PUCPR

Sub Menu contents

Mostra Poéticas Cênicas 2017 apresenta 9 espetáculos abertos ao público

Alunos do curso de Teatro da PUCPR apresentarão as peças nos dias 13, 14 e 16 de junho

A PUCPR apresenta, nos próximos dias 13, 14 e 16, a Mostra Poéticas Cênicas 2017. O evento, resultado das provas públicas dos acadêmicos de Teatro da Universidade, consiste na apresentação de 9 peças de teatro pelos alunos do curso. A Mostra, gratuita e aberta à comunidade, envolverá temas da dramaturgia contemporânea, performance, tecnologia e poesia, existencialismo, empoderamento feminino e romantismo. 

Entre os projetos que serão apresentados nos dias, estão Noites Brancas, de Dostoiévski;  Boias Frias, Jhon Dawsey; Correr, de Marc Breyer; Os Cegos, de Maurice Maeterlink; Inverno, de Jon Fosse; Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre; A Memória é uma Ilha de Edição, de Waly Salomão; Os Monólogos da Vagina, de Eve Ensler e Ânsia, de Sara Kane. 

Para o professor da disciplina Projeto de Montagem, Cicero Lira, o público irá se surpreender com as temáticas e com o resultado dos trabalhos. “ É gratificante acompanhar o desenvolvimento dos estudantes durante o processo. Da ideia ao Projeto final há muito aprendizado e reflexão sobre o fazer teatro. O trabalho é constante e ter consciência de todo o processo, não apenas da atuação, é fundamental para a formação do artista”. Segundo o docente, as apresentações marcam uma fase importante para os estudantes que estão se formando, que apresentam competências e habilidades adquiridas num projeto de montagem, com foco no trabalho de ator e atriz. 

Segundo a professora Silvia Monteiro, coordenadora do curso de Teatro, a Mostra Poéticas Cênicas não é só importante como resultado de experiência adquirida, que os estudantes têm ao longo da faculdade, mas também como vitrine. “Trata-se de uma oportunidade dos acadêmicos apresentarem seus trabalhos para o mercado e para a comunidade”. Os espetáculos serão apresentados no Labcom (Laboratório de Comunicação e Artes) da PUCPR, na Linha Verde. 

Programação

Data: 13 de junho

Noites Brancas, do autor Dostoiévski

Noites Brancas

Horário: 16h.

Elenco: Emerson Miranda

Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta)                         

Sinopse: Preso nas lembranças de suas últimas noites com a jovem e ingênua Nastenka, o protagonista solitário e sonhador revive todos os sentimentos de cada momento ao lado dela.

Boias Frias, do autor Jhon Dawsey

Boias Frias

Horário: 17h

Elenco: Julio Constantino

Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta)                   

Sinopse: A ''antropologia da performance'' é a base principal do processo de criação desta montagem. O texto dialoga com a política atual sobre a representação do trabalhador e suas relações performáticas no cotidiano

 

Data: 14 de junho

Correr, do autor Marc Breyer

Correr

Horário: 19h.

Elenco: Amanda Barbosa, Érica Pires, Patricia Waltrick e Ygor Guedes

Local: Estúdio de TV 1

Sinopse: utilizando uma linguagem física e, carregada de críticas sociais, os atores criam um universo paralelo e levam o público a vivenciar os temores que perseguiam as mentes consideradas insanas.

 

Os cegos, do autor Maurice Maeterlink

Os cegos

Horário: 20h            

Elenco: Igor Basani,  Maria das Graças e Marilda Pires

Local: Estúdio de TV 2

Sinopse: Numa floresta indefinida, um grupo de cegos está perdido, sem saber que o guia deles está morto. Os ruídos da ilha aguçam a imaginação de todos. Os sinais da natureza os envolvem anunciando sempre a chegada de algo sinistro e indesejável.

                      

Inverno, do autor Jon Fosse

Inverno

Horário: 21h                       

Elenco: Denise França, Ezequiel Rodrigues e Matheus Moscatelli

Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta)

Sinopse: O que é o Inverno? Um Homem, uma Mulher, o desejo interno, latente, que o frio da realidade não aquieta, “um lugar completamente diferente”. Um calor que não sessa, a pulsão, o ritmo, à dança que é o destino.

 

Data: 16 de junho

Entre Quatro Paredes, do autor Jean-Paul Sartre

Entre Quatro Paredes

Horário: 19h

Elenco: Danielly Sampaio, Dirceu Silva, Eduardo Piras Neto e Fernanda Bibiano

Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta)

Sinopse: Três pessoas desconhecidas se encontram instaladas após a morte em um cômodo, procurando entender qual o castigo que lhes espera. Todos estão condenados a um inferno feito à imagem e semelhança da vida que tiveram na Terra. Um inferno self-service.

 

A Memória é uma Ilha de Edição, do autor Waly Salomão

A Memória é uma Ilha de Edição

Horário: 20h

Elenco: Arthur Augustus e os convidados Igor Patrick Vieira dos Santos e Victor Garcia Dezute

Local: Estúdio de TV 1          

Sinopse: Espetáculo experimental, que envolve teatro, cinema e poesia. Um universo onírico, onde o sonho não acaba, e a cidade é uma nebulosa de sonhos.

 

Os Monólogos da Vagina, da autora Eve Ensler

Os Monólogos da Vagina

Horário: 21h

Elenco: Geórgia Rangel e Nadine Atanazio

Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta)

Sinopse: Vagina. Que palavra absurda. Simplesmente diga "vagina" e saberá o que estamos fazendo aqui. É preciso dizer, ouvir, dar voz a ela. É a partir do nosso corpo que estamos inseridos nesse tempo-espaço, compreendê-lo é entender a si mesmo e o mundo.

          

Ânsia, da autora Sara Kane

Ânsia

Horário: 22h

Elenco: Gabriela Figueiredo, Marina Casagrande e Matheus Freitas          

Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta)

Sinopse: A adaptação apresenta vozes dentro da cabeça de qualquer indivíduo, pensamentos fragilmente conectados, correndo em um glorioso tecnicolor. Desejos que se cruzam, gestos que se alongam e se separam para a mais profunda viagem interior.



Publicado em: 09/06/2017Página Anterior



Notícias Relacionadas:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba