Universidade discute a avaliação da aprendizagem ativa e os princípios da graduação

Evento PUC ID – O modo PUCPR de educar reuniu os docentes da Instituição

A PUCPR promoveu, de 13 a 15 de fevereiro, o PUC ID – O modo PUCPR de educar. O evento, exclusivo para docentes da Universidade, propôs uma reflexão sobre ensino, identidade e princípios de aprendizagem com inovação na Instituição, por meio de oficinas e conferências. Todas as inscrições foram preenchidas, reunindo 160 docentes por dia nas oficinas oferecidas pelo evento.

A programação iniciou com duas oficinas paralelas, com a temática Avaliação da Aprendizagem Ativa. Uma delas, intitulada "Avaliação e aprendizagem: do planejamento à execução", foi ministrada pela professora doutora Carla Barroso da Costa e discutiu todo o processo de avaliação. Já a outra teve como palestrante o professor doutor Anastassis Kozanitis e falou sobre "Como dar feedback de qualidade nas metodologias para aprendizagem ativa".

No dia 15 de fevereiro, foi realizada uma conferência sobre a Avaliação da Aprendizagem Ativa e Princípios da Graduação, no TUCA. O evento contou com apresentações dos professores Anastassis Konzanitis (Universidade de Montreal), Carla Barroso (Universidade de Montreal) e Silvonei Protz (Pontifícia Universidade Gregoriana).

Na abertura do evento, o Ir. Rogério Mateucci, vice-presidente do Grupo Marista e diretor de identidade da PUCPR, lembrou o documento “O que Marcelino tinha em mente naquele dia 02 de janeiro de 1817?” e disse que o texto serve como direcionamento para as ações neste ano de 2017.

Já o vice-reitor da PUCPR, prof. Vidal Martins, agradeceu a presença e o engajamento de todos no processo. “Estamos dando grandes passos e respeitando o tempo, buscando envolver toda comunidade. Queremos fazer um evento como esse no início de cada semestre, para mostrar que há determinação na caminhada e que sabemos onde queremos ir. Que todos possam sair com inspiração para promover todas essas mudanças que já estão ocorrendo na Universidade”, frisou.

A pró-reitora de graduação da PUCPR, professora Maria Beatriz Balena Duarte, também deixou sua mensagem neste início de semestre letivo. “Pensar a educação na PUCPR é uma honra e uma responsabilidade imensa. Começar o semestre vendo pessoas tão engajadas vai trazer para a PUCPR um diferencial competitivo e vai colocar a PUCPR em um patamar diferente de outras instituições de ensino, que só trabalham na transmissão do conhecimento. É um projeto ambicioso. Contem comigo e um excelente 2017”, disse.

Publicado em: 16/02/2017Página Anterior