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Escola de Negócios

Rua Imaculada Conceição, 1155
Bloco Acadêmico - Sala 103B - 1º Andar
Prado Velho - Curitiba, PR
CEP: 80215-901
Telefone: (41) 3271-1476 

Horário de Atendimento: 

Segunda-feira à Sexta-feira

Manhã: 9h às 12h  

Tarde: 14h às 18h

E-mail: ppad@pucpr.br

 

Decano:
Prof. Dr. Bruno Henrique Rocha Fernandes

Diretora do Programa:
Prof.ª Dr.ª Angela Cristiane Santos Póvoa  

Linha de Pesquisa 2 - Marketing

Dois grupos de pesquisa dão suporte a essa Linha de Pesquisa: Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing e Marketing Digital.


2.1 Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing

Comportamento do consumidor é uma importante área de investigação do marketing que estuda os complexos processos empreendidos por indivíduos e grupos nas suas relações de consumo, desde o reconhecimento de necessidades até a escolha, compra, uso, avaliação pós-consumo e descarte de bens, envolvendo ideias e experiências. A compreensão do comportamento do consumidor é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento da estratégia de marketing das organizações. Destacam-se como foco de estudo do grupo: os padrões de reação dos consumidores frente às novas tecnologias; a qualidade do relacionamento consumidor e empresa derivado de aspectos como qualidade percebida, valor, satisfação, confiança, comprometimento e lealdade; os impactos da comunicação no processamento de informação por parte dos consumidores; os vínculos que os consumidores estabelecem com as marcas e decisões estratégicas de marca; varejo e serviços; as inter-relações entre a estratégia de marketing e global; market-driven em ambientes em transformação; relacionamentos estratégicos de marketing com base no valor; Formulação e implementação da estratégia de marketing; Marketing Metrics. Para compreender estes fenômenos multifacetados são utilizadas teorias advindas da economia, matemática, sociologia, psicologia e antropologia com abordagens qualitativas, quantitativas e métodos mistos que melhor se adequem aos problemas investigados.

 

2.2 Marketing Digital

Os avanços no aprimoramento tecnológico e adoção de tecnologias digitais têm transformado o Marketing Digital em uma das áreas de pesquisa mais promissoras para os próximos anos. Encontram-se no escopo de investigação do Marketing Digital os fenômenos decorrentes da intensificação do uso da Internet, da telefonia móvel (SMS, Smartphone), televisão interativa, e da digitalização de dados, tais como: comportamento dos consumidores nas redes sociais na internet (principalmente Facebook, Twiter, YouTube), engajamento digital, mapeamento de perfis de influência; novas ferramentas de comunicação, Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM), Google Analytics e Key Performance Indicators (KPIs) para campanhas digitais; Internet das coisas; mobile marketing e; Big Data. Trata de uma abordagem multidisciplinar por definição que envolve diferentes referências em comunicação, psicologia, sociologia, ciência da computação, negócios e afins. Os métodos de pesquisa abrangem diferentes perspectivas, tais como estudos qualitativos, quantitativos, métodos mistos, uso de dados secundários, bem como premissas de big data e machine learning.

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