Carregando..

PUCPR firma parceria para promover oficinas na Penitenciária Feminina de Piraquara

Projeto faz parte do PDI-Cidadania, programa do governo que leva conhecimento às unidades do sistema penal do Paraná

A secretária da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, participou do lançamento do programaA PUCPR oficializou, nesta quinta-feira (2), parceria com a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) para atuação no Programa para o Desenvolvimento Integrado (PDI-Cidadania). Pelo programa, as instituições parceiras oferecem oficinas e cursos de educação formal e profissional aos jovens e adultos privados de liberdade do sistema penal do Paraná. A PUCPR irá atuar na Penitenciária Feminina do Paraná, localizada em Piraquara.

O evento aconteceu no Museu Oscar Niemayer – auditório Poty Larazzaroto com a presença do gestor do projeto na PUCPR e professor do curso de Engenharia Civil, Fernando Arns, representantes dos cursos da PUCPR envolvidos na ação, o vice-reitor da PUCPR, Paulo Mussi, e a secretária da Seju, Maria Tereza Uille Gomes.

De acordo com Arns, com a cooperação a PUCPR pretende criar interação dos alunos com a realidade da penitenciária, levando tecnologias desenvolvidas na instituição. “Irão participar alunos e professores de 11 cursos de graduação e cada área levará conhecimentos específicos”, contou. Os participantes de Desenho Industrial, por exemplo, estão desenvolvendo uma carteira escolar que será feita pelos apenados. Já Engenharia Civil, em parceria com o SENAI, irá promover oficinas de confecção de tijolos ecológicos, com pó de mármore, de capacitação na construção civil, entre outras.

Os estudantes que participarem do projeto passarão por uma preparação interna, realizada pela Pastoral da Universidade e coordenadores do programa. Ao longo da realização das atividades, terá uma avaliação mensal com todos os integrantes na qual serão expostas as experiências e dúvidas. As oficinas terão acompanhamento de professores.

Os cursos que integram o projeto são: Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Desenho Industrial – Projeto do Produto, Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Direito e Arquitetura e Urbanismo.

PDI-Cidadania: é um programa do governo que almeja transformar as prisões em escolas, oficinas de trabalho e ambientes de paz e não violência. Acontece em todo o estado do Paraná, por meio de parcerias com instituições de ensino e empresas.

Publicado em: 03/08/2012Página Anterior