PUCPR figura entre as melhores universidades do Paraná

Universidade obteve nota 4 na avaliação do Índice Geral de Cursos

O desempenho de cursos de graduação, divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que a PUCPR figura entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Paraná. A Universidade obteve nota 4 na classificação do IGC (Índice Geral de Cursos) – indicador de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, sendo 5 a pontuação máxima. De acordo com o ranking, a PUCPR obteve resultado similar alcançado pelas principais universidades do Estado. A avaliação é referente ao ano de 2015.

Além do IGC, o MEC também divulgou os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), indicador que avalia o conhecimento dos estudantes. Na PUCPR, todos os cursos avaliados pelo MEC alcançaram níveis satisfatórios e as graduações de Administração (Curitiba, Maringá e Londrina), Direito (Curitiba e Londrina), Psicologia (Toledo), Ciências Contábeis (Curitiba e Londrina), Teologia (Londrina), Jornalismo (Curitiba) e Publicidade e Propaganda (Curitiba), obtiveram nota 4. Os cursos de Tecnologia em Gastronomia e Gestão da Qualidade, ambos no Câmpus Curitiba, conquistaram nota 5, considerada a nota máxima da avaliação.

Já os cursos avaliados no índice do CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliador da qualidade da educação superior, a PUCPR alcançou nota 4 em Administração (Maringá), Direito (Londrina), Ciências Contábeis (Curitiba e Londrina), Tecnologia em Gastronomia (Curitiba), Teologia (Curitiba e Londrina) e Tecnologia em Gestão da Qualidade (Curitiba). O CPC também tem índices avaliadores de 1 a 5 e traduzem resultados de avalições de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

Entenda os indicadores:

Índice Geral de Cursos (IGC) – média das notas dos cursos de graduação no CPC e da avaliação dos cursos de pós-graduação junto à Capes.

Conceito Enade (CE) – avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas na formação acadêmica do discente.

Conceito Preliminar do Curso (CPC) – junção do desempenho dos estudantes no Enade, além de corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e entre outros.

Publicado em: 10/03/2017Página Anterior