V Colóquio Hans Jonas será realizado na PUCPR

Evento discute a responsabilidade como princípio ético e bioético, as ameaças à vida humana, animal e à natureza em geral.

O GT Hans Jonas, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), promoverá, nos dias 24 e 25 de agosto de 2017, o V Colóquio Hans Jonas. O evento, que será realizado na PUCPR, terá como tema “Hans Jonas e a bioética”.

A atividade é realizada bianualmente e nesta edição será organizada em seis mesas temáticas, que pretendem refletir sobre a responsabilidade como princípio ético e bioético, as ameaças à vida humana, animal e à natureza em geral. Além dos membros do GT, participarão do evento o professor Paolo Becchi, da Universidade de Gênova-Itália; Gabriel Insaurralde, do ISHEF, Paraguai; e Francisco Quesada, da Costa Rica.

O V Colóquio Hans Jonas está sendo organizado pelo curso de Filosofia e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Bioética e o Núcleo de Estudos da Técnica e com apoio do Instituto Ciência e Fé e da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. Simultaneamente será realizada a VI Jornada de Estudos e Pesquisa em Bioética da PUCPR.

Mais nformações podem ser obtidas pelo e-mail vcoloquiohansjonas@gmail.com ou pelo telefone 41 3271-2626.

Sobre Hans Jonas

A ideia do evento é retomar as contribuições do pensamento do autor de O princípio responsabilidade  (1979) e de Técnica, Medicina e ética (1985) no campo da bioética e sua atuação em um momento em que a elaboração das normas para o uso da tecnologia e os estudos com seres humanos ainda encontrava-se bastante incipiente.

Enquanto viveu e trabalhou na New School for Social Research, em Nova Iorque, entre 1956 e 1976, Jonas esteve plenamente envolvido com esse tipo de debate. Como sócio fundador de um dos mais importantes centros de bioética do mundo, o Hastings Center, onde atuou por mais de vinte anos, ele se envolveu diretamente com teóricos e ativistas preocupados com o avanço das biotecnologias e a ausência de normas capazes de orientar os novos poderes tecnológicos.

Publicado em: 05/07/2017Página Anterior