PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Bolsas 2012-2013

                                                              Bolsas PIBIC vigentes no período de 2012/2013


PUCPR 325
CNPq 94
Fundação Araucária 145
Iniciação Científica Voluntária 347
 Bolsas PUC Doutorandos 8
Total 919
   
 Bolsas PIBITI  
 

 

CNPq 

30

PUCPR 

 25

AGÊNCIA PUC 

25

Iniciação Tecnológica Voluntária

 

TOTAL

80

Total Geral


 

Pesquisa da PUCPR mostra que segurança nos bairros influencia prática de exercício

Estudo do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida foi publicado em revista científica internacional

O artigo Safety and physical inactivity in adults from Curitiba, fruto de pesquisa realizada no Grupo de Pesquisa em Atividade e Qualidade de Vida (GPAQ), do curso de Educação Física da PUCPR, foi publicada em importante revista científica da área, a International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity (IJBNPA).

O estudo constatou que a segurança nos bairros é um dos aspectos ambientais que podem influenciar a atividade física. Para isso, foi analisada a associação entre percepção de segurança na vizinhança e inatividade física em adultos e a modificação de efeito de acordo com variáveis sociodemográficas. Foram realizadas pesquisas com 1.261 adultos (62% mulheres), com idade entre 18-69 anos de Curitiba, Brasil.

A percepção de insegurança no bairro foi maior entre as mulheres, entre os participantes mais velhos, naqueles classificados no estrato socioeconômico mais alto, pessoas com sobrepeso, e ainda entre aqueles que relataram ter equipamentos para atividade física ou crianças em casa.

A inatividade física apresentado na forma de caminhar para o transporte foi menor entre os indivíduos que perceberam seus bairros mais inseguros, e essa associação foi mais forte entre indivíduos que utilizavam regularmente o transporte privado.

Outros resultados sugerem que as mulheres e indivíduos de nível socioeconômico alto são menos ativas na caminhada para o lazer, quando eles percebem seu bairro inseguro.

Os integrantes do GPAQ responsáveis pelo estudo são Cassiano Rech, Rodrigo Reis, Adriano Hino, Ciro Rodriguez-Añez, Rogério Fermino, Priscila Gonçalves e Pedro Hallal.

O artigo completo está disponível no site da Revista.



Publicado em: 02/07/2012Página Anterior



Notícias Relacionadas:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba