PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária

BR 376 km 14 - São José dos Pinhais/PR

CEP: 83010-500

Telefone: (41) 3299-4314

Fax: (41) 3299-4423

Pabx: (41) 3299-4300

meca@pucpr.br

 

Decano e diretor do Câmpus:
Humberto Maciel França Madeira

Coordenadora do PPGCA:
Cristina Santos Sotomaior

Contato:
Caroline Nocera Bertton

Histórico

Em 1994, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná criou, na sua estrutura, os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e de Zootecnia, através da resolução nº 27/94 do Conselho Universitário, viabilizando assim o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA. Em decorrência do início de funcionamento dos cursos, uma fazenda foi adquirida pela instituição em 1992, com 554 ha, localizada no município de Fazenda Rio Grande - PR; foi ampliada para 614,6 ha e iniciada aí a implantação das unidades de ensino e pesquisa em todos os campos do conhecimento agropecuário. Em 1999, a área foi ampliada, atingindo 876,7 ha e passou a ser denominada Fazenda Experimental Gralha Azul.

O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais vem, desde o início de suas atividades em 1995, executando uma agenda positiva de organização e incentivo à pesquisa institucional, baseada na necessidade de se incorporar a geração de conhecimento ao processo educativo, contribuindo assim para a melhor qualificação do seu corpo docente e oportunizando aos discentes atividades e aptidões necessárias para sua formação integral. Esse processo de estruturação ganhou forte impulso pela aprovação de diversos projetos, liderados por seus docentes, de envergadura regional e nacional nos últimos cinco anos.Concomitante a este fato, o esforço da PRPPG de organizar a pesquisa no âmbito da Universidade, regulamentando os Grupos e Linhas de Pesquisa, além da qualificação de professores da casa e contratação de outros com titulação de doutor, acabaram acarretando uma rápida reconfiguração da estrutura da pesquisa no CCAA. Surgiu, a partir disto, iniciando suas atividades em março de 2003, a Comissão de Pesquisa (COPESQ) do CCAA, um componente administrativo novo na esfera de atuação da pesquisa na PUCPR, visando os esforços de pesquisa e pós-graduação do Centro. 

A atuação da COPESQ permitiu que, a partir de  2003, fosse incentivado a idéia de implantação de um programa de pós-graduação stricto sensu. Este programa foi inicialmente idealizado em 2007, encaminhado para a CAPES no mesmo ano e aprovado com nota 3 para início em 2008. Neste ano 12 alunos iniciaram o programa e contamos atualmente (2011) com um total de 23 alunos mestrandos.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal conta atualmente com uma área de concentração em Saúde Animal, onde estão inseridos 11 docentes pesquisadores atuando em duas linhas de pesquisa.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba