PUCPR

Sub Menu contents

Instituições Conveniadas e Parcerias

Aspecto relevante do PPGT da PUCPR é o intercâmbio entre Programas de Instituições conveniadas no exterior, fomentando a internacionalização, tão importante num mundo cada vez mais globalizado. Trata-se de intercâmbios consolidados e estáveis de docentes e produção científica, com esforços para maior intercâmbio também de alunos.

Em geral, os convênios assumem um acordo para desenvolver conjuntamente atividades de pesquisa, docência, cursos, intercâmbio de docentes, estudantes e pesquisadores através de suas respectivas faculdades e institutos de pesquisa nas áreas de comum interesse acadêmico, científico e cultural. Tais atividades devem beneficiam os objetivos acadêmicos comuns e são realizadas pelos meios de que as partes dispõem.

 

 CONVÊNIOS:

1- UPM - Universidade Pontifícia do México – Cidade do México.

Data do Convênio: Convênio firmado em 18/03/2010.

Docentes envolvidos no Intercâmbio: Agenor Brighenti - PUCPR e Carlos Mendoza UPM.

 Histórico da Instituição: Foi fundada em 25 de janeiro de 1553. Adquirida todos e cada um dos privilégios da Universidade de Salamanca por voto de Filipe II, outubro 17, 1562. A bula papal que é assumida pelo Papa Clemente VIII, 07 de outubro de 1595. Seus primeiros estatutos deu Dr. Pedro Farfan, Agosto 18, 1580, mas aqueles que foram transcendeu o visitante e Bispo de La Puebla, D. Juan de Palafox y Mendoza. Durante a Nova Espanha, nesta instituição formou os homens mais notáveis da Igreja e da Sociedade. Durante o período de independência, 1810-1821, e Pontifícia Universidade do México Nacional começou a diminuir e já não tinha uma presença significativa nesses eventos. Após uma série de fechamentos e reaberturas condicionadas pelas circunstâncias políticas do país, diluído para 1867.

A Faculdade de Teologia foi atribuído a 19 de fevereiro de 1998, Convênio n º 982 027. Mais tarde, o setembro reconhece o Mestrado em História do catolicismo no México, Convênio n º 994 333, de 24 de setembro de 1999. Da mesma forma, 16 de janeiro de 2004 é concedido a RVOE graduação em Finanças, Acordo 2.004.020; Marketing, Contrato de 2.004.021, e Pedagogia, do Contrato de 2.004.022. Estas três novas raças ainda não estão operando. O Instituto de Ciências Religiosa RVOE adquire 10 de Novembro de 2006, para Convênio n º 2006483.

A Pontifícia Universidade do México é um trabalho de toda a Igreja do México: Participação das dioceses, institutos religiosos, Sociedades de Vida Apostólica e leigos, é cada vez maior, todos estão contribuindo para professores e alunos.

Vinte e cinco anos após a sua reabertura, a Universidade continua a dar frutos em suas Bacharelado, advogados e médicos de Filosofia, Teologia, Direito Canônico e Estudos Religiosos, que nas Dioceses e Institutos Religiosos no México e no exterior, ajudar a educação religiosa superior e colaborar em muitas outras atividades da igreja. É também o primeiro a ter licenciados em Direito formados.

http://www.pontificia.edu.mx/

Professor Visitante Carlos Mendonza

upm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Universidad de La Salle – Bogotá, Colombia.

Data do Convênio: Convênio firmado em 10/04/2011.

Docentes envolvidos no Intercâmbio: Sérgio Rogério Junqueira - PUCPR e Juan Manuel Torres Serrano - Colombia.

Histórico da Instituição: Ela começou seu trabalho acadêmico no primeiro semestre de 1965 Programas de Economia, Filosofia e Licenciatura em Engenharia Civil em Química e Biologia e Matemática e Física. Há 42 anos tinha uma planta de 20 professores e 98 estudantes.

É reconhecido pelo Estado colombiano é regido pelo seu próprio Estatuto Orgânico, e conforme previsto na Constituição e na Lei 30 de 1992 e seus regulamentos de execução.

Foi fundado pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (ou Christian Brothers) em 15 de novembro de 1964. Hoje, oferece 21 programas acadêmicos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, dos quais 5 são a educação, especialização, 16 programas, dos quais 3 são cinco Mestres da Educação. Tem 13.521 alunos matriculados em cursos de graduação e 462 alunos de pós-graduação, que são atendidos por 1.014 professores, dos quais 87% têm pós-graduação, e 739 administrativos e pessoal de serviço.

www.unisalle.lasalle.edu.co

LASALE

 3- Universidade Católica de Santa Fé -Argentina

Data do Convênio: Convênio firmado em 17/06/2011.

Docente envolvido no Intercâmbio: Márcio Luiz Fernandes -PUCPR.

Histórico da Instituição: Era 1956 e, ao som do que estava acontecendo em outras partes do país (Buenos Aires, Córdoba, Tucumán e Salta, etc.) - germina na mente dos jovens profissionais e ativa santafesinos católicos a idéia de organizar uma universidade católica fundada na terra que Juan de Garay.

E é assim que a 09 junho de 1957 revela a Fundação Instituto de Auto Universidade Católica de Pro-Free-Santa Fe, pelo então Arcebispo de Santa Fé, Bispo Dr. Nicholas Fasolino.

Um 29 de junho de ocupar a cadeira de primeiro Dr. Osvaldo Stratta e Monsenhor Dr. Nicholas Fasolino, este último com uma palestra sobre "A tradição da universidade e da Igreja no Rio de la Plata".

As funções docentes começar imediatamente, ditando aulas na Professional Women Association 1683 Calle San Martín, que gentilmente cede suas instalações.

Os primeiros cursos e faculdades eram de Filosofia, Ciências da Educação, Teologia, História, Literatura e Direito. Em 1960, ele criou as Faculdades de Arquitetura e Economia. Ao mesmo tempo, ele iniciou suas atividades na Escola Superior de Agricultura e Veterinária esperança, graças a um acordo com a Congregação do Verbo Divino, que acontecem à jurisdição da Universidad Nacional del Litoral maio 1973. Em 1967 foi criada a Escola de Ciência do Solo, de acordo prévio com o governo provincial, e da Escola de Estudos Cooperativos.

E é assim que a 20 de outubro de 1958 é obtido status legal pelo Decreto Provincial n º 11.647 e meses depois, em 30 de março de 1959, concluindo o Acto Fundador e Estatutos do trabalho, sob o nome de " Instituto Católico ".

E, finalmente, em 15 de agosto de 1960, pelo Decreto n º 9621, e ter as disposições da Lei n º 14.557-Personería reconhecida University, que autoriza o Instituto emitir graus académicos e diplomas sob o nome de Universidade Católica Santa Fe, passando Escolas trabalho - a partir de então, como as faculdades podem operar na sede da San Martin Street.

Em 2006, a lei foi assinado acordo entre AVSI-CIDA-UCSF na presença do Dr. Rene Mally, representante da União Europeia na Argentina, para a qual UCSF tem o compromisso de incorporar o Centro de Pesquisa de Observação e Monitoramento Territorial Ambiental (CIOMTA) uma estrutura permanente.

Em dezembro, a nossa universidade assinado com a Comissão Nacional de Avaliação e Credenciamento Universitário (CONEAU), o Acordo Geral para a Implementação do processo de Avaliação Institucional prevista no art. 44 da Educação Superior Lei 24.521.

www.ucsf.edu.ar

 

 

4- Universidade Pontifícia Comillas de Madrid (UPCM) – Madrid, Espanha.

Data do Convênio: Convênio firmado em 24/11/2011.

Docentes envolvidos no Intercâmbio: Mário Antonio Sanches -PUCPR, Javier de la Torre e Carmen Massé  - UPCM

Histórico da Instituição: Quatorze anos após sua fundação, o Papa São Pio X concedeu ao Pontifício Seminário Comillas, através do Decreto "honoris reasonest Praeclaris", da Sagrada Congregação de Estudos, 19 de março de 1904, o poder de conferir graus em Filosofia, Teologia e Direito Canônico a estudantes que haviam concluído seus estudos. Por dois decretos da Sagrada Congregação para a Educação Católica, de 23 de setembro de 1988 foi erigida canonicamente na Universidade, como novos centros, a Escola de Ciência da Computação, com especialização em Gestão e da Escola de Enfermagem de "São João de Deus ". Por decreto real de 12 de abril de 1991 (20 de abril BOE) reconhece a validade civil, de seus estudos. Nos últimos anos, novos centros de estudo e pesquisa têm sido incorporados ao quadro da Universidade, através da transformação de estudos Universitários (como o Instituto de Pós-Graduação em Administração de Empresas, 1981, sua missão foi estudar a empresa e o desenvolvimento da ciência da administração e pesquisa em administração de negócios e disseminar o conhecimento através do ensino com um sentido integrador elementos humanos, econômicos, orientação técnica e legal e ético Instituto de Universidade Cristã de Línguas Modernas, 1981), ou criadas para emergentes acadêmico precisa de atenção (como o Instituto de Ciências da Educação, 1982, o Instituto de Casamento e Família, 1984, o Instituto de Espiritualidade de 1982, o Instituto de Prática Law, 1983), ou, finalmente, promover a pesquisa em áreas específicas, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de 1984, o Instituto do Liberalismo Research, Krausismo e Maçonaria, 1990, o Departamento Interfaculdades de Sociologia de 1991, e Instituto Universitário de Estudos sobre Migrações, 1994.

www.upcomillas.es

Comillas

5- Pontifícia Universidade Católica Marianum. MARIANUM – Roma, Itália.

Data do Convênio: Convênio firmado em 25/03/2011.

Docentes envolvidos no Intercâmbio:  Clodovi Boff - PUCPR e Dilermando Ramos Vieira – do Marianum.

Histórico da Instituição: Em 30 de Novembro do Ano Santo de 1950, Pio XII, através da Congregação dos Seminários e Universidades dos Estudos, elevou a escola teológica do Colégio de St. Alexis falcoeiros, adequadas, entretanto, as regras promulgadas pela Constituição Apostólica Deus Scientiarum Dominus (14 de maio de 1931), para o posto da Faculdade de Teologia reservados para monges Servos de Maria. Após o julgamento de cinco anos, a mesma Congregação, com o decreto Caelesti honorandae Reginae (8 de dezembro 1955), finalmente decretou a construção da Faculdade de Teologia, ele aprovou os estatutos e manteve o direito de dar a alunos dos Servos de Maria graus acadêmicos em Sagrada Teologia. A Faculdade assumiu oficialmente o título de "marianum". Tendo em vista a evolução favorável do Instituto, a Congregação dos Seminários e Universidades dos Estudos, com o decreto Excelsam Matrem (7 de março de 1960), o Instituto reconheceu oficialmente e aprovou a concessão de um diploma especial em Mariologia. Com o decreto Belas saudável (07 de março de 1965), impondo um doutorado em teologia com especialização em Mariologia , qualificado como uma expressão da Faculdade, e concedido o direito de se inscrever em cursos acadêmicos estudantes clérigos e religiosos.
www.marianum.it

 

Convenio Marianum

6-PUL - Pontifícia Universidade Lateranense - Roma, Itália.

Data do Convênio: Convênio firmado em 30/12/2011.

Docentes envolvidos no Intercâmbio: Márcio Luiz Fernandes - PUCPR e Lubomir Zak - PUL

Histórico da Instituição: A história da Pontifícia Universidade Lateranense começou em 1773, quando o Papa Clemente XIV confiadas Faculdades do Colégio Romano de Teologia e Filosofia para o clero de Roma. Em 1824, o Papa Leão XII mudou a localização da instituição, situando-o no Sant"Apollinare Palazzo. Em 1853, Pio IX estabeleceu as Faculdades de Direito Canônico e Direito Civil, bem como do Pontifício Instituto Utriusque Iuris. Em 1958, o Athenaeum adquiriu a sua actual organização, quando Pio XII instituiu o Pontifício Instituto Pastoral, mais tarde dedicado com o nome da primeira encíclica Redemptor hominis do Papa João Paulo II. No ano seguinte, João XXIII concedeu-lhe status de Universidade Pontifícia.

  www.pul.it

Lateranense

 

 

Professor Visitante Lubomir Zak

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  PARCERIAS:

1- Parceria STUDIUM THEOLOGICUM

 O Programa tem um convênio especial com o STUDIUM THEOLOGICUM: O Studium Theologicum é a faculdade de teologia mais antiga do Paraná (desde 1934). Por causa de sua longa tradição no ensino da Teologia o Studium Theologicum tem hoje uma ampla biblioteca especializada na área. O convênio entre as duas Instituições estabelece uma parceria entre as bibliotecas, onde cada aluno do Programa de Pós-Graduação da PUCPR poderá utilizar a Biblioteca do Studium e, por sua vez cada aluno matriculado no Curso de Graduação em Teologia do Studium poderá usar a Biblioteca da PUCPR. No termo de parceria entre as bibliotecas das Instituições fica explicito que cada Instituição assume o compromisso de cobrar de seus próprios alunos o uso responsável do acervo e o devido cumprimento às normas estabelecidas pela biblioteca da Instituição parceira.

www.studium.com.br

2- Parceria Instituto Teológico-Pastoral para a América Latina – ITEPAL (Conselho Episcopal Latino-americano/CELAM).

Docente da PUCPR promotor da parceria: Agenor Brighenti.

Início do intercâmbio: 2009.

- Pesquisa: orientação de teses e dissertações de alunos do ITEPAL.

- Extensão: membro da Equipe de Reflexão Teológico-pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano, com sede em Bogotá, com a pesquisa e produção de textos que servem de subsídios para as Conferências Nacionais de Bispos do Continente.

- Relação com os próprios projetos de pesquisa: As disciplinas que se leciona, assim como a extensão no CELAM têm estado vinculados aos Projetos de Pesquisa 2 e 3: Teologia contextual e teologia latino-americana e Missão evangelizadora e magistério latino-americano. As dissertações e teses, como as duas em andamento têm se situado no Projeto 1: “Teologia contextual e teologia latino-americana”.

- Relevância da função exercida: A presença no Instituto permite estar em contado com alunos e professores provenientes de todo o Continente, assim como contribuir com a Igreja na América Latina, na perspectiva da tradição oriunda de Medellín e as Conferências Gerais que se sucederam. O Instituto tem uma excelente biblioteca, sempre uma fonte de enriquecimento bibliográfico para quem está dedicado á pesquisa e à docência. A presença no CELAM permite seguir de perto a realidade da Igreja no Continente e poder contribuir com os processos de evangelização levados a cabo pelas Conferências Episcopais Nacionais.

http://www.itepalvirtual.org/

 

                      

 

 

                           

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba