PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Escola Politécnica

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitora:
Profa. Dra. Paula Cristina Trevilatto

Decano: Prof. Dr. Alcides Calsavara

Coordenador: Prof. Dr. Osíris Canciglieri Júnior

Secretária: Mona Aline Rodrigues

Horário de Atendimento:

das 9h às 12h e das 14h às 17h

R. Imaculada Conceição, 1155
Escola Politécnica - Bloco 2 - 2º Andar
Prado Velho - Curitiba - PR, CEP: 80.215-901

Fone: +55 41 3271-2579
       

mestrado.ppgeps@pucpr.br

doutorado.ppgeps@pucpr.br

Infraestrutura

LABORATÓRIOS

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, em integração com os Cursos de Graduação em Engenharia de Produção e Engenharia Mecatrônica ? Controle e Automação, possui os seguintes laboratórios:

  •    LAS I - Laboratório de Automação da Manufatura
  •    LAS II - Laboratório de Controle Discreto
  •    LAS III - Laboratório de Manufatura Assistida
  •    LAS IV - Laboratório de Instalações Hidro-Pneumáticas
  •    LAS V - Laboratório de Acionamentos Elétricos
  •    LAS VI - Laboratório de Gestão da Produção e Logística
  •    LAS VII - Laboratório de Instrumentação Industrial
  •    LAS VIII - Laboratório de Processos Contínuos
  •    LAS IX - Gestão Industrial

O Laboratório de Automação e Sistemas está administrativamente ligado ao CCET - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da PUCPR, composto de nove ambientes físicos, localizados no Parque Tecnológico, Bloco III.

Destaca-se como objetivo dos LAS a integração, desenvolvimento e implantação de soluções para a automação de sistemas industriais, prediais e comerciais.

Destaca-se como objetivos específicos: Análise de viabilidade da implantação de automação na formulação da estratégia competitiva das empresas; Integração de sistemas extra-corporativos; Análise e implantação de sistemas de informações para gestão integrada; Desenvolvimento, incorporação e transferência de tecnologias de produto e processo; Otimização dos processos produtivos: Layout, programação e configuração; Implementação de sistemas intermediários de manipulação de materiais e supervisão de processos; Simulação e implementação de sistemas intermediários.

BIBLIOTECA

A PUCPR dispõe ainda de uma Biblioteca Central instalada em um prédio moderno de 10.545m2 de área com um acervo variado entre mapas, cd-rom e multìmeios propiciando um ambiente adequado à reflexão e ao conhecimento.

A Biblioteca Central e as setoriais da PUCPR computam 180.749 títulos e 414.655 exemplares em seu acervo no 2º semestre de 2008. Registra-se ainda, 17 bases de dados nas bibliotecas da PUCPR.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR (SIBI/PUCPR) é constituído pela Biblioteca Central, coordenadora do Sistema, pelas bibliotecas setoriais dos câmpus São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá, pela biblioteca especializada do Hospital Universitário Cajuru, e por outras unidades que vierem a ser criadas. Dispõe de amplo acervo de livros, periódicos, bases de dados, fitas de vídeos, CD-ROMs, DVDs, mapas, folhetos, diapositivos e outros meios de informação, nas mais variadas áreas do conhecimento.

Através da Biblioteca Virtual da PUCPR, os usuários podem acessar bibliotecas ou bases de dados remotas de referência eletrônica ou texto completo, usando um catálogo on-line local ou uma rede de computadores como meio de ligação (Internet/Intranet), em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite.

Oferece aos alunos de mestrado, os seguintes serviços:

- Pesquisa Múltiplas Bases Central Search (Emerald, Ebrary, SciELO, entre outras)

- Pesquisas nas Bases de Dados (CAPES, IEEE, Ebsco, DotLib,Proquest, ABNT)

- Comutação bibliográfica COMUT (busca de artigos em bibliotecas no Brasil) e Bristish Library (busca de artigos em bibliotecas no Exterior).

- Consulta local.

- Consulta a banco de dados.

- Empréstimo interbibliotecário.

- Empréstimo e reserva de cabines;

- Empréstimo e reserva de microcomputadores para trabalho de digitação.

- Pesquisa e recuperação do acervo;

- Orientação e correção de referências bibliográficas.

- Orientação nos materiais de referência para grupos.


RECURSOS DE INFORMÁTICA

Sala de Professores: Infra-estrutura contendo microcomputadores Pentium IV, 1.4 Ghz, com Windows NT4 ou Windows 2000, Ms Office 2000, compactadores e Acrobat Reader e conexão com a internet de alta velocidade. Para gerenciar a rede dos professores e alunos, são utilizados dois servidores, sendo o mais veloz com uma placa mãe DUAL com dois processadores de 600 MHz, 256 MB de RAM, um Hard Disk de 48GB SCSI, e um sistema de fitas para armazenamento de backups feitos periodicamente. Todos os microcomputadores fazem parte de duas redes integradas: LAS e PRODUTRONICA. Sendo a primeira utilizada pelos computadores dos laboratórios e segunda pelos computadores dos professores e da administração, dando assim uma maior segurança aos dados confidenciais, porém não restringindo o acesso das duas partes à Internet. Os alunos do Programa de Mestrado podem obter conta de e-mail e acesso remoto a internet via PUCPR e contar ainda com a infra-estrutura de mais de 30 laboratórios de informática existentes no campus da universidade.

Laboratório de Automação da Manufatura (LAS I): Possui 20 microcomputadores, conectados via rede através do servidor da rede do LAS. Possuem acesso irrestrito à Internet e, além disso, possui recursos multimídia para a apresentação das aulas através de um projetor multimídia.

Laboratório de Controle Discreto (LAS II): Possui 8 microcomputadores com Softwares padrão, MatLab, Autocad, entre outros. Possui também 5 microcomputadores conectados à plantas didáticas. Também possui acesso irrestrito à Internet. Possui 3 impressoras HP 610 C com acesso compartilhado via rede.

Laboratório de Controle Contínuo (LAS III): Possui 15 microcomputadores. Como os outros, este laboratório possui também acesso à rede LAS e à Internet irrestrito. Todos microcomputadores possuem o Windows XP, Ms Office 2000, compactadores e Acrobat Reader como sendo de suas configurações padrão.

Laboratório de Instalações Hidro-Pneumáticas (LAS IV): Possui 10 microcomputadores, como também acesso à rede LAS e à Internet irrestrito. Todos microcomputadores possuem além dos seus softwares padrão, Automation Studio versão 3.5.

Laboratório de Acionamentos Elétricos (LAS V): Possui 10 microcomputadores, motores (monofásicos e trifásicos, Dhalander), softarter Siryus, CLP?s (LOGO Siemens 110 V, LOGO Siemens com interface Asi), temporizadores, contatores (auxiliar e de força), botoeiras e fins de curso, disjuntores (mono, bi e tripolar), soquetes de lâmpadas, transformadores 200 VA, transformador de bancada de ensaio em 13.8 KV, wattímetros monofásicos e trifásicos, amperímetros e voltímetros de bancada, alicates amperímetros, terrômetros e elevador didático composto por : acionamento via 2 motores trifásico 2cv (WEG) ,  sensores indutivos (TELEMECANIQUE), sensores de fim de curso, programação via Altivar 66 (Telemecanique) e PL7 pro V4.2 como software.

Laboratório de Gestão da Produção e Logística (LAS VI): Possui 20 microcomputadores, com acesso à rede LAS e à Internet, e impressora HP.  Além dos softwares mencionados acima, todos os PCs possuem Windows XP, MS Office, VBasic, C++ Builder, e o antivírus McAfee.

Laboratório de Instrumentação Industrial (LAS VII): Rede de microcomputadores PC; Fontes de alimentação de dois canais, até 5A; Osciloscópios Tektronix TDS 210; Osciloscópio Tektronix TDS 644B (até 2.5GS/s); Placas multifuncionais National Instruments, PCI e USB, de diferentes capacidades em termos de velocidade de aquisição e resolução; Cabos elétricos e componentes eletrônicos para uso em sala de aula; Sensores discretos e analógicos de uso didático

Laboratório de Processos Contínuos (LAS VIII): Possui cinco (05) microcomputadores; software de simulação Matlab/Simulink com diversos toolboxes; plantas de controle de processos LabVolt com tecnologia 4-20mA: pressão, nível, vazão, temperatura e pH/condutividade; sistema de aquisição de dados em tempo real DSPACE integrado ao Matlab/Simulink; planta de controle de processos Smar com tecnologia Fieldbus; planta de controle de processos Festo com tecnologia Profibus; módulos didáticos TQ: ball and hoop, ball and beam, coupled tanks, ball and plate, coupled drives, DC motor, engine speed, PID controller e fuzzy controller; planta de servoposicionamento hidráulico, placa real-time de aquisição de dados integrada ao software LABVIEW.

Laboratorio de Gestão Industrial (LAS IX): Possui 20 microcomputadores - Recursos Multimídia: Retro-projetor, Impressora: Colorida, HP DESKJET 890c. Os alunos podem usufruir a infra-estrutura de laboratórios da Universidade para utilização de softwares.

SALAS DE ESTUDOS PARA DISCENTES

Os alunos têm disponível uma sala de estudos com computadores com acesso livre a Internet e todas as ferramentas e software necessários às pesquisas da área, além de poder contar com mais de 30 laboratórios de informática, espalhados pelo Campus Curitiba.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba