PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Contato

Área de concentração:
Planejamento Urbano e Regional/Demografia

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitora:
Profª. Dra. Paula Cristina Trevilatto

Escola de Arquitetura e Design
Decano:
Prof. Carlos Domingos Nigro
Escola Politécnica
Decano:
Prof. Dr. Alcides Calsavara

Coordenador do Programa:
Prof. Dr. Carlos Hardt

Secretária:

Pollyana Mara Schlenker

Horário de atendimento:
das 09h às 12h e das 14h às 17h

Telefone e Fax:
(055 41) 3271-2623

E-mail: gestaourbana@pucpr.br

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana
Escola de Arquitetura e Design - Bloco 2 - 2º andar
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho
Cx. Postal: 16210
CEP: 80215-901 - Curitiba - Paraná

Vinculados aos cursos de graduação em
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil

Disciplina Eletiva 2º semestre/2011

MESTRADO
MÓDULO IV - DISCIPLINAS AVANÇADAS (
6 créditos/90 horas - eletivas)
No segundo semestre do Programa são ofertadas diversas disciplinas eletivas, voltadas para o desenvolvimento da dissertação do mestrando.
Das disciplinas ofertadas o mestrando deve cumprir 6 créditos, ou seja, no mínimo 3 disciplinas eletivas.
As disciplinas eletivas são ofertadas de acordo com as dissertações dos mestrandos em cada Linha de Pesquisa. No final do primeiro semestre do programa a Secretaria divulga por e-mail as disciplinas aprovadas em Colegiado, sendo no máximo 4 em cada linha.

?     Para alunos do MESTRADO há uma disciplina obrigatória: Seminários de Orientação, sob responsabilidade da profª. Samira Kauchakje, às terças das 9:30 às 12:00.

?     Para alunos do DOUTORADO há uma disciplina obrigatória: Conceitos Avançados em Gestão Urbana, sob responsabilidade das professoras Letícia Hardt, Samira Kauchakje e Zulma Schussel. O horário será combinado com a turma.
_______________________________________________________________________________________
OBRIGATÓRIA - MESTRADO

DISCIPLINA: Seminários de Orientação

PROFESSORES: Samira Kauchakje e Fábio Duarte

EMENTA: Questões epistemológicas e de método da ciência. Métodos das ciências sociais: materialismo histórico dialético (Marx); positivismo (Durkheim); histórico ? compreensivo (Weber); de objetivação (Bourdieu). O método histórico comparativo em Weber. Questões metodológicas: construção e análise de dados e a pesquisa quantitativa.

________________________________________________________________________________________

OBRIGATÓRIA - DOUTORADO

DISCIPLINA: Conceitos Avançados em Gestão Urbana

PROFESSORES: Letícia Peret Antunes Hardt, Samira Kauchakje e Zulma das G.L. Schussel

EMENTA: Produção do conhecimento avançado em gestão urbana. Bases epistemológicas: a) gestão, planejamento e política local, b) o urbano, espaço e território; c) interdisciplinaridade, intersetorialidade e sustentabilidade; abordagens teóricas e procedimentos metodológicos para estudos em gestão urbana. 

_________________________________________________________________________________________
Para este segundo semestre de 2011 estão sendo ofertadas as disciplinas eletivas abaixo para pré-inscrição:

 

Linha de Pesquisa: GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

DISCIPLINA: Sustentabilidade Urbana: Tópicos Avançados 1: Gestão Urbana e Ambiental (M e D)
PROFESSORES: Zulma das Graças Lucena Schussel, Dr. Harry Alberto Bollmann
EMENTA: Gestão ambiental urbana: conceitos e dimensões; Instrumentos de gestão urbana e ambiental; Técnicas de gestão ambiental; Impactos da gestão ambiental urbana; Instrumentos de Monitoramento da eficiência e da eficácia das políticas ambientais urbanas: estudo de caso - município de Almirante Tamandaré.
____________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Sustentabilidade Urbana: Tópicos Avançados 2: Fundamentos conceituais na elaboração de planos de resíduos sólidos urbanos (M e D)
PROFESSORES: Carlos Garcias
EMENTA: Aprofundar conceitos relativos aos elementos componentes dos resíduos sólidos urbanos considerando a estruturação dos Planos de Resíduos Sólidos Urbanos à luz da lei 12.305/10. As questões dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Padrões de produção e consumo. Sustentabilidade de sistemas de resíduos sólidos urbanos. Alternativas técnicas de redução do volume final de resíduos. Sistemas de gestão dos resíduos sólidos urbanos.
______________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Sustentabilidade Urbana: Tópicos Avançados 3: Análise reflexiva sobre textos selecionados (M e D)
PROFESSORES: Harry Bollmann
EMENTA: Alinhado com os objetivos propostos pelo grupo de estudos Sustentabilidade Urbana, esta disciplina pretende o aprofundamento teórico-conceitual dos múltiplos significados e condicionantes da sustentabilidade urbana, orientado para os interesses e necessidades das dissertações dos alunos participantes. Serão selecionados para estudo e reflexão conjunta, textos relevantes aos temas desenvolvidos pelos mestrandos matriculados na disciplina, com a intenção de aumentar o seu conhecimento e compreensão sobre a sustentabilidade de sistemas complexos como o social e o ambiental, bem como contribuir para o desenvolvimento da sua dissertação. As visões de sustentabilidade inicialmente previstas para a reflexão são aquelas diretamente ligadas à gestão e ao planejamento urbano: a conceitual, a tecnicista, a social, e a político-institucional.
________________________________________________________________________________________
Linha de Pesquisa: GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

DISCIPLINA: Gestão e Políticas Públicas: Tópicos Avançados 1: Estado, Mercado Imobiliário e Políticas Urbanas (M e D)
PROFESSORES: Tomás Moreira, Gislene Pereira (UFPR) e Laura Bertol (USP)
EMENTA: O curso trata das dinâmicas do planejamento e gestão do espaço construído nas cidades brasileiras, considerando seus principais atores; os conflitos e compromissos presentes nas ações do mercado privado, nas ações públicas para produção de moradia. Dentre os temas trabalhados explorar-se-á os fundamentos da organização espacial em economias capitalistas, em que a regulação da produção do habitat se dá por uma combinação antagônica das "leis" do mercado e da intervenção do Estado, sendo postulada a primazia do primeiro sobre o segundo. Para tanto focar-se-á na compreensão da lógica capitalista da produção do espaço urbano. Serão também abordadas as ações do Estado e do Mercado, considerando suas implicações na organização espacial, no mercado privado, na produção de habitação social e na política de gestão do solo urbano, à partir de práticas internacionais e da prática curitibana.
________________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Gestão e Políticas Públicas: Tópicos Avançados 2: Cidade Digital Estratégica (M e D)
PROFESSOR: Denis Rezende
EMENTA: Planejamento e Gestão Municipal. Administração Estratégica, Controles e Resultados Municipais. Sistemas de Informação e Sistemas de Conhecimentos. Tecnologia da Informação e Governo Eletrônico.
________________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Gestão e Políticas Públicas: Tópicos Avançados 3: Introdução aos métodos quantitativos de análise de dados (M e D)
PROFESSORES: Fabio Teodoro e Alex A. Ferraresi
EMENTA: Apresentar aos alunos as variadas técnicas estatísticas de análise de dados. Capacitar os alunos para entender a adequação das técnicas estatísticas aplicáveis a projetos de pesquisa. Fundamentos de estatística: distribuição, média, mediana, moda. Análises uni e bi-variadas de dados; introdução à estatística multivariada de dados; regressão e correlação de dados.
________________________________________________________________________________________
Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO E PROJETO DE ESPAÇOS URBANOS E REGIONAIS

DISCIPLINA: Planejamento e projeto em espaços urbanos e regionais: Tópicos avançados 1: Análise de Espaços Urbanos e Regionais (PPEUR) (M e D)
PROFESSORES: Carlos Hardt e Letícia Peret Antunes Hardt
EMENTA: Fundamentos teórico-conceituais para gestão de espaços urbanos e regionais. Procedimentos metodológicos para avaliação de estruturas espaciais de cidades e regiões, com ênfase em aspectos morfológicos, funcionais e paisagísticos. Modelos de referência sobre intervenções urbanísticas e desenho das cidades. Formatação individual da estrutura teórico-conceitual e metodológica da pesquisa do Mestrando e do Doutorando nos aspectos pertinentes aos espaços urbanos e regionais, com suporte para a elaboração de artigo(s) científico(s).
__________________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Planejamento e projeto em espaços urbanos e regionais: Tópicos Avançados 2: Cidades e Tecnologias (M e D)
PROFESSORES: Rodrigo José Firmino e Fábio Duarte
EMENTA: Coopreender as relações entre a organização do espaço urbano contemporâneo e o desenvolvimento tecnológico, em especial as tecnologias da informação e comunicação.  As vertentes teóricas que privilegiam a explicação do desenvolvimento científico e tecnológico como construção social e histórica serão abordadas com especial atenção.Terão destaque as reflexões sobre os desdobramentos e implicações do uso intensivo das tecnologias na vida cotidiana e organização do espaço urbano e regional do ponto de vista das infraestruturas urbanas, da segurança e vigilância de espaços urbanos e regionais, mobilidade, desenho urbano, e gestão e planejamento urbano.
___________________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Planejamento e projeto em espaços urbanos e regionais: Tópicos Avançados 3: Urban transportation and sustenability (M e D) ? em inglês
PROFESSORES: Fumihiki Nakamura (National University of Yokohama)
EMENTA:  The main objective is to learn fundamental framework on sustainable urban transport management strategies. The course consists of theoretical part, modal         discussion part and case study part. Basic theories on transport management developed in USA and UK, transport economics and traffic engineering are covered. Also, essential sustainable transport modes such as pedestrian, bicycle and public transport are discussed. Furthermore, good practices on sustainable urban transport management in Japan, including Yokohama, and European cities are introduced. The students are expected to get comprehensive and deep knowledge on urban transport through this course.
A disciplina será ofertada de forma concentrada nos dias 08 a 11 e 16 e 17 de agosto (03 horas por dia, início da manhã).

                  

Course Title:

            Sustainable Urban Transport Management Strategies


Lecturers:

            Fumihiko Nakamura (National University of Yokohama, Japan) (responsible)

Fábio Duarte (PUCPR ? PPGTU) (support)

Objective:

The main objective is to learn fundamental framework on sustainable urban transport management strategies. The course consists of theoretical part, modal discussion part and case study part. Basic theories on transport management developed in USA and UK, transport economics and traffic engineering are covered. Also, essential sustainable transport modes such as pedestrian, bicycle and public transport are discussed. Furthermore, good practices on sustainable urban transport management in Japan, including Yokohama, and European cities are introduced. The students are expected to get comprehensive and deep knowledge on urban transport through this course.

Course contents:

01)  Introduction and orientation

02)  Management theories (TSM, TDM, MM and CTM)

03)  Pricing theories

04)  Traffic Engineering theories

05)  Pedestrian circulation and city planning

06)  Bicycle and city planning

07)  Public transport and city planning

08)  Parking and city planning

09)  Urban Transport Planning in Yokohama

10)  Urban Transport Strategies in Japanese cities

11)  Good practice on Sustainable Transport in European cities

12)  Town center revitalization and urban transport

13)  Evaluation theories and technique on urban transport

14)  Public Involvement and Consensus building on urban transport

15) Summary

Schedule:

August 8    3 hours
   

August 12    6 hours some field survey

August 9    3 hours
   

August 15    6 hours some field survey

August 10   3 hours
   

August 16    3 hours

August 11   3 hours
   

August 17    3 hours

Research Proposal

Development of Advanced Comprehensive Traffic Management and Mobility Designing

Background

In many metropolitan regions, imbalance between city center development and suburban shopping complexes has brought various problems especially on sustainability on environment, economy and society. In order to support and revitalize the power of city center, transport sector is one of the most important key factors to manage. Referring to the European experiences, issues on each transport mode have been considered, planned and managed in a comprehensive-manner to design mobility in the area. These experiences should be learned and applied. On the other hand, information and communication technology has been developed and shown great contribution on transport sector named as Intelligent Transport Systems in Japan, USA and EU. However unfortunately most experiences have been based on seeds-oriented approach and needs-driven discussion is strongly needed especially to tackle recent issues on urban transport such as city center revitalization. Curitiba today can be one of the good case study examples

Objective

To develop the framework of Advanced Comprehensive Traffic Management and Mobility Designing by merging comprehensive traffic management experiences on mobility designing and ITS experiences in Japan, USA and EU, and apply some part of the framework into the city center transport problems in Curitiba to show the effectiveness of the framework.

Research Plan

1-       Framework building  ( 2 weeks)

1-1)    Review the Comprehensive Traffic Management experiences in European cities (mostly done)

1-2)    Review the Intelligent Transport Systems experiences in Japan, USA and EU (mostly done)

1-3)    Develop the framework of Advanced Comprehensive Traffic Management

2-       Interview and data collection (2 weeks)

2-1)    Interview to URBS and IPPUC on city center traffic situation requiring data

2-2)    Road traffic data collection : Pick up some congested area and data collection possibly by video recording survey with some of students from Japan (possibly)

2-3)    Bus data collection: Collect the data on bus speed, bunching situation, tube stop performance

2-4)    Site observation mainly for pedestrian circulation, parking facilities

3-       Case Study analysis (5 weeks)

l  Identify the problems and factors

l  Searching the solutions including those aided by ITS experiences

l  As the first step, propose some solutions firstly for road traffic and bus system

l  In the second step, following the process of Comprehensive Traffic Management for designing mobility,  propose comprehensive solutions for Curitiba ?s city center traffic problems

_______________________________________________________________________________________________
           


Notícia cadastrada em: 25/07/2011

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba