PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Contato

Escola Politécnica

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitora:
Profa. Dra. Paula Cristina Trevilatto

Decano: Prof. Dr. Alcides Calsavara

Coordenador: Prof. Dr. Osíris Canciglieri Júnior

Secretária: Mona Aline Rodrigues

Horário de Atendimento:

das 9h às 12h e das 14h às 17h

R. Imaculada Conceição, 1155
Escola Politécnica - Bloco 2 - 2º Andar
Prado Velho - Curitiba - PR, CEP: 80.215-901

Fone: +55 41 3271-2579
       

mestrado.ppgeps@pucpr.br

doutorado.ppgeps@pucpr.br

Inscrição e Seleção

Inscrições

EDITAL Nº 09/11 – Fluxo Contínuo – Cursos de Mestrado e Doutorado

 
1. Período de Inscrições

O candidato pode se inscrever a qualquer momento. No entanto, o envio da documentação à secretaria Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) deverá ser feito até o dia 20 de cada mês.
 
2. Documentos para Inscrição

2.1 Doutorado

A inscrição para o processo de seleção é dividida em duas etapas.
 
Etapa 1 – Seleção de Orientador

Os interessados em ingressar no programa de doutorado devem inicialmente entrar em contato com um dos professores orientadores de doutorado do quadro de docentes permanentes do PPGEPS para obter uma aceitação formal. Em seguida, o candidato deverá elaborar em conjunto com o professor orientador, um projeto de pesquisa, contendo no máximo 10 (dez) páginas. Tendo em mãos estes dois documentos (aceitação do orientador e projeto de pesquisa) o candidato estará habilitado a proceder à segunda etapa do processo de admissão.

Obs.: a carta de aceite de orientação não implica na aprovação do processo seletivo. A candidatura será avaliada pela Comissão de Admissão e Bolsas e deliberada em Colegiado do Programa.

 
Etapa 2 – Inscrição

A documentação para inscrição no processo seletivo deve obrigatoriamente conter:

- Ficha de inscrição Impressa;
- Curriculo Lattes cadastrado (www.cnpq.br)
- Cópia do Histórico de Graduação e Pós-Graduação
- Cópia dos Diplomas de Graduação e Pós-Graduação (frente e verso)
- Cópia do RG e CPF;
- Carta de aceite de orientação;
- Projeto de pesquisa;

A documentação completa poderá ser entregue pessoalmente na secretaria do PPGEPS ou enviada pelo correio (o endereço para o envio da documentação encontra-se no final desse edital).

 
2.2 Mestrado

A inscrição para o processo de seleção é dividida em duas etapas.

 
Etapa 1 – Seleção de Orientador

Os interessados em ingressar no programa de mestrado devem inicialmente entrar em contato com um dos professores orientadores do quadro de docentes permanentes do PPGEPS para obter uma aceitação formal. Em seguida, o candidato deverá elaborar em conjunto com o professor orientador, um projeto de pesquisa, contendo no máximo 10 (dez) páginas. Tendo em mãos estes dois documentos (aceitação do orientador e projeto de pesquisa) o candidato estará habilitado a proceder à segunda etapa do processo de admissão.

Obs.: a carta de aceite de orientação não implica na aprovação do processo seletivo. A candidatura será avaliada pela Comissão de Admissão e Bolsas e deliberada em Colegiado do Programa.

Etapa 2 – Entrega da documentação

A documentação para inscrição no processo seletivo deve obrigatoriamente conter:

- Ficha de inscrição Impressa;
- Curriculo Lattes cadastrado (www.cnpq.br)
- Cópia do Histórico de Graduação
- Cópia dos Diplomas de Graduação
- Cópia do RG e CPF;
- Cópia do Comprovante de Endereço;
- Projeto de pesquisa;

Todas as cópias devem ser autenticadas.
A documentação completa poderá ser entregue pessoalmente na secretaria do PPGEPS ou enviada pelo correio (o endereço para o envio da documentação encontra-se no final desse edital).

 
3. Seleção de Candidatos

A Comissão de Seleção e Bolsas do PGPEPS examina todos os candidatos que se apresentam e através de criteriosa análise da documentação, classifica-os, para fins de alocação de vagas e bolsas.

A avaliação dos candidatos focaliza os seguintes itens:

- Publicações de artigos científicos em anais de conferências ou periódicos qualificados (QUALIS) na área de Engenharias III nos últimos três anos;
- Regime de dedicação ao programa de mestrado.
- Formação acadêmica: histórico escolar, coeficiente de rendimento, existência ou não de reprovações, notas em disciplinas fundamentais, cursos de extensão ou especialização e mestrado.
- Histórico profissional: atividades profissionais, participação em projetos de pesquisa, docência, conhecimentos técnicos especializados, tempo de conclusão da graduação e pós-graduação.
- Projeto de pesquisa.

O número de vagas é determinado pelo número de bolsas de fomento e de orientadores em condição de aceitar alunos durante o período de referência do exame de seleção.
A classificação será deliberada pelo colegiado do Programa e informada ao candidato no site do Programa, através de Edital de Entrevistas.
A divulgação dos candidatos aprovados como aluno regular, será divulgada, através de Edital específico, no site do programa.

 
4.  Informações sobre Mensalidades

O valor está disponível na página web: http://www.pucpr.br/siga/programas.php
 

5. Informações sobre os Programas do PPGEPS

Secretaria do PPGEPS
Secretária: Mona Aline Rodrigues
Fone: +51 41 3271 2579
Email: mestrado.ppgeps@pucpr.br – doutorado.ppgeps@pucpr.br
Site: www.pucpr.br/ppgeps

 

6. Endereço para Envio da Documentação

A documentação para inscrição no processo seletivo pode ser entregue pessoalmente ou enviada pelo correio para o seguinte endereço:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS)
Processo Seletivo MESTRADO/DOUTORADO – Fluxo Contínuo
R. Imaculada Conceição, 1155
Bloco 2 – Escola Politécnica – 2º andar
Prado Velho – Curitiba/PR.
CEP 80.215-901

 
INFORMAÇÕES DE BOLSAS
  • Bolsas de Mestrado Concedidas pela PUCPR: A PUCPR concede bolsa de estudo, aos programas de pós-graduação, somente aos alunos contemplados com o prêmio Marcelino Champagnat
    Como solicitar a bolsa pelo Prêmio Marcelino Champagnat- Anexar aos documentos da inscrição, o formulário de Solicitação de Bolsa e 01 Cópia autenticada do "Prêmio Marcelino Champagnat".
  • Bolsas Concedidas pela CAPES: A CAPES pode conceder aos programas de pós-graduação recomendados (como o PPGEPS) bolsas que podem chegar à 100% dos custos do programa. Esta bolsa é completamente independente da PUCPR e segue os critérios de avaliação por este órgão federal. Como solicitar bolsas CAPES - Anexar aos documentos da inscrição o formulário de Requerimento de Bolsa.

O PPGEPS têm disponibilizadas 04 Bolsas e 08 Taxas para mestrado e 05 Bolsas e 10 Taxas para doutorado.

Bolsas: são bolsas integrais que pagam 100% da mensalidade e concede uma bolsa de estudos aos alunos contemplados. Para essa modalidade o aluno não pode ter vínculo empregatício, ou receber bolsas de outros órgãos de fomento, e ter disponibilidade de 40 horas semanais para dedicação exclusiva aos estudos.

Taxas: são bolsas parciais que pagam 100% da mensalidade, mas não há bolsa de estudos. Os alunos podem ter vínculo empregatício, mas devem ter dispobinibildade de dedicação de 20 horas semanais aos estudos.

 

 INFORMAÇÕES DE ALUNOS ESPECIAIS

  • Alunos Especiais - Disciplinas Isoladas
    Datas para Matrícula 1º Trimestre 2014: De 27/01/2014 a 05/02/2014.
    Cursar disciplinas isoladas não caracteriza o aluno como aluno do programa. Para validar os créditos cursados como disciplina isolada, o aluno deverá ser aceito no programa por processo seletivo.

    O aluno especial, que for aceito como regular em até 48 meses após a conclusão da disciplina, terá direito ao desconto integral do valor pago, nas mensalidades vincendas.

         Documentos necessários: Cópia de RG / CPF e Diploma de Graduação.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba