PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Decano da Escola de Educação e Humanidades:
Prof. Dr. Kleber Bez Birolo Candiotto

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos Stricto Sensu:
Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Secretaria:
Tel.: (41)3271-2232
E-mail: ppgdh@pucpr.br

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 - Bloco Amarelo - Prado Velho - Curitiba/PR CEP: 80215-901

Histórico

A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas – PPGDH é fruto da consolidação da experiência de professores da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR no âmbito do ensino, da pesquisa e da orientação de trabalhos de conclusão de graduação, iniciação cientifica, especialização, mestrado e doutorado, notadamente vinculados aos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Pedagogia, Serviço Social e Teologia 

Alguns professores do PPGDH integram, também, o corpo docente de cursos de graduação e programas de pós-graduação de outras Escolas da Universidade, como os das áreas da Saúde, do Direito, da Economia, Administração e Gestão Urbana, por exemplo. Isto fomenta pesquisas interdisciplinares, notadamente, na área dos direitos humanos e políticas públicas. São exemplos de temas abordados em algumas pesquisas desenvolvidas e orientadas pelo corpo docente do PPGDH: biopolítica e direitos humanos; violências e direitos humanos; direitos de crianças e adolescentes; justiça restaurativa e direitos de adolescentes e jovens; cultura política e direitos sociais; violência e relações de gênero; direito penal e direitos humanos; desigualdade social e desenvolvimento; direito internacional; políticas públicas educacionais; política ambiental e sustentabilidade; organizações internacionais e ações humanitárias; políticas sociais e políticas para redução da pobreza.

A união de diferentes cursos com este propósito retrata o reconhecimento que o ensino e a pesquisas na área dos direitos humanos transcende os limites acadêmicos disciplinares. Isto é, as atividades de pesquisa, ensino e extensão no PPGDH irão para além do encontro pluridisciplinar, mas baseiam-se na interação de campos de conhecimento centrais que compõem o mestrado, além de outras concernentes à área dos direitos humanos, visando a interpenetração e o seu enriquecimento mútuo de ideias, métodos, conceitos e tradições teóricas. 

A proposta do Mestrado partiu da agregação e intercâmbio de interesses temáticos, pesquisas e publicações na área de direitos e políticas públicas entre docentes dos cursos referidos. Esta interação de experiência de ensino, orientação e pesquisa foi estimulada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pelo decanato da Escola de Educação e Humanidades, bem como, pela implantação de um Núcleo de Direitos Humanos.

A discussão teórica e pesquisas sobre o tema vêm sendo desenvolvidas também em grupos e laboratórios de pesquisa dos quais os professores são líderes ou membros, tais como: Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas; Grupo de Pesquisa Sociedade, Política e Cultura; Laboratório de Serviço Social e Laboratório de Ciências Sociais. Cabe destacar eventos na área dos direitos humanos que são promovidos por cursos e pelos Núcleo de Estudos em Educação e Relações Étnicas e Núcleo de Direitos Humanos. 

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba