Carregando..

Coordenador de Engenharia Civil fala sobre oportunidades do mercado para profissionais da área

Expectativa é que o Brasil necessite de cerca de um milhão de engenheiros até 2020

Joel Kruger ministrou palestra sobre crescimento do mercado de trabalho para engenhariasO mercado de trabalho para os profissionais das áreas tecnológicas foi tema de palestra do coordenador do curso de Engenharia Civil da PUCPR, Joel Krüger, no último dia 22, na 2.ª Jornada Brasileira do Grupo de Pesquisa Euro-Latino-Americano, evento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Ponta Grossa. Krüger, que também preside o CREA-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, falou sobre “Oportunidades e desafios para os engenheiros em um cenário de crescimento”. No evento, participaram dois professores franceses do Insa de Lyon, Dr. Enrique Sanchez Albarracin e Dr. Guy Athanaze.

Em sua palestra o coordenador disse que a expectativa é de que o Brasil necessite de 560 a 1,16 milhão de engenheiros em 2020. Este número leva em conta o cenário de crescimento do País e a política do governo federal focada no desenvolvimento com investimentos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Copa 2014 e programa Minha Casa Minha Vida. “São mais de R$ 500 bilhões em obras de saneamento, habitação, transporte, energia, recursos hídricos, entre outros”, afirma.

Krüger apresentou números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que mostram que o Brasil apenas estará pronto para atender a esta demanda se 68% dos profissionais com diploma em 2020 atuarem em sua área específica. “Atualmente apenas 38% exercem a ocupação”, explica.

Para que o País consiga atender à demanda e aproveite essa oportunidade que se apresenta é preciso investir em uma formação profissional com visão de futuro, estímulo do desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, produção científica e investimento em capacitação.

Krüger também mostrou os desafios aos profissionais de propugnar pelo exercício ético e responsável das profissões, compromisso com a inovação e tecnologia, sustentabilidade e qualidade. “Para os estudantes, é fundamental a aproximação com ao realidade do exercício profissional”, frisou.

Publicado em: 04/07/2012Página Anterior