Carregando..

Escola de Negócios e Núcleo de Projetos Comunitários encerram as aulas do módulo Empreendedorismo Social

Para marcar a data foi realizada apresentação de resultados e confraternização entre os parceiros

No sábado (28) aconteceu o último encontro do módulo Empreendedorismo Social, incluído como opcional na matriz curricular dos cursos de especialização da Escola de Negócios, em parceria com o Núcleo de Projetos Comunitários e alinhado às ações da Rede Marista de Solidariedade.

Neste projeto piloto, o módulo foi desenvolvido com estratégia vivencial na Colônia Castelhanos, em São José dos Pinhais, junto à Cooperativa Coocastel de produtores de agricultura familiar, ligados à cultura da banana. Após interação entre acadêmicos, comunidade e instituições parceiras da proposta, foram definidas quatro frentes de atuação: “Conhecendo a comunidade”, cujo objetivo era levantar informações sobre a trajetória da Colônia e sua interação com a Cooperativa; Inclusão digital por meio da oferta de um curso de “Informática básica”, para cooperados e não-cooperados da comunidade; “Estudo administrativo-financeiro”, que ocorreu na forma de consultoria administrativa para os dirigentes da Cooperativa;  e “Estudo parcial de viabilidade para produção de farinha de banana”, visando o desenvolvimento de novos produtos derivados da banana para incremento da renda dos cooperados.

No dia do encerramento do módulo, os estudantes apresentaram os resultados de suas análises, realizadas durante os meses de maio, junho e julho deste ano. Na ocasião, houve também confraternização entre estudantes, cooperados e parceiros do projeto.

Segundo a professora Mari Regina Anastácio, ministrante da disciplina e coordenadora do Núcleo de Projetos Comunitários, o convite  para parceria com a iniciativa da Escola de Negócios foi entusiasmante. “Foi uma experiência muito interessante e gratificante, diferente da proposta da graduação, pelo perfil dos estudantes e desenho da proposta, mas não menos empolgante. Os estudantes me surpreenderam com tamanha dedicação e profissionalismo. Tivemos muito apoio da comunidade e dos demais parceiros da proposta para conseguirmos ofertar aos estudantes esta vivência que com certeza marcará suas vidas. Com os aprendizados gerados com projeto piloto, avaliaremos com a Escola de Negócios como será dada continuidade a esta proposta que considero ter sido exitosa.”

O professor Carlos Augusto Fontanini, diretor da Escola de Negócios, destaca o sucesso da iniciativa: “Seguindo os passos do Projeto Comunitário, a Escola de Negócios da PUCPR em parceria com o Núcleo de Projetos Comunitários, lançaram um novo e desafiador projeto, desta vez destinado aos alunos dos cursos de especialização, o Empreendedorismo Social. Formatado como um módulo da especialização, mesmo sendo opcional para os nossos alunos, tivemos uma grande adesão. Com auxílio de outros parceiros, Agência de Desenvolvimento Local Sustentável do Banco do Brasil, Emater e Secretaria de Agricultura de São José dos Pinhais, foi possível desenvolver vários projetos junto à Cooperativa Coocastel. Os resultados foram excelentes, além das nossas expectativas. O envolvimento dos nossos alunos merece destaque também. A partir da experiência adquirida durante este processo e, principalmente, com a parceira do Núcleo de Projetos Comunitários, teremos novas ofertas do módulo Empreendedorismo Social para o próximo ano.”

Publicado em: 06/08/2012Página Anterior