PUCPR

Sub Menu contents

Calendário de Pesquisa 2011/2012

DocumentoDownload
calendario 2011/2012

Bolsas 2012-2013

                                                              Bolsas PIBIC vigentes no período de 2012/2013


PUCPR 325
CNPq 94
Fundação Araucária 145
Iniciação Científica Voluntária 347
 Bolsas PUC Doutorandos 8
Total 919
   
 Bolsas PIBITI  
 

 

CNPq 

30

PUCPR 

 25

AGÊNCIA PUC 

25

Iniciação Tecnológica Voluntária

 

TOTAL

80

Total Geral


 

Contato

Câmpus Curitiba - Prédio Administrativo - 6º Andar

Telefone: 3271-1602  3271 - 2112
E-mail: pibicpr@pucpr.br alessandra.lacerda@pucpr.br edena.grein@pucpr.br

Entenda melhor como funciona o PIBIC

O que é o PIBIC?

PIBIC significa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Aqui na PUCPR, ele é financiado pelo CNPq, pela Fundação Araucária e pela própria PUCPR. Para se isncrever no PIBIC, você precisa estar fazendo um curso de graduação, e então procure um professor que faça parte da sua área de interesse na pesquisa.

Objetivos do Programa

  • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

 

Por que participar do PIBIC?

A grande recompensa da participação do aluno na Iniciação Científica é o próprio desenvolvimento acadêmico e a ajuda à comunidade acadêmica. O aluno que participa, tem outras vantagens como a participação futura em outros programas (como Ciência Sem Fronteiras e Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SEMIC) para apresentar e divulgar seu projeto de pesquisa.

Além disso, o aluno que faz 2 anos de pesquisa científica pelo CNPq podem concorrer ao Prêmio Destaque em Iniciação Científica, conferido pelo CNPq. Outra vantagem proporcionada pela PUCPR aos alunos que possuem 2 anos de IC, é a de ganhar bolsas para a sua formação futura na PUCPR (pós graduação, mestrado e doutorado).

Anualmente, os melhores trabalhos de cada Área do Conhecimento são premiados pela PUCPR, com o pagamento das despesas de passagens, hospedagem e inscrição, para apresentarem seus trabalhos na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

 

Como participar do PIBIC?

Para participar do PIBIC é necessário que um docente da PUCPR submeta, em resposta ao edital anual, um Projeto de Pesquisa e um Plano de Trabalho para o aluno. A seleção dos projetos é feita pelo Comitê Local, auxiliados por pesquisadores externos, bolsistas "Produtividade em Pesquisa" do CNPq, utilizando critérios definidos pelo CNPq e disponíveis no item Editais e Normas.

Os alunos indicados recebem bolsa por 12 meses (agosto a julho), período em que devem desenvolver as atividades de pesquisa definidas no Plano de Trabalho. Ao final do projeto, o aluno deve apresentar, na forma oral e de pôster, o resultado das pesquisas, além de ter seu resumo publicado no Caderno de Resumos. O valor para da bolsa para 2012 e 2013 é de R$400,00 (CNPq ou PUCPR).

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba