PUCPR

Sub Menu contents

Células-Tronco

Parte 1

 

 

 

Você sabia que existem certas células que possuem uma capacidade maior de se dividir, originando novas células semelhantes? Conhecidas como células-mães, estaminais ou também células-tronco elas são uma revolução na medicina. Podem devolver a visão a quem corre o risco de ficar cego, movimento a quem sofre de esclerose múltipla e até a juventude perdida aos rostos envelhecidos pelo tempo.

Usadas na recuperação de tecidos danificados por doenças ou traumas, as minúsculas partículas que regeneram e salvam já mudaram o destino de muitos brasileiros e são o tema do PUC Ciência dessa semana.

Saiba mais

 Parte 2

   

 

Mais do que um desafio, o trabalho dos cientistas pesquisadores de células-tronco é um verdadeiro quebra-cabeças. A descoberta da célula ideal para o músculo do coração  ou para reparar o cérebro desperta ansiedade em pacientes do mundo inteiro.

Um mundo sem fronteiras, visionário e revolucionário, que se propõe a vencer o desafio do século. Desenvolver a medicina regenerativa, utilizando o próprio corpo humano como fonte de cura. 

Saiba mais

Parte 3

   

 

Em 2008, entre 16 grupos de pesquisa inscritos, oito foram selecionados para implantar centros de produção de células-tronco no Brasil. Com infraestrutura e recursos humanos qualificados, estes centros buscam avançar no desenvolvimento de tecnologias sobre terapias celulares, e assim melhorar a qualidade de vida da população. 

Trabalhar com material nobre como as células-tronco é realmente um processo artesanal. Passo a passo, as pesquisas têm avançado, barreiras são rompidas, e as terapias vêm mostrando resultados eficientes e inspiradores.

Saiba mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba