Carregando..

PUCPR é sede do Encontro Regional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, Álvaro Prata, abriu o evento nesta quinta-feira com palestra sobre inovação

Secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, Álvaro Prata, proferiu palestra na abertura do FopropNesta quinta (5) e sexta-feira (6) a PUCPR recebe o Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Sul (Foprop). O evento é organizado pelo Fórum de mesmo nome, que tem como coordenador regional o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Sergio Scheer.

Na abertura, que começou às 18h30, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Álvaro Toubes Prata, proferiu palestra sobre inovação. Ele ressaltou a importância da humanidade constantemente gerar conhecimentos que criem novas tecnologias e que gerem inovação. “Em poucos anos, a humanidade teve um desenvolvimento extraordinário. Mas, acredito que não estamos nem no início do que pode ser feito neste mundo. Este é um desafio da humanidade, do Brasil e de cada um que está aqui hoje”, declarou.

Antes da palestra, os convidados receberam as boas-vindas dos anfitriões da PUCPR: o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Waldemiro Gremski, e o vice-reitor, Paulo Mussi. Além deles, participaram da mesa o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, Sérgio Scheer, e a coordenadora de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná, Sueli Rufine.

O vice-reitor da PUCPR, Paulo Mussi, deu as boas-vindas aos convidados do encontroEm seu pronunciamento, Mussi falou sobre o objetivo da PUCPR de tornar-se, cada vez mais, uma universidade de intensa pesquisa que é o motor do desenvolvimento do país. Para isso, lembrou que é essencial a parceria com outras instituições de ensino, com o governo e com empresas. “Este é um compromisso que a Universidade vem perseguindo para contribuir com o crescimento do Brasil como produtor de inovação e tecnologia”.

FOPROP - acontece três vezes ao ano e reúne pró-reitores e diretores de pesquisa e pós-graduação de universidades federais, estaduais, comunitárias e particulares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nestas ocasiões, os participantes promovem reuniões e alinham pontos de interesse, discutem problemas comuns da área e fazem sugestões de novos projetos.

Como resultado, elaboram documentos e demandas que são levadas para o Encontro Nacional, que acontece uma vez ao ano. Em um dos encontros regionais, por exemplo, foi elaborada proposta que requisitava mais bolsas de pesquisa em instituições do interior do Paraná. A solicitação foi encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e gerou mudanças na política de distribuição de bolsas no país.

O tema principal de discussão da reunião de julho são as “Estratégias Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação”, com ênfase na importância da aproximação do setor produtivo e da universidade para o desenvolvimento social justo. Nas discussões, o objetivo é apontar caminhos para estreitar esta relação, sempre buscando abordar como o Governo, a Academia e as Empresas podem contribuir.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR, Waldemiro Gremski, este processo é mais complexo do que a universidade atender às demandas do mercado por meio de pesquisas científicas. “A preocupação da universidade deve ser a de propor caminhos para o desenvolvimento sustentável, que é o equilíbrio entre o desenvolvimento social, econômico e ambiental”, explicou.

Programação – Nesta sexta-feira (6), a partir das 9h, acontecem as reuniões dos fóruns estaduais. Às 10h30 será a mesa de debates com o tema “Estratégias Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Os convidados são o presidente da Fundação Araucária, Paulo Broffman, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Cleber Prodanov, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), Mario Neto Borges, e o diretor de Desenvolvimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Roberto Vermulm).

Publicado em: 06/07/2012Página Anterior