PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Decano da Escola Politécnica                                                                                                                                                                                               Prof. Dr. Alcides Calsavara

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde Stricto Sensu
Profª. Drª. Claudia Maria Cabral Moro Barra

Secretária:

Izelde Angheben do Nascimento

Secretaria:
Tel. e Fax: (41) 3271-1657
E-mail: ppgts@pucpr.br

Horário de atendimento:
08:00 às 12:00
13:30 às 17:00

Endereço:
Rua Imaculada Conceição, 1155
Escola Politécnica  2º andar - Prado Velho - Curitiba/PR
CEP: 80215-901 

Infraestrutura

LABORATÓRIOS PRINCIPAIS

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE REABILITAÇÃO (LER): destinado ao estudo da Eletro-Estimulação Funcional (FES) na reabilitação de pacientes lesados medulares, recuperação e reabilitação motora, manutenção da massa muscular em membros e pacientes imobilizados, prevenção de tromboses e escaras de decúbito e ao desenvolvimento de plataformas de comunicação e educação para deficientes auditivos e portadores de paralisia cerebral. Recebe projetos com fomento da área de Bioengenharia. Os equipamentos disponíveis no LER incluem:

    Placas de aquisição de sinais National:
        Uma unidade de PCI-MIO-16XE-10 High-Speed Multifunction I/O com acessórios para conectividade.
        Três unidades de PCI6024 Low-Cost Multifunction I/O com acessórios para conectividade.
        Uma unidade de PCI-1411 1 Ch Color Analog Board para aquisição de imagens.
        Duas unidades de DAQPad-6020E USB Multifunction I/O com acessórios para conectividade.
    Licenças do software LabView:
        Cinco licenças de Full Development System.
        Uma licença de Application Builder.
        Uma licença de Signal Processing - ToolLabVIEW.
        Uma licença de Vision Development Software.
    Eletromiógrafo de 16 canais e software de aquisição de eletromiografia.
    Esteira elétrica.
    Equipamento digital para medida de pressão arterial.
    Equipamentos para desenvolvimento de hardware: osciloscópios, multímetros, fontes reguladas, estações de solda.
    Kits de Processamento Digital de Sinais (DSP).
    Diversos livros relacionados às áreas de estudo do LER.
    Antenas e equipamentos para medição de campo eletromagnético.

controletemperatura.jpg 240x240
Sistema de Controle de Temperatura
 
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE (LAIS): este laboratório possui intensa interação com as unidades hospitalares da PUCPR, possuindo 16 computadores, 2 personal digital assistant wireless (PDA, conhecido popurlarmente como Palm) e 2 impressoras. Nele são desenvolvidos projetos junto à Prefeitura Municipal, Governo Estadual e empresas do setor de informática e telecomunicações, recebendo projetos com fomento da área de Informática em Saúde. Suas linhas de ação incluem sistemas especialistas, sistemas de apoio à decisão, prontuário eletrônico de paciente, telessaúde, gerenciamento de emergências médicas com emprego de tecnologias de comunicação sem fio, ensino tutorial via internet para profissionais de saúde e uso de inteligência artificial, Data Mining para aplicações médico-administrativas e projetos na área de Bioinformática. Na área de sistemas de informação em saúde, o destaque cabe a interoperabilidade de sistemas e sistemas de informação em saúde pública, também denominados de sistemas de informação de base nacional.

desenvsoftware.jpg 240x240
Desenvolvimento de Software para a Área da Saúde


LABORATÓRIOS AUXILIARES

LABORATÓRIO DE TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL: dotado de excelente infra-estrutura, a excelência deste laboratório também repercute em outros programas de pós-graduação da região sul e do resto do Brasil, sendo constantemente requerido por pesquisadores e alunos de outras instituições. O Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental possui um centro cirúrgico com 9 conjuntos compostos por: mesa cirúrgica em calha, lâmpada cirúrgica, mesa para instrumentador, ponto de ar comprimido e ponto de vácuo. Também será utilizado o material didático desenvolvido pelo corpo docente do Laboratório.
 
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE TECIDOS: este laboratório, em fase de implantação, ocupa uma área de 800 m2, possuindo dois ambientes de área limpa com pressão positiva, laboratório de genética, câmara frigorífica e equipamentos destinados aos trabalhos com Engenharia de Tecidos. Este laboratório abrigará quatro projetos na área de Engenharia de Tecidos: Transplante de Células de Pâncreas, Implante de Células Musculares Adultas no Infarto do Miocárdio, Tratamento de Próteses Cardiovasculares com Técnicas de Engenharia de Tecidos e o desenvolvimento de Curativo Biológico de Pele.
 
LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLÓGICA NA PESQUISA CLÍNICA E EXPERIMENTAL: este laboratório foi concebido para dar suporte anátomo-patológico às pesquisas da área de saúde do centro, além de desenvolver pesquisas próprias sobre métodos e meios de investigação em anatomia patológica. Possui uma equipe de quatro patologistas e dois técnicos, estando plenamente habilitado para a realização dos mais variados procedimentos de investigação.
 
LABORATÓRIO DE MORFOLOGIA MÉDICA (ANATÔMICO): possui 3 laboratórios de dissecação cadavérica, 2 salas de estudo, 1 sala de preparação de peças anatômicas, 1 sala com 2 tanques para imersão das peças anatômicas, um museu anatômico, um ossário, 1 laboratório para peças anatômicas e uma sala de reuniões.
 
BIOTÉRIO CENTRAL: o Biotério é preparado para a produção e manutenção de ratos, coelhos e camundongos, e manutenção de rãs, cães e ovelhas.
 
HOSPITAL VETERINÁRIO: o Hospital oferece serviço de Clínica Geral, Oftalmologia, Eletrocardiografia, Ecografia, Radiologia, Farmácia, Cirurgia, Laboratório de Análises Clinicas, Laboratório de Anatomia Patológica, Laboratório de Microbiologia e dois solários para liberdade do animal.
 
LABORATÓRIO DE ENSAIOS DESTRUTIVOS: utilizado na caracterização, através de ensaios mecânicos (ensaios de tração, compressão, fadiga, etc), das propriedades mecânicas de materiais metálicos, não metálicos e biológicos empregados ou potencialmente empregáveis em cirurgia. Também utilizado para a determinação da resistência à deformação plástica permanente (dureza) e determinação da resistência dos materiais ao impacto.

LABORATÓRIO DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS: destina-se à análise de falhas nos materiais (trincas, porosidade, início de fadiga, etc.) sem necessariamente destruí-los.

LABORATÓRIO DE CONFORMAÇÃO:
destina-se à fabricação de peças conformadas a frio. Permite a confecção de próteses, placas, parafusos ou outra ferramenta necessária em procedimentos e cirúrgicos.

LABORATÓRIO DE TERMODINÂMICA:
destinado ao estudo da influência das trocas térmicas, presta suporte para o estudo das trocas térmicas em organismos vivos submetidos a procedimentos cirúrgicos, traumas, choques térmicos e sob o efeito de drogas.

VIDEOCONFERÊNCIA: destina-se ao estudo e testes de novas tecnologias para comunicação audiovisual. Utiliza 3 estações completas de videoconferência.

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA: destina-se à modelagem e desenvolvimento de circuitos eletrônicos destinados à aplicações em sinais de pequena amplitude, tais como sinais representativos de fenômenos biológicos.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA: destinaM-se ao desenvolvimento de aplicações com linguagens avançadas de programação e/ou softwares específicos de processamento de informação.

LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS: destina-se à consolidação dos fenômenos elétricos, suas características e propriedades.

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓLIGA: propicia a modelagem e desenvolvimento de circuitos eletrônicos analógicos e sua integração com dispositivos sensores e atuadores.

LABORATÓRIO DE LÓGICA PROGRAMÁVEL: destina-se à modelagem e desenvolvimento de circuitos eletrônicos e digitais com fins a concepção de sistemas compactos.

LABORATÓRIOS DE REDES: destinaM-se à conceituação e consolidação de conhecimentos das principais estruturas e tipos de redes, envolvendo voz, dados e imagens, incluindo redes cabeadas e sem fio (wireless).

MICROSCOPIA: destina-se à análise da microestrutura do material para avaliação de sua pureza ou defeitos visível ao microscópio ótico.

MÁQUINAS TÉRMICAS: destina-se ao estudo de transferência térmica e análise de escoamento.

USINAGEM: destina-se à fabricação de peças usinadas de alta e média precisão. SOLDAGEM: destina-se à serviços de corte de chapas e soldagem.

SISTEMAS TÉRMICOS:
destina-se à análise de transferência térmica em ambiente climatizado.

REOLOGIA: destina-se ao estudo de escoamento de fluídos Newtonianos e não Newtonianos.

DINÂMICA: destina-se à análise de vibrações e ruídos em componentes e sistemas.

METROLOGIA: destina-se à aferição de medidas e tolerâncias em peças acabadas e análise superficial.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba