Alunos do curso de Música da PUCPR fazem oficina com instrumentos musicais não convencionais

Grupo UAKTI desenvolve trabalho na arte de construção de instrumentos a partir de materiais do cotidiano

PUCPR, UAKTI, música, Escola de Comunicação e ArtesEm uma parceria com a Volvo do Brasil e a Mano a Mano Produções Artísticas, os alunos do curso de Licenciatura em Música da PUCPR participaram da oficina UAKTI, ministrada na Capela Santa Maria de 19 a 21 de junho, com duração total de 18 horas.

O grupo UAKTI desenvolve trabalho na arte de construção de instrumentos musicais não convencionais a partir de materiais do cotidiano como tubos de PVC, vidros, madeira e metais, cabaças e até água. O grupo já fez parceria com Philip Glass e já trabalhou com grandes nomes da musica brasileira como Milton Nascimento. Na foto ao lado, instrumentos utilizados durante a aula.

Durante a oficina os alunos tiveram contato, além da instrumentação inusitada, com novas formas de notações musicais como o I Ching e formas geométricas que marcam o ritmo. “Faltam-me palavras para descrever a oficina e só fazendo mesmo para saber como é e o que se sente ao ver que é tão simples e ao mesmo tempo tão complexo essa forma de se fazer música”, relata a aluna do curso de Música Roseli Aparecida Kalinoski dos Santos.

Para o estudante Renan Beneduzzi a simplicidade dos instrumento e da forma de ensinar música foi o que mais lhe chamou a atenção. “Fiquei muito feliz em participar e aprendi que mesmo na simplicidade dos instrumentos (muito bem produzidos), conseguimos obter um som de boa qualidade, e também que através de figuras geométricas simples que esta em nosso cotidiano, como por exemplo: quadrado, triangulo, círculo, pentagrama etc. conseguimos aprender, ensinar música, ritmo, com facilidade de entendimento independente da idade. O grupo procura fazer tudo na simplicidade, desde ensinar até tocar e produzir instrumento”.

Participaram da oficina os alunos do curso de Música da PUCPR Renan Beneduzzi (1º período), Tiago Marques Mendes e Letícia Gomes de Souza (3º período), Roseli Aparecida Kalinoski dos Santos e Aline da Rocha Mlenek (5º período).

Para saber mais sobre a oficina do UAKTI, acesse http://www.projetoidasevindas.com.br/a-oficina/.

Publicado em: 13/07/2012Página Anterior