeira imersão na Aldeia Tupã Nhe’e Kretã.

“O objetivo é possibilitar a troca dialógica de saberes e de criação nos estudantes de um senso crítico sobre a realidade e que partir desta vivência ele possa repensar sua forma de viver, sua prática profissional e seu papel na construção de um projeto de sociedade”, destaca Juliana de Oliveira Souza, responsável pela atividade no Núcleo de Projetos Comunitários.

Publicado em: 12/12/2016Página Anterior