Carregando..

PUCPR conquista Prêmio de Excelência da Associação Brasileira de Educação à Distância

Pesquisa premiada foi desenvolvida pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Fabiana De Nadai Andreoli

Fabiana Andreoli recebeu o prêmio no 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a DistânciaA coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da PUCPR, Fabiana De Nadai Andreoli, recebe, no próximo dia 23 de setembro, em São Luis do Maranhão, o Prêmio de Excelência da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED/Pearson Education Brasil, na categoria pesquisa. A entrega do prêmio aconteceu na abertura do 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

A conquista se deve à pesquisa desenvolvida por Fabiana com orientação da professora Patrícia Torres que foi apresentada como sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. O trabalho intitulado "Ensinar e aprender: uma proposta de aprendizagem colaborativa na disciplina da Engenharia Ambiental" foca a prática pedagógica do professor, utilizando modernas ferramentas de informática associadas a processos de aprendizagem colaborativa.

A pesquisa demonstrou que a adoção dos instrumentos pode estar associada à presença do professor em sala de aula e orientar atividades extraclasse, que permitem a flexibilidade exigida pela vida moderna em um  processo de ensino-aprendizagem em que o aluno é estimulado a produzir conhecimento. “Os alunos de hoje são multimídia, habituados a conversar pelo Skype enquanto acompanham o twitter, checam as novidades do facebook com o google aberto para concluir a pesquisa que estão realizando. Seu pensamento é transversal e estão habituados ao acesso à informação em tempo real, repletos de estímulos de diferentes mídias, como músicas, filmes, infográficos, fotos, etc.”, analisa.

Segundo Fabiana, o grande desafio do sistema educacional é aprender a se comunicar na língua e no estilo dos seus estudantes, o que exige uma adaptação tanto da metodologia quanto do conteúdo. “Isso não implica alterar o significado do que é importante, mas ensinar com mais dinamismo, menos passo a passo, mais em paralelo, oferecendo o acesso às informações de forma mais aleatória, entre outras coisas”, explica.

Para ela, foi determinante para a conquista da premiação a aplicação prática bem sucedida do trabalho que pode servir de referência para outros profissionais da instituição interessados na educação com associação do ambiente presencial e virtual de aprendizagem. “A experiência posta deste trabalho representa mais um passo para o avanço da proposta de convergência entre a aprendizagem presencial e virtual, possibilitada pelas tecnologias interativas”.

Publicado em: 12/09/2012Página Anterior