PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Decano da Escola Politécnica                                                                                                                                                                                              

Prof. Dr. Neri dos Santos
E-mail: nerisantos@gmail.com
Tel: (41) 3271-1627

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde Stricto Sensu
Profª. Drª. Marcia Regina Cubas

Secretária:

Izelde Angheben do Nascimento

Secretaria:
Tel.: (41) 3271-1657
E-mail: ppgts@pucpr.br

Horário de atendimento:
08:00 às 12:00
13:30 às 17:00

Endereço:
Rua Imaculada Conceição, 1155
Escola Politécnica  2º andar - Prado Velho - Curitiba/PR
CEP: 80215-901 

Revista Fisioterapia em Movimento

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é um programa Interdisciplinar, que tem por finalidade principal a formação de recursos humanos qualificados para pesquisa e ensino superior nos domínios da Bioengenharia e Informática em Saúde. Possui como ponto forte sua estrutura organizacional e suas disciplinas, que reflete no ótimo resultado na qualidade dos egressos.

A complexidade dos fenômenos da saúde e, consequentemente, das tecnologias envolvidas no processo saúde-doença determina a necessidade de ações e intervenções interdisciplinares, desta forma, a estrutura do Programa se adequa a uma tendência mundial, que é a integração da informática, engenharia e saúde.

corpo docente é formado por uma equipe multiprofissional que desenvolve pesquisas na área de Tecnologia em Saúde, principalmente nas linhas de Bioengenharia, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Informática em Saúde.

Devido ao perfil dos discentes, o conjunto de disciplinas é abrangente, com uma estrutura que permite ter alunos de áreas tão diferentes quanto os das ciências da saúde e/ou biológicas e das ciências exatas e/ou tecnológicas, sem comprometer a qualidade.

Linhas de Pesquisa

O programa possui três linhas de pesquisa: Bioengenharia, Avaliação de Tecnologia em Saúde e Informática em Saúde.

Bioengenharia
Ocupa-se da aplicação de conceitos e métodos da Engenharia na Saúde Humana, com enfoque interdisciplinar.  Os projetos desta linha concentram-se nos seguintes temas: biomateriais e materiais biocompatíveis; engenharia de reabilitação; tecnologias assistivas; instrumentação biomédica com ênfase em aplicações na Biomecânica; modelagem e análise biomecânicas da motricidade humana; processamento de imagens médicas.   

Avaliação de Tecnologia em Saúde
Dedica-se à aplicação de métodos qualitativos e quantitativos para avaliação de abordagens, processos e recursos que visam monitorar, preservar e melhorar a saúde e qualidade de vida dos seres humanos. Examinam-se as implicações clínicas, econômicas, éticas e legais das tecnologias na saúde.

Informática em Saúde
Visa o desenvolvimento, aplicação e aprimoramento de técnicas, métodos e sistemas computacionais na área de saúde. Envolve as áreas de sistemas de informação, de apoio à decisão, banco de dados, inteligência artificial, padronização e integração de sistemas, telemedicina, indicadores, educação, bioinformática, prontuário eletrônico do paciente e análises epidemiológicas.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba