Curso de Licenciatura em Música recebe 20 bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Objetivo do programa é propiciar experiência pedagógica aos estudantes de licenciatura

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de Licenciatura em Música da PUCPR no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Por esta aprovação, foram disponibilizadas 20 bolsas para alunos do curso de música para atuação em escolas da Educação Básica, com supervisão de quatro professores e com a orientação geral da professora da PUCPR Ângela Deeke Sasse. A atuação dos alunos nas escolas inicia no 2º semestre de 2012.

O Pibid possibilita uma experiência real de atuação docente aos estudantes do curso de música, prevê e antecipa o engajamento dos alunos com a promoção de um ensino público de melhor qualidade.  Essa iniciativa do governo com a universidade promove a articulação entre o curso de licenciatura em Música e as escolas públicas dos sistemas estaduais e municipais, com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos estabelecimentos de ensino inscritos no programa.

Ao atuar como estagiário em projetos elaborados para comunidades específicas, o aluno amplia sua experiência com a docência nos diversos contextos educacionais. Com a ampliação da demanda para esses projetos envolvendo a educação musical, há um forte favorecimento à experiência do futuro professor, articulada com os conhecimentos teórico-práticos musicais e com os fundamentos didático-pedagógicos. Por meio desses convênios é possível atuar na sociedade de modo a contribuir com a cultura nacional no sentido de refletir sobre os caminhos da arte musical no contexto atual.

Tais ações práticas levam à reflexão e a avaliação crítica e culmina com a integração de saberes disponibilizados mediante demandas específicas que se apresentam no cenário educacional. Elas permitem ao estudante o desenvolvimento da autonomia na elaboração e aplicação de propostas educativas viáveis à comunidade específica da ação.

Publicado em: 20/07/2012Página Anterior