PUCPR realiza mais uma edição da Colação de Grau Institucional

Cerimônias ocorreram de 13 a 17 de fevereiro, no Complexo Esportivo da PUCPR.

A PUCPR promoveu, de 13 a 17 de fevereiro, mais uma edição da Colação de Grau Institucional, que foi transmitida, ao vivo, pela internet e formou 1.228 acadêmicos. É a terceira vez que a Universidade promove o evento neste formato, fruto de um projeto inspirado em instituições internacionais, em que o momento de outorga de grau é uma ocasião tradicional para os formandos, familiares e comunidade em geral.

O formato, que não tem custo para os alunos e consiste em todos os estudantes participando de uma cerimônia única, conta com elementos simbólicos como bandeiras das escolas e flâmulas de cada curso.

A iniciativa da Instituição partiu da necessidade de promover um momento único e inovador aos estudantes e beneficiar a todos sem implicar em despesas financeiras. O novo modelo será implementado gradativamente até 2020, quando todos os estudantes da PUCPR passarão a integrá-lo.

Cerimônia de Abertura da Colação de Grau Institucional

A cerimônia de abertura foi realizada na noite de 13 de fevereiro e contou com a presença de formandos, familiares e convidados. Entre as autoridades presentes estiveram o Grão Chanceler da PUCPR, Dom José Peruzzo, o Reitor, prof. Waldemiro Gremski, o Vice-Reitor, prof. Vidal Martins, a Pró-Reitora de Graduação, profª. Maria Beatriz Balena Duarte, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profª. Paula Trevilatto, o Pró-Reitor Comunitário José Luiz Casela, o Pró-Reitor Administrativo e de Desenvolvimento, Paulo Baptista, o Diretor da Agência PUC de Inovação, prof. Álvaro Amarante, o Superior Provincial do Grupo Marista, Ir. Joaquim Sperandio, o Presidente do Grupo Marista, Ir. Délcio Afonso Balestrin, o Vice-Presidente do Grupo Marista, Ir. Rogério Mateucci, o Patrono dos formandos do primeiro semestre de 2016, Laurentino Gomes, e os Decanos de todas as Escolas da Instituição.

Em sua bênção especial aos formandos, Dom José Peruzzo saudou os presentes, lembrou o salmo 111 e deixou a mensagem: "Feliz o homem a quem o senhor educa". Em seu discurso, o patrono, Laurentino Gomes, fez um apanhado histórico e contextualizou os problemas do nosso país. "Vocês tiveram a oportunidade que milhares de brasileiros não tiveram e nunca terão. O Brasil precisa de vocês como agentes de transformação. O diploma traz junto uma responsabilidade, de serem promotores de justiça, tolerância e respeito pelo outro. Ajudem a construir o Brasil e o mundo que nós sonhamos", afirmou.

Finalizando a solenidade, o reitor da PUCPR, prof. Waldemiro Gremski, dirigiu sua palavra aos formandos, lembrando que Marcelino Champagnat propôs transformar os corações dos jovens e é isso que a PUCPR pretende fazer. "É por isso que nossos formandos recebem dois diplomas, um deles de profissional competente e outro de cidadão responsável. O segundo é o diploma de gente boa, generosa, de gente a serviço de gente. Cumprindo o que pedem os dois diplomas, vocês serão verdadeiros filhos da PUCPR", disse.

Publicado em: 13/02/2017Página Anterior