PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Câmpus Curitiba

Prédio Administrativo - térreo (Sala Aleijadinho)

 

Telefones: 

3271-1165

3271-2112

3271-1602

 

Profa. Cleybe H. Vieira

Coordenadora da Iniciação Científica

 

 

Contatos: pibicpr@pucpr.br

 

Alessandra de Lacerda Carvalho

alessandra.lacerda@pucpr.br

 

Edena Grein

edena.grein@pucpr.br

 

Mariani Barbosa

mariani.barbosa@pucpr.br

 

PIBIC

Cabeçalho PIBIC

 Editais  Normas da Iniciação Científica Comitê Modelos de documentos  SEMIC 

 O que é PIBIC?

 

PIBIC significa, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Aqui na PUCPR, ele é financiado pelo CNPq, pela Fundação Araucária e pela própria PUCPR. Para participar do PIBIC, você precisa estar cursando um curso de graduação na PUCPR, e então procurar um professor que faça parte da sua área de interesse na pesquisa.

 

Objetivos do programa

De acordo com a definição do CNPq:

  • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para estudantes de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Por que participar do PIBIC?

A grande recompensa da participação do estudante na Iniciação Científica é o próprio desenvolvimento acadêmico e a ajuda à comunidade acadêmica. O estudante que participa, tem outras vantagens como a participação futura em outros programas (como o Ciência Sem Fronteiras e Semana de Iniciação Científica e Tecnológica - SEMIC) para apresentar e divulgar seu projeto de pesquisa.

Além disso, o estudante que faz 2 anos de pesquisa científica pelo CNPq podem concorrer ao Prêmio Destaque em Iniciação Científica, conferido pelo CNPq. Outra vantagem proporcionada pela PUCPR aos estudantes que possuem 2 anos de IC, é a de ganhar bolsas para a sua formação futura na PUCPR (pós graduação, mestrado e doutorado).

Anualmente, os melhores trabalhos de cada Área do Conhecimento são premiados pela PUCPR, com o pagamento das despesas de passagens, hospedagem e inscrição em congressos de sua área.

 

Como participar do PIBIC?

Para participar do PIBIC é necessário que um docente da PUCPR submeta, em resposta ao edital anual, um Projeto de Pesquisa e um Plano de Trabalho para o estudante. A seleção dos projetos é feita pelo Comitê Local, auxiliados por pesquisadores externos, bolsistas "Produtividade em Pesquisa" do CNPq, utilizando critérios definidos pelo CNPq e disponíveis no item Editais e Normas.

Os estudantes indicados recebem bolsa por 12 meses (agosto a julho), período em que devem desenvolver as atividades de pesquisa definidas no Plano de Trabalho. Ao final do projeto, o estudante deve apresentar, na forma oral e de pôster, o resultado das pesquisas, além de ter seu resumo publicado no Caderno de Resumos. O valor para da bolsa é de R$400,00 (CNPq, Fundação Araucária e PUCPR). Outra opção para entrar para a pesquisa é optar pela Iniciação Científica Voluntária.

 


O que é a Iniciação Científica Voluntária?

Iniciação Científica Voluntária (ICV) é o mesmo programa PIBIC e funciona nas mesmas condições. A única diferença deste programa é que ele não possui remuneração.

 

Objetivo do Programa

  • Oportunizar ao estudante de graduação as mesmas condições oferecidas aos estudantes PIBIC para desenvolvimento de pesquisa científica, porém sem remuneração.

 

Como participar da ICV?

Para participar da ICV, os docentes devem enviar o Projetos de Pesquisa em resposta ao edital anual do PIBIC. Projetos aprovados porém que não tenham atingido a nota necessária para receber a bolsa podem desenvolver a pesquisa e da ICV. No decorrer do projeto, estudante e orientador estão sujeitos às mesmas normas do PIBIC, com submissão de relatórios. Ao final do projeto, o estudante deverá participar do Seminário de Iniciação Científica da PUCPR, e terá direito a certificado de Iniciação Científica da PUCPR.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba