PUCPR

Sub Menu contents

Professor do Câmpus Londrina acompanha processo de canonização

Padre Alfredo Rafael Belinato Barreto participou de canonização dos Pastorinhos de Fátima

O padre Alfredo Rafael Belinato Barreto, professor do curso de Teologia da PUCPR Câmpus Londrina, participou da cerimônia de canonização de Francisco e Jacinta, os irmãos pastorinhos que testemunharam aparições de Nossa Senhora, na cidade de Fátima, em Portugal.

Para a canonização, é necessário o reconhecimento de um milagre. Segundo o site oficial do Santuário Nacional de Fátima, o milagre que levou à canonização aconteceu em 2013. Um menino chamado Lucas, com então 5 anos, caiu da janela de uma altura de sete metros. Foi levado para o hospital em coma e com um diagnóstico de que teria consequências para o resto da vida. O pai, então, rezou a Jesus Cristo e a Nossa Senhora de Fátima. Ligou para o Carmelo de Campo Mourão (PR), pedindo às Irmãs que rezassem pelo filho e, uma delas, então, pediu intercessão dos Pastorinhos. Dois dias depois, o menino deixou o hospital sem qualquer sequela.

Pais de Lucas falam sobre o milagre

Para que um milagre seja confirmado é necessário que haja análise e aprovação da medicina, ou seja, que médicos afirmem que um fato é humanamente inexplicável. No Vaticano, sete médicos analisaram toda a documentação enviada, além de sete teólogos e todos foram unânimes em afirmar que, nesse caso, houve um milagre.

Segundo o padre Alfredo Rafael Belinato Barreto, a dádiva aconteceu na cidadezinha chamada Juranda, que pertence à Diocese de Campo Mourão, da qual é chanceler da cúria. “A postuladora responsável pela canonização veio a Campo Mourão em 2013 e levou os primeiros documentos para o Vaticano, que autorizou o estudo do caso. Eu fui o responsável por organizar toda documentação. E o processo resultou em 354 páginas, foram ouvidas todas as testemunhas envolvidas, médicos e enfermeiros que trataram do menino, familiares. Me sinto agraciado por Deus e, ao mesmo tempo, responsabilizado. E a responsabilidade é a de entender o que significa esse mistério de Fátima, que é uma reproposição do Evangelho e fazer com que isso se torne operativo na vida”, comenta o professor.

 



Publicado em: 18/05/2017Página Anterior



Notícias Relacionadas:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba