Carregando..

TCC de aluno do curso de Biologia da PUCPR é premiado como Melhor Trabalho Científico

Projeto foi apresentando no VI Congresso Brasileiro de Células-Tronco e Terapia Celular realizado em Salvador, na Bahia

PUCPR, VI Congresso Brasileiro de Células-Tronco e Terapia CelularO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido pelo ex-aluno do curso de Biologia da PUCPR Patrick Afornali, com orientação da mestre Tamara Borgonovo e  co-orientação do professor Dr. Paulo Brofman e Dra. Alexandra Senegaglia, ganhou o prêmio de Melhor Trabalho Científico apresentado no VI Congresso Brasileiro de Células-Tronco e Terapia Celular, realizado em outubro de 2011, em Salvador. O resultado foi divulgado no mês passado.

O trabalho Comparison of Two Methods of Isolation and Cultivation from Mesenchymal Stem Cells from Human Bone Marrow mostrou que é possível isolar e cultivar células-tronco mesenquimais da medula óssea humana em menos tempo que nos métodos já conhecidos, utilizando menos material para o procedimento e ainda com uma produção maior de células-tronco ao final.

No método tradicional, o tempo dura de 3 a 5 horas até o chamado plaqueamento, com alto custo de materiais e reagentes nesta etapa. Em contrapartida, utilizando o novo método, o tempo até o plaqueamento é de 10 a 20 minutos e com baixíssimo custo.

No experimento, o volume inicial de medula óssea em ambos os métodos foi o mesmo, porém, utilizando o novo método, ao final do cultivo se obtém em média 1,77 vezes mais células (42,4x106) que no método tradicional, além da redução de custos referente aos materiais e o tempo.

O novo método representa uma nova e importante opção, de fácil execução, mais rápida e com baixo custo para futuros estudos com células-tronco mesenquimais humanas.

Na foto, a orientadora Tamara Borgonovo e o estudante Patrick Afornali em frente ao pôster do trabalho

Publicado em: 06/07/2012Página Anterior