Câmpus Curitiba - Prédio Administrativo - 6º Andar
Telefone: 3271-1602 3271 - 2112
E-mail: pibicpr@pucpr.br alessandra.lacerda@pucpr.br edena.grein@pucpr.br
Bolsas PIBIC vigentes no período de 2012/2013
| PUCPR | 325 |
| CNPq | 94 |
| Fundação Araucária | 145 |
| Iniciação Científica Voluntária | 347 |
| Bolsas PUC Doutorandos | 8 |
| Total | 919 |
| Bolsas PIBITI | |
|
|
|
| CNPq |
30 |
| PUCPR |
25 |
| AGÊNCIA PUC |
25 |
| Iniciação Tecnológica Voluntária |
|
| TOTAL |
80 |
| Total Geral |
|
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está recrutando voluntários para uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde que avaliará o efeito da linhaça na redução do colesterol. Podem se candidatar homens e mulheres com idade entre 30 e 59 anos, com colesterol LDL entre 130 e 189 mg/dl. Os interessados não podem estar em tratamento com medicamento para reduzir o colesterol e nem ser portadores de diabetes, insuficiência renal, doença hematológica ou oncológica, doença degenerativa e doenças no intestino. Além disso, não podem participar gestantes ou pessoas em tratamento de reposição hormonal. Também é preciso apresentar um exame de colesterol atualizado, realizado nos últimos três meses.
Os participantes precisam ter disponibilidade para comparecer às consultas gratuitas que serão realizadas na PUCPR a cada 14 dias e devem seguir a intervenção dietética sugerida pela pesquisa por três meses. Os participantes serão separados em três grupos, recebendo intervenções dietéticas distintas, que pode ser a dieta recomendada pela diretriz brasileira para redução do colesterol; a mesma dieta mais linhaça; e somente linhaça. A linhaça será fornecida gratuitamente com patrocínio da empresa de alimentos Jasmine. Os participantes também terão que realizar coleta de sangue para os exames laboratoriais, no início da pesquisa e após os três meses da dieta.
Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail estudocolesterol@gmail.com ou pelos telefones (41) 9244-2969 e (41) 9741-2142. A pesquisa está sendo realizada pela nutricionista Pamela Cristiani Dias Pereira, com orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Dalton Précoma.
Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba