PUCPR

Sub Menu contents

Escola de Ciências da Vida

Contato

Escola de Ciências da Vida

Decano: Sérgio Surugi de Siqueira
E-maildecanato.ecv@pucpr.br

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)
Renata Ernlund Freitas de Macedo
E-mail: renata.macedo@pucpr.br

Secretária do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)

Caroline Nocera Bertton

E-mail: ppgca@pucpr.br
Telefone: (41) 3271-2615

Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho

CEP: 80215-901

Curitiba - PR

Histórico

O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) iniciou suas atividades em março de 2008 com o curso de Mestrado em Ciência Animal, instalado no campus da PUCPR na cidade de São José dos Pinhais (PR). Naquele ano, o curso contava com 09 (nove) docentes permanentes, um docente colaborador e 12 alunos, contemplando duas Linhas de Pesquisa: “Patologia Animal e Comparada, Cirurgia e Clínica” e “Produção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal” na área de concentração “Saúde Animal”. Na sua criação, o curso congregava os pesquisadores produtivos do então Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, atuantes na área de Ciência Animal, de forma a fortalecer o ambiente de pesquisa e ensino por meio do acesso, por parte de alunos do programa, às competências desenvolvidas anteriormente e localmente pelos docentes do Centro e pela Instituição. Em 2010, foram realizadas as primeiras 13 defesas, de 12 alunos ingressantes em 2008 e um aluno ingressante em 2009. Após os primeiros quatro anos de existência do PPGCA, verificou-se a necessidade de mudanças resultantes do amadurecimento da proposta inicial e pelo viés de inovação percebido pelos docentes do programa. Sendo assim, em 2012, o PPGCA alterou sua área de concentração para SAÚDE, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ANIMAL e passou a contemplar três Linhas de Pesquisa: Biotecnologia, Produção e Reprodução Animal; Clínica e Cirurgia Veterinária; e Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal. O processo de evolução do programa culminou com a submissão, no ano de 2014, de um APCN para a criação de curso de Doutorado. Tendo em vista as condições apresentadas pela IES, a infraestrutura disponível, as características da proposta e a produção intelectual do corpo docente e discente, a proposta foi aprovada em dezembro de 2014, não obstante o conceito 3 que o curso de mestrado possuía à época. Essas condições justificaram a excepcionalidade do caso e refletiram o amadurecimento do programa, dentro de um contexto institucional e, principalmente, dentro de uma demanda regional. Em agosto de 2015, teve início a primeira turma do curso de doutorado em “Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada”. Em abril de 2016, o PPGCA foi transferido para o campus da PUCPR na cidade de Curitiba (PR).

Atualmente, o programa conta com três Linhas de Pesquisa: Biotecnologia, Produção e Reprodução Animal; Clínica e Cirurgia Veterinária; e Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal e 13 docentes permanentes. O programa possui conceito 4 na área de Medicina Veterinária da Capes, sendo os conceitos individuais dos cursos: conceito 3 para o curso de mestrado e conceito 4 para o curso de doutorado.

O objetivo do PPGCA é formar pesquisadores e profissionais para atuação em áreas específicas do conhecimento, bem como desenvolver a investigação científica na Universidade, valorizando sua integração com a sociedade, a fim de responder prática e teoricamente às suas demandas, e qualificar professores para o exercício docente no ensino superior.

Busca-se manter uma equipe de pesquisadores produtivos e atuantes na área de ciência animal, oriundos de diferentes áreas de formação, para gerar conhecimento de maneira integrada, com reconhecimento nacional e internacional, atendendo prioritariamente demandas locais e regionais, enquanto formando recursos humanos de elevada qualificação.

Obviamente, esses objetivos do PPGCA estão em perfeita sintonia com a missão da Instituição. A PUCPR tem uma missão muito bem definida: “A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, orientada por princípios éticos, cristãos e maristas, tem por missão desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade".

Com isso, espera-se que o profissional formado no PPGCA esteja apto para enfrentar os desafios acadêmicos e científicos, socioambientais e econômicos da área de ciência animal utilizando um enfoque interdisciplinar, transcendendo as limitações impostas pela segmentação disciplinar. Entende-se que uma proposta de formação integral, alinhada à missão institucional, torna-o mais engajado, proativo e comprometido com o progresso da sociedade como um todo. Sob o ponto de vista mais específico, o PPGCA visa qualificar profissionais que atendam às exigências crescentes nas áreas de sanidade, produção e desenvolvimento de produtos de origem animal. Busca-se, na formação desse profissional, a aquisição de habilidades e o desenvolvimento do espírito crítico, alinhados às tendências tecnológicas de aprimoramento e inovação. No âmbito regional, busca-se a formação de mestres e doutores com capacidade de resolver as questões estratégicas do Estado do Paraná, de forma articulada e consistente, enxergando a produção, a sanidade e o produto final de forma integrada. Vislumbra-se, também, um profissional capaz de atender às demandas de inovações diagnósticas e terapêuticas na área animal, sob a perspectiva de Saúde Única. No âmbito nacional, busca-se um profissional capaz de apoiar a agenda de inovação brasileira, com perfil empreendedor. Se, anteriormente, o objetivo principal da pós-graduação no Brasil era formar mestres e doutores para serem docentes nas universidades, hoje objetiva-se que estes também estejam preparados para o mercado de trabalho em profissões não acadêmicas, sendo absorvidos por institutos de pesquisa e empresas, além de serem capazes de empreenderem seus próprios negócios.

A interdisciplinaridade no programa está refletida de várias formas. Inicialmente, pelas áreas de formação dos docentes, havendo professores formados em Medicina Veterinária, Farmácia, Agronomia e Zootecnia e também dos discentes, oriundos de vários cursos de graduação como Medicina Veterinária, Zootecnia, Farmácia, Biologia, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Pedagogia. Esta interdisciplinaridade também se reflete na condução dos projetos de pesquisa e nas disciplinas. A adoção de disciplinas em conjunto, ministradas por vários docentes, reflete uma consciência de que os temas das dissertações, assim como os conteúdos das disciplinas, devem ser trabalhados de forma integrada.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba