PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Contato

Área de concentração:
Planejamento Urbano e Regional/Demografia

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitora:
Profª. Dra. Paula Cristina Trevilatto

Escola de Arquitetura e Design
Decano:
Prof. Carlos Domingos Nigro
Escola Politécnica
Decano:
Prof. Dr. Alcides Calsavara

Coordenador do Programa:
Prof. Dr. Carlos Hardt

Secretária:

Pollyana Mara Schlenker

Horário de atendimento:
das 09h às 12h e das 14h às 17h

Telefone e Fax:
(055 41) 3271-2623

E-mail: gestaourbana@pucpr.br

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana
Escola de Arquitetura e Design - Bloco 2 - 2º andar
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho
Cx. Postal: 16210
CEP: 80215-901 - Curitiba - Paraná

Vinculados aos cursos de graduação em
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil

Estrutura do Programa

CRÉDITOS E APROVEITAMENTO DO ALUNO

Mestrado
Para completar o mestrado, o aluno deverá totalizar 20 créditos acadêmicos, que lhe serão conferidos mediante aprovação com conceito igual ou superior a C nas disciplinas cursadas, sendo 14 créditos nas disciplinas obrigatórias e 6 créditos nas disciplinas eletivas, além de 4 créditos que lhe serão conferidos mediante a defesa bem sucedida de sua dissertação.

Doutorado
Para completar o doutorado, o aluno deverá totalizar  36 créditos acadêmicos, que lhe serão conferidos mediante aprovação com conceito igual ou superior a C nas disciplinas cursadas, a serem obtidos da seguinte forma: 18 devem ser obtidos em disciplinas em nível de mestrado, 9 créditos em disciplinas obrigatórias do doutorado e 9 créditos em disciplinas eletivas do doutorado, além de 2 créditos em produção científica e de 10 créditos que lhe serão conferidos mediante a defesa bem sucedida de sua tese.

SUFICIÊNCIA E PROFICIÊNCIA DE LÍNGUAS

Mestrado
Será exigido do aluno o conhecimento de inglês até 6 meses após o ingresso.

Doutorado

Será exigido do aluno comprovação de proficiência (nível avançado) em uma língua estrangeira por meio de testes reconhecidos pela CAPES, até 18 meses após o ingresso no programa. Deve comprovar também suficiência em uma segunda língua estrangeira até 6 meses após o ingresso no programa. Uma das duas línguas obrigatoriamente deve ser inglês.

Os alunos estrangeiros terão que comprovar, além das línguas já solicitadas, o domínio da língua portuguesa em até 6 meses após o início do Programa.

REGIME DIDÁTICO

As aulas do programa são ministradas nas segundas e terças-feiras pela manhã, podendo haver atividades em outro período, notadamente quando da visita de algum professor estrangeiro ou externo ao programa. As disciplinas não-eletivas são ministradas nas segundas e terças-feiras pela manhã. Para as disciplinas eletivas, os alunos e professores combinam horários adequados à maioria dos participantes.
O calendário de aulas é definido no início de cada período letivo.

BOLSAS DE ESTUDO

Mestrado e Doutorado
O PPGTU conta com bolsas da CAPES e quando disponíveis, sua distribuição obedece a critérios estabelecidos pela CAPES e pelo Programa. Bolsas Marcelino Champagnat da PUCPR também são aceitas, isentando os alunos das mensalidades.

A PUCPR oferece aos alunos regulares do mestrado e doutorado bolsa auxílio para o pagamento em dia. Caso o aluno pague a mensalidade após o vencimento o valor da passa a ser integral e com juros. A Instituição não aceita acúmulo de bolsas.

INVESTIMENTO

Mestrado
São 30 parcelas com reajuste anual, sempre com vencimento no dia 6 (seis) de cada mês. Clique aqui para encontrar a tabela atualizada.

Doutorado
São 48 parcelas com reajuste anual, sempre com vencimento no dia 6 (seis) de cada mês. Clique aqui para encontrar a tabela atualizada.

COOPERAÇÕES NACIONAIS

O Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana tem um programa insterstitucional PROCAD (CAPES) com a UFRJ (Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR) e UEPB (Mestrado em Desenvolvimento Regional).

Há cooperação direta com instituições públicas e privadas ligadas à gestão e ao planejamento urbano, no nível municipal e estadual - incluindo diversos técnicos que são bolsistas do PPGTU.

Anualmente há palestras, seminários ou workshops  com a participação de profissionais de órgãos governamentais, da iniciativa privada e da sociedade civil que tenham notórios saber e experiência, fomentando discussões críticas sobre projetos urbanos, estratégias administrativas e abordagens de cooperação.

COOPERAÇÕES INTERNACIONAIS

Entre as várias universidades com as quais o PPGTU desenvolve  projetos com intercâmbio de professores, apoio financeiro e institucional estão:

- Yokohama National University, Japão.

- Université de Paris - Institut des Sciences Politiques, França.

- Université de Technologie de Compiègne, França.

- INSA Lyon - Villes et sociétés, França.

- Université Laval - École supérieure d’aménagement du territoire et de développement régional, Québec, Canadá.

- Universidad de Cuyo - Doctorado en Ordenamiento territorial y desarrollo sostenible, Mendoza, Argentina.

- Universidad Piloto de Colombia - Maestría en Gestión Urbana, Bogotá, Colômbia.

 A cada ano também recebemos estudantes estrangeiros, tanto para curtos períodos de pesquisa quanto para realizarem conosco seu mestrado ou doutorado.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba