PUCPR

Sub Menu contents

Biodiesel

Parte 1

 

 

 

Você já se perguntou o que estará fazendo daqui a 20, 30 ou até 50 anos? Será que até lá ainda vai existir água potável, ar puro? Como será que o planeta vai estar? Essas são algumas questões que levaram a Comissão Mundial sobre o Meio-Ambiente ao conceito de Desenvolvimento Sustentável. O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

Muitas ações podem ser feitas para colaborar com essa concepção. Uma delas é a produção do biodiesel, tema do PUC Ciência dessa semana. Vamos discutir a importância de se produzir um combustível alternativo e não agressivo ao meio-ambiente a partir de recursos renováveis. É por meio de iniciativas como esta que podemos construir a base para que nossos sonhos e ambições futuras possam se tornar realidade.

Saiba mais

Parte 2

   

 

Um dos pesquisadores da PUC Paraná montou uma unidade de fabricação de biodiesel, financiada pela FINEP, uma empresa pública brasileira financiadora de estudos e projetos. Nesta unidade, são utilizados três princípios básicos: utilizar óleo resíduo de cozinha; trabalhar com álcool etílico; e desenvolver um processo contínuo de produção do biodiesel.

Saiba mais

Parte 3

 

 

 

O alemão Rudolph Diesel criou o primeiro modelo de motor a diesel em 1893. Porém, foi somente em 1898 na França que ele foi apresentado oficialmente. Naquela época já se utilizava um tipo de biocombustível: o óleo de amendoim.

O uso de óleos vegetais como combustíveis podem parecer insignificantes hoje em dia, mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o carvão são atualmente.

A maior parcela do custo de produção do biodiesel no Brasil é relacionada à matéria-prima. Em 2011, 80% do biodiesel produzido no Brasil tinha como base a soja. Hoje, esse número caiu para 70%. Essa queda foi influenciada pelo aumento do uso do sebo bovino e do óleo de algodão.

Saiba mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba