Cursos de Filosofia e Arquitetura e Urbanismo participam de ciclo de debates

Arquitetura, Cinema e Cidade incentiva a discussão de questões de interesse da população curitibana a partir da exibição de filmes

Os cursos de Filosofia e Arquitetura e Urbanismo da PUCPR participam, neste sábado (15), às 10h30, no Cineplus do Shopping Água Verde, de mais uma edição do evento "Arquitetura, Cinema e Cidade". Trata-se de um ciclo de debates promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, com apoio do IAB-PR, sobre questões de interesse da população curitibana no âmbito da arquitetura e urbanismo, levantadas a partir da exibição de filmes.

O projeto é aberto a todo o público e tem como foco os alunos da disciplina de Filosofia e de Conforto Ambiental (Prof. Wivian), valendo como atividade complementar.

O filme deste sábado é Elevado 3.5, que tem roteiro e direção de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo. É um filme sobre pessoas que se cruzam ao longo dos quase quatro quilômetros do "Minhocão", como é conhecida a via expressa construída na região central de São Paulo durante a ditadura militar. Do nível da rua ao último andar, o espectador é conduzido por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo da via, à sombra ou nos fios de luz que desenham uma cidade recortada, o filme se desenrola por meio do mergulho nas histórias dos personagens. A memória do alfaiate, do pedreiro, do comerciante, das filhas do imigrante italiano ou da cantora, cede espaço para imagens de arquivo. Já as palavras da cabeleireira transexual, do senhor “diplomado na escola da vida”, o canto de uma pessoa solitária, inserem novamente o espectador no presente.

Publicado em: 12/09/2012Página Anterior